Veja aqui o que é o Ciclismo de Estrada

1
857
Assessoria esportiva para ciclistas
Foto: Depositphotos

Uma das mais tradicionais modalidades, não só do ciclismo, mas do esporte como um todo, é o Ciclismo de Estrada. Muito popular, principalmente na Europa, essa modalidade de ciclismo tem provas célebres por sua história e vem crescendo, atualmente, em todo o mundo.

Sabe sobre o que se trata o Ciclismo de Estrada? Conheça mais sobre essa modalidade, em mais um artigo do Especial Ciclismo: Modalidades, e se torne um apaixonado, assim como nós!

Foto: Depositphotos
Foto: Depositphotos

O Ciclismo de Estrada

Provas de Ciclismo de Estrada são registradas desde 31 de maio de 1868, quando houve uma corrida no Parque de Saint-Cloud, em Paris. Desde então, temos várias provas famosas, entre vários tipos de competições de Ciclismo de Estrada.

Existem as provas que duram um dia inteiro e as que duram vários. Há também corridas curtas contra o relógio, nas quais o objetivo é marcar o menor tempo de volta, que podem ser individuais ou por equipes. Por fim, há as Ultramaratonas, nas quais são percorridos até 3.000 milhas em menos de uma semana, apenas de bike!

O ciclista de estrada

Curiosamente, não apenas a categoria se subdivide em tipos de provas, como também os ciclistas têm a sua ramificação dentro de algumas especialidades do Ciclismo de Estrada, dado o nível da técnica e de especialização que os atletas precisam alcançar. O ciclista chamado de Passista é de grande utilidade nas provas de equipes, pois a sua característica é se manter competitivo por muito tempo, conseguindo sustentar um ritmo de corrida por várias horas. Isso permite formatar melhor a estratégia da equipe em cima da performance desses atletas.

Já o Velocista é o contrário: capaz de “tiros” de grandes velocidades, eles têm a explosão e a força necessárias para atacar, em um determinado momento, os oponentes que se encontram à frente. Mas não conseguem sustentar o mesmo ritmo por grandes períodos de tempo.

O Escalador é aquele ciclista que tem muita potência para pedalar nas subidas, o que pode representar bastante vantagem, principalmente nas provas mais longas. Gregário é o que segue na frente do pelotão, puxando o ritmo e elevando o nível da competição, mas que, em um determinado momento, tem a sua posição cedida a outro ciclista que é, na verdade, quem pode vencer a prova. O gregário, portanto, tem um valor estratégico para a equipe, mas não acaba obtendo resultados tão significativos quanto aqueles que estão subindo no pódio.

O Contrarelogista é o atleta especializado em pedalar sozinho, muito técnico, buscando os melhores tempos em pista. Essas corridas são chamadas de provas contra o relógio.

As corridas mais famosas do Ciclismo de Estrada

Entre as provas que tornaram esse esporte um dos mais praticados no mundo, está a legendária Tour de France, corrida realizada desde 1903 na França e que faz parte dos Grand Tours, que são as três maiores provas de Ciclismo de Estrada do mundo. São elas: Tour de France, Giro d’Italia e Vuelta a España. No Brasil, a modalidade cresce a cada dia, com a organização de grupos de ciclistas e competições em todos os níveis.

Quer conhecer outras modalidades de ciclismo? Não perca o nosso Especial Ciclismo: Modalidades!

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei da matéria. Quero receber mais informações sobre o ciclismo, principalmente o de estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here