Retrospectiva: balanço ciclístico de 2013

2
369
Até onde deu pra ir de bicicleta.
Até onde deu pra ir de bicicleta.

O ano de 2013 foi sem dúvida o ano mais produtivo – ciclisticamente falando – pra mim e para o Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta. Seguindo o costume de todo final do ano, faço uma pequena retrospectiva, e um balanço do que rolou nas pedaladas e por aqui no blog.

Esse ano pedalei um pouco menos para o trabalho. Mas, isso foi provavelmente o único aspecto negativo do ano.

Tive a minha primeira experiência em uma prova de ciclismo de longa distância, no Audax 200km em Rio das Ostras (RJ). Foram quase 11 horas de prova ao lado de gente muito legal e num clima bem gostoso. Quero tentar repetir a experiência, quem sabe em 2014 mesmo!

Na concentração do Audax 200km Rio das Ostras
Na concentração do Audax 200km Rio das Ostras

.

Do asfalto, para o mountain bike e o cicloturismo. Neste ano fui convidado para participar do Bike Cana, uma pedalada de 120km em 2 dias, entre as cidades de Presidente Bernardes e Viçosa, em Minas Gerais. Matei minha saudade do mountain bike em um evento com cerca de 150 ciclistas em belíssimas paisagens.

Bike Cana 2013: 120km de mountain bike
Bike Cana 2013: 120km de mountain bike

.

Em setembro foi a vez de pedalar mais, e mais longe: minha primeira viagem internacional de cicloturismo! Foram 8 dias na Região da Puglia, na Itália. A viagem rendeu uma série de 10 posts, que foram os mais visitados durante o ano.

Cicloturismo na região da Puglia - Itália
Cicloturismo na região da Puglia – Itália

.

O ano fechou com um bate-papo Pecha Kucha Night sobre Bikes, no Studio-X Rio de Janeiro. Foram 8 apresentações ao todo, com uma galera bem legal do Rio, São Paulo e Belo Horizonte (eu!), que apresentaram suas experiências com as magrelas. Eu falei um pouco sobre a história da bicicleta e do ciclismo no Rio de Janeiro.

Minha apresentação no Pecha Kucha Bikes - Rio de Janeiro
Minha apresentação no Pecha Kucha Bikes – Rio de Janeiro

.

Na rede – Pedalar em grupo é bem melhor!

.

No blog a novidade mais legal foi a chegada dos colunistas e colaboradores. Há muito venho me esforçando para transformar o Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta em um espaço de troca de experiências entre os ciclistas e apaixonados por bike. Em 2013 esse projeto ganhou fôlego, com a chegada de um time de primeira: muito obrigado ao Kiko Molinari, Vitaly Costa e Silva, Richard Antunes e Raquel Correia.

Clique aqui e conheça nossa equipe de colunistas!

.

Além dos colunistas, iniciamos uma seção onde o leitor e ciclista é o destaque: Relato do Leitor. Recebemos neste ano 26 relatos de pedaladas, viagens de cicloturismo e experiências de leitores de todo o Brasil. Obrigado à todos que enviaram seus relatos! Esperamos mais belas histórias em 2014!

Clique aqui e veja todos os nossos posts de Cicloturismo – Relatos de Viagens 

.

2013 em números

Tanto trabalho e pessoas legais refletiram nos números do blog. Nossos acessos mais do que dobraram! Fechamos o ano com pouco mais de 316 mil visualizações, contra 144 mil no ano de 2012. Os posts mais visitados foram a série especial de Cicloturismo na Puglia – Itália e as Dicas para pedalar.

.

Por isso, não poderia terminar esse balanço ciclístico de 2013 sem alguns agradecimentos importantes. O primeiro a você, amigo leitor, que acompanha esse blog nos seus mais de 4 anos de vida. Eu acreditava que o único motor para o deslocamento do ciclista eram suas próprias pernas. Mas tenho descoberto que  suas visitas, comentários, emails, críticas e sugestões tem tornado esse espaço cada vez melhor e me motivado a pedalar e escrever cada vez mais!

.

Obrigado também a cada amigo e amiga com quem dividi pedaladas em 2013! E um agradecimento especial aos nossos parceiros de 2013: Italy Bike Tour, Curtlo, Gamaia Esportes, Mazzashop, Haw Comunicação e Produtos.me, por acreditarem junto comigo no poder transformador da bike e do ciclismo.

Os projetos para o ano de 2014 já estão prontos! Podem esperar por muitas novidades aqui no blog.

Seguimos juntos e com muita disposição neste ano que se inicia. Desejo a todos um 2014 pleno em realizações e com muitas pedaladas!

ate-onde-deu-pra-ir-de-bicicleta-boas-festas

Um grande abraço,

André Schetino

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom 2014!! E que venham mais boas notícias por aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA