Emagrecer pedalando: mais saudável, prazeroso e barato

3
21
Emagrecer pedalando é saudável.
Emagrecer pedalando é saudável. Foto: 123RF.com

Nesse artigo vou falar um pouco sobre os benefícios de emagrecer pedalando. Pode parecer algo básico pra quem já pedala há muito tempo, ou ainda para aqueles de metabolismo privilegiado e que por isso nunca tiveram problemas com a balança.

Mas vou mostrar nesse artigo 3 pontos de vista diferentes: um sobre a sua saúde, um sobre o seu lazer, e um sobre a sua bike. Acompanhe essas informações e veja como pedalar pode trazer benefícios para várias áreas da sua vida (e no final, uma dica sobre seu peso e o peso da sua bike).

1 – Emagrecer pedalando é saudável.

emagrecer pedalando
Emagrecer pedalando: a combinação perfeita entre atividade física e alimentação saudável. Imagem: 123RF.com

Quem sempre levou uma vida sedentária e descobriu recentemente a bicicleta sabe: emagrecer pedalando é saudável. Isso porque a melhor forma de se emagrecer é combinando a atividade física com uma alimentação saudável.

Falando da atividade física: ela irá aumentar o seu gasto calórico – que é o tanto de calorias que você gasta por dia, acelerando o seu metabolismo podendo propiciar a queima de gordura corporal. Vai deixar seus músculos mais tonificados. Vai melhorar o seu condicionamento físico. Além disso, vai te dar mais disposição para o dia-a-dia. Quem nunca começou a pedalar e percebeu que ficou mais animado?

Falando da alimentação: uma dieta saudável vai te deixar mais disposto, além de levar para o seu corpo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Segundo os nutricionistas da Natue, o ideal é optar por uma alimentação equilibrada e variada, com aumento no consumo de legumes e vegetais, cereais integrais, leguminosas (como feijão e lentilha), frutas e carnes magras, de preferência grelhadas, assadas ou cozidas.

Os nutricionistas afirmam que perder peso vai além dos benefícios estéticos. O emagrecimento de forma saudável pode trazer uma série de melhoras na sua saúde, como:

  • Reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo II e pressão alta
  • Prevenir problemas articulares (como joelho) e de coluna
  • Controlar o colesterol e prevenir doenças cardiovasculares
  • Aumentar a disposição e diminuir a fadiga

2 – Emagrecer pedalando é prazeroso

Emagrecer pedalando é saudável.
Emagrecer pedalando é saudável. Foto: 123RF.com

Como se não bastassem os benefícios para seu corpo e para a sua saúde, imagine alcançar tudo isso de forma prazerosa. Em passeios de fim de semana ou nas suas viagens de cicloturismo. Chegando mais rápido e mais disposto ao trabalho, se você utiliza a sua bike como meio de transporte. Participando de grupos de pedal. Tendo a oportunidade de pedalar com seus filhos ou filhas.

Aqui mesmo no blog temos a seção Até Onde VOCÊ Foi, com mais de 200 histórias de leitores que mostram suas experiências positivas com a bicicleta. Em uma delas, o leitor Ricardo Meni, que fala sobre o prazer em pedalar, e como a bicicleta proporcionou pra ele além do emagrecimento, muito prazer e boas experiências.

A bicicleta é uma ótima opção de lazer e que conquista cada vez mais praticantes. Dos passeios de fim de semana até aqueles que buscam pelo desempenho, querendo pedalar cada vez melhor, ir mais longe ou pedalar mais rápido. Aliás, separei a próxima e última dica pra você que quer melhorar o seu desempenho nas pedaladas.

3 – Emagrecer pedalando é mais barato

Emagrecer pedalando é mais barato
Emagrecer pedalando é mais barato

Essa é uma dica muito boa que você deve seguir, especialmente se estiver começando: emagrecer pedalando é mais barato do que tirar peso da bicicleta. O que você vai gastar com alimentação e acompanhamento nutricional pode ser mais barato do que comprar componentes mais leves (e bem mais caros) para sua bike e continuar carregando uns bons quilos extras.

Claro que estamos falando do ciclismo amador, pois no esporte profissional tanto o peso do ciclista quanto o peso da bicicleta são importantes para o alto desempenho.

No ciclismo amador isso também acontece. Muita gente que começa a pedalar vai chegando a um bom nível no esporte, e perder peso do conjunto bike+ciclista é importante pra quem quer melhorar.

É claro que é importante investir sim em equipamento. Mas estou propondo aqui uma ordem de prioridades: é mais barato e melhor para o desempenho perder peso primeiro no corpo e depois na bike. Se você estiver com peso e condicionamento físico ideais e ainda buscando por melhoras, é uma boa hora para investir em um equipamento mais leve e melhor – e por isso mais caro.

Espero que tenha gostado dessas dicas. Se você está interessado em melhorar o seu desempenho na bicicleta, aqui no blog temos uma seção com dicas para pedalar que podem te ajudar.

[Nota do blog:] No Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta incentivamos a valorizamos os profissionais da área da saúde. As informações sobre alimentação saudável desse artigo foram fornecidas pelos nutricionistas da Natue. Se você quiser saber mais sobre alimentação no ciclismo, pode conferir nossos outros artigos nos links abaixo:

Alimentação ideal para treinos e provas de longa duração

Acompanhamento nutricional: o diferencial para você pedalar melhor

 Suplementação alimentar e boa alimentação: uma combinação importante para o desempenho no esporte

5 suplementos para ciclistas

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA