Downhill: história e atualidade

0
675

Uma das modalidades mais populares do Mountain Biking nos dias de hoje é o Downhill, também conhecido pela sigla DH. Essa é uma das variações mais radicais do ciclismo, na qual a agressividade nas manobras e a velocidade nas descidas dão tom à modalidade. Se você quer saber mais sobre o Downhill, conhecer suas origens e qual o panorama atual deste esporte que não para de crescer dentro do ciclismo, confira este post!

Até Onde deu Pra Ir de Bicicleta - Especial Ciclismo Modalidades - Downhill

As origens do Downhill

Na década de 70, o Mountain Biking era um esporte ainda em processo de criação. Na verdade, o Downhill surgiu antes da construção da primeira Mountain Bike em 1978 por Joe Breeze. Em 21 de outubro de 1976, foi feito o primeiro campeonato com uma descida de bicicleta cronometrada, que aconteceu na cidade de Fairfax, California.

As bikes usadas neste evento eram bicicletas comuns de passeio, que possuíam apenas o freio traseiro do tipo “contrapedal”, no qual é necessário pedalar no sentido contrário para acionar o mecanismo e diminuir a velocidade.

A bicicleta para o Downhill

As bicicletas feitas especificamente para a prática do Downhill possuem características bastante específicas. Geralmente, elas têm o quadro produzido em alumínio, aço ou carbono. É muito comum que os tubos usados para a construção do quadro sejam bem largos e as soldas bastante reforçadas.

Uma das características mais chamativas das bikes de DH são as suspensões. Hoje, os modelos usados são aqueles chamados de “full suspension”, pois possuem suspensão traseira e dianteira para absorver os impactos das descidas acidentadas.

As bicicletas de Downhill também precisam ter uma capacidade de frenagem extra, e por isso os freios são muito importantes para essas magrelas. Os freios a disco hidráulico são muito usados pela eficiência e também pela capacidade que fornecem de a bike continuar rodando mesmo que haja algum problema com o mecanismo de frenagem.

Downhill na atualidade

Além de ser a primeira modalidade de Mountain Bike, o Downhill é também uma das formas mais praticadas de ciclismo em todo o mundo. Além das pistas de DH nas montanhas e florestas, uma variação muito praticada é o Downhill urbano, realizado em descidas em ruas e vielas das cidades.

O campeonato mundial de Downhill 2014 aconteceu na Noruega, na cidade de Hafjell, e foi vencido pelo piloto inglês Gee Atherton, que havia ficado em segundo lugar no ano passado. Isso porque Sam Hill, que chegou a possuir uma vantagem de 3 segundos perdeu o controle e acabou sofrendo uma queda. Isso sem falar em Josh Bryceland que aterrisou no flat depois de uma rampa e machucou o tornozelo, perdendo o segundo lugar. Na categoria feminina, Manon Carpenter levou o primeiro prêmio, superando Rachel Laura Atherton.

O que se pode reparar é que a competitividade está cada vez maior, aumentando o grau de dificuldade de todas as competições. Por isso acontecem essas reviravoltas incríveis nas principais etapas do mundial de Downhill!

Continue acompanhando a nossa série Especial Ciclismo: Modalidades, e aproveite para tirar suas dúvidas no campo de comentários.

DEIXE UMA RESPOSTA