Já ouviu falar de Bike Polo? Veja mais informações aqui

0
368
Foto: Depositphotos

Você já ouviu falar de Bike Polo? Essa modalidade não é nada nova, mas está se popularizando bastante recentemente. Chegou ao Brasil por volta de 2009, através de pessoas que trouxeram o esporte depois de tê-lo conhecido na Europa e Estados Unidos. Saiba mais a respeito deste tipo um tanto quanto inusitado de ciclismo.

Foto: Depositphotos
Foto: Depositphotos

Bike Polo: o Polo sem cavalos

Surgido em 1898 na Irlanda, o Bike Polo foi, de certa forma, uma consequência do Polo tradicional, no qual os praticantes montam cavalos no campo. Nos treinos, para poupar os animais do cansaço excessivo, começou-se a usar bicicletas, e daí para o surgimento do novo esporte foi muito rápido.

Em meados dos anos 2000, houve um renascimento do esporte na cidade de Seattle, nos EUA, que causou uma nova onda de Bike Polo em todo o mundo.

Bike Polo: um esporte olímpico?

Na verdade, não. Mas devido à grande popularidade do esporte na Europa, nas Olimpíadas de 1908, houve uma demonstração do esporte entre os jogos. Posteriormente, a prática do Bike Polo caiu e teve momentos mais intensos ao longo do tempo.

As regras do Bike Polo

Muito parecido com o Polo original, o Bike Polo é um esporte coletivo, que pode ser jogado em quadras (Hardcourt) ou campos gramados (Tradicional). A modalidade que mais tem se popularizado ultimamente é o Hardcourt Bike Polo, principalmente pela praticidade de se utilizar quadras destinadas a outros esportes para os treinos e jogos.

Na quadra, dois times de três jogadores se enfrentam com o objetivo de fazer gols, jogando a bola para dentro da meta adversária, utilizando longos tacos. Os jogos têm duração de 10 minutos, ou até que um dos times complete cinco gols.

Normalmente, existe uma regra quanto ao fato de os jogadores não poderem tocar o chão com os pés. Quando isso acontece, há um ponto fora da quadra, como se fosse um “pique”, para onde o jogador tem que pedalar e tocar neste local com a mão, para depois poder voltar ao jogo.

As regras podem variar bastante nas competições informais, mas a mecânica básica do jogo permanece praticamente a mesma.

Bike Polo no Brasil

Como todo esporte que existe — ou pelo menos quase todos — tem brasileiro na parada! O Bike Polo só foi chegar aqui em 2009, com pessoas que o trouxeram da Europa, para São Paulo. O primeiro “núcleo” do Bike Polo brazuca foi o bairro do Jabaquara, onde a prática começou a se desenvolver em uma quadra e atrair a atenção de outros praticantes.

Atualmente, o Bike Polo já está bastante difundido no Brasil, e há campeonatos e equipes organizadas em várias cidades e regiões. Inclusive, o 2º Campeonato Brasileiro de Bike Polo foi realizado em 31 de agosto de 2014 em Belo Horizonte, com um total de 10 equipes, valendo como etapa do 4° Campeonato Sulamericano de Bike Polo.

E então, gostou do Bike Polo? Então, fique ligado, pois essa modalidade diferente sempre dará as caras por aqui! Quer saber mais sobre esta e outras modalidades do ciclismo? Não perca o nosso Especial Ciclismo: Modalidades e fique por dentro de tudo!

DEIXE UMA RESPOSTA