“Eu e Dona Francisca” – cicloturismo no Circuito das Araucárias (SC)

0
406
Foto: acervo pessoal Douglas Cordeiro

Por Douglas Cordeiro

“Eu e Dona Francisca”
Resolvi passar uns dias das férias pedalando nas terras catarinense e fiz alguns convites aos amigos que sei que também amam o Cicloturismo, mas por providência divina nenhum dos que convidei pode ir comigo na data pretendida. Pensei, não posso deixar de ir mesmo que só nessa aventura que promete ser uma experiencia nova e única, até porque a cada cicloviagem se aprende algo novo, e os momentos peculiares não voltam mais. Passagem comprada e alforges pronto,bike revisada e o coração cheio de alegria, lá vou eu.

Pra começar não quis incomodar meus filhos e resolvi ir de minha casa a rodoviária pedalando e isso já deixou a esposa apreensiva, mas correu tudo bem. Cheguei em São Bento do Sul, onde se inicia o Circuito das Araucárias, e logo fui na Secretaria de Turismo, onde fui muito bem atendido. O circuito das araucárias passa por 4 municípios de Santa Catarina, local de esplendida beleza.

Foram 5 dias de pedal solo, com chuva em um dos dias e bastantes descidas e subidas que me fizeram refletir bastante. Conheci pessoas maravilhosas como a família Helmuth, Cristina da Casa Antiga, Sr. Severio do Parque das Aves, o Magno, os irmãos Alessandro e Anderson Demarchi da Bicicletária Demarchi’s e outros que não lembro o nome no momento.

Foto: acervo pessoal Douglas Cordeiro
Foto: acervo pessoal Douglas Cordeiro

Um fato engraçado que me ocorreu no último dia. Estava eu subindo a serra da Dona Francisca com a bike cheia de barro e avistei dois touros “lindos e soltos” que começaram a correr em minha direção; Dai pensei: “e dai?”. Usei a única arma, o grito. Gritei alto e balancei os braços e por sorte eles acreditaram na minha valentia em encarar os dois sozinhos e mudaram de direção. Ufa! Vamos continuar pois tenho que chegar antes de escurecer. Passei passei sebo nas canelas e continuei o pedal. A fome, sede e o cansaço do último dia dos 248 km já percorridos estavam começando a dar sinais, quando de repente levantei a cabeça e me deparei com uma onça atravessando a estrada. Fui pego de surpresa, pois estava de cabeça baixa e ouvindo “My Way” do Frank Sinatra e ela parou! Pensei, preciso tirar uma foto, não sei o que se seguiu e fui pegar o celular, dai ela ela resolveu não sair nessa matéria e caiu na mata.

Por fim conclui todo o Circuito das Araucárias com muita fé em Deus e na companhia de “D. Francisca a Estrada”.
Douglas- DC Bike

http://circuitodasaraucarias.com.br/circuitos
http://www.demarchisbike.com.br/
http://www.parquenaturaldasaves.com.br/

[Nota do blog:] se você vai pedalar pelas cidades do Circuito das Araucárias, pode consultar campings, pousadas e hotéis nos links abaixo:

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Envie você também a sua história

ATÉ ONDE VOCÊ FOI é o maior banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. Para conhecer o projeto e enviar a sua história basta clicar aqui

Faça Cicloturismo com segurança

Tão bom quanto viajar de bike é retornar em segurança para planejar os próximos roteiros! Somos comprometidos com a segurança no cicloturismo e disponibilizamos 2 artigos especiais pra você conferir antes de colocar a bike na estrada:

DEIXE UMA RESPOSTA