10 alternativas para pedalar sem mochila

11
1536

Atualizado em 19/04/2018

Uma preocupação de quem anda de bicicleta é de como carregar suas coisas. Pedalar sem mochila é sem dúvida a melhor opção, pois deixa as costas livres, evita transpiração excessiva e ainda evita dores causadas pelo peso carregado.

Nesse post eu apresento pra vocês 10 alternativas para pedalar sem mochila nas costas. As dicas aqui dependem da quantidade de material que você carrega, e também do tipo de pedalada que vai fazer. Veja abaixo e escolha a melhor pra você:

10 alternativas para pedalar sem mochila

1 – Bolsas para bikepacking

bikepacking
Bike equipada para bikepacking. Foto: http://www.bedrockbags.com/

As bolsas para bikepacking são a última (ótima!) inovação para transporte de cargas na bike. São inúmeras possibilidades, muitas delas sob medida, como você pode ver na foto acima.

Você pode escolher entre bolsas de selim, guidão, quadro etc. A variedade de modelos e possibilidades de personalização deixou o mercado bem variado.

Se você quer pedalar sem mochila e pensa em aderir ao bikepacking, vale a pena dar uma olhada no nosso Guia completo de bolsas para bikepacking.

E se quiser pesquisar preços atualizados, basta conferir o link abaixo:

2- Alforjes

Alforjes Ortlieb

Uma das opções mais utilizadas por quem quer pedalar sem mochila. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os alforjes não são indicados apenas para quem pratica cicloturismo. Na verdade, eles são uma ótima solução para quem precisa carregar mais peso, seja em cicloviagens ou na cidade.

A oferta dos alforges é tão variada que fica até difícil escolher: de capacidades variadas, impermeáveis ou não, com nenhum, poucos ou muitos compartimentos extras, e alguns que quando retirados da bicicleta se transformam em mochilas.

Pensando nisso nos fizemos aqui no blog um post guia bem completo sobre alforjes. É só clicar e conferir.

Ou, se preferir pesquisar diferentes modelos e preços, pode acompanhar o link abaixo:

3 – Rack de Bagageiro

Top rack Topeak 8L

Esse é o sistema que tenho utilizado atualmente. Por sua capacidade, os racks de bagageiro são indicados para quem não carrega muita coisa para o trabalho. Se vai passear ou viajar de bicicleta, acomodam perfeitamente o material necessário para um dia inteiro de pedalada, e até uma cicloviagem de um ou dois dias (pra quem gosta de viajar com o mínimo de peso).

Eu usei durante muitos anos um top rack da Deuter, que tem capacidade de 10 litros. Já vi também modelos da marca Topeak com capacidades de até 22 litros. No link abaixo, você pode pesquisar alguns modelos.

4 – Trailler ou carretinha

Trailer para bicicleta. Via alibaba.com

Mais indicados para o cicloturismo, sua principal característica é a grande capacidade de armazenamento. Você pode pedalar por anos levando sua casa na bicicleta. Ao escolher o trailer/carretinha para sua bicicleta, fique atento para o terreno no qual irá pedalar: eles vão numa boa no asfalto e nas estradas de terra, porém, no caso de trilhas estreitas e terrenos muito acidentados, vão dar trabalho para o ciclista.

5 – Cestinha para bicicleta

Provavelmente é o sistema mais utilizado pelas mulheres, e infelizmente ainda enfrentam um pouco da resistência masculina. Mas se o objetivo é pedalar sem mochila nas costas, as cestinhas são um verdadeiro adianto.

Feitas de materiais diversos, como ferro, alumínio, madeira, vime, palha, sisal etc., as cestinhas tem boa capacidade para levar o material de um dia de trabalho ou passeio. Algumas, mais profundas podem levar inclusive alguns modelos de mochilas.

A grande vantagem da cestinha é que você tem fácil acesso aos materiais que coloca nela. Usei uma bicicleta com cestinha em uma cicloviagem pelo litoral do Piauí e do Ceará em 2009, e deixava nela água, lanches rápidos, máquina fotográfica. Era só esticar a mão e pagar, sem precisar nem de parar de pedalar.

Para pesquisar alguns modelos e preços atualizados de cestinha para bike, confira os links abaixo:

6 – Bolsa de Quadro

bolsa de quadro para pedalar sem mochilaJá utilizei vários modelos de bolsa de quadro, e praticamente não pedalo sem uma.

Sua capacidade é pequena, e se for levar mais coisas deve ser combinada com outras alternativas aqui do post. Mas serve bem para uma um passeio ou pedalada mais longa.

Nas bolsas de quadro você pode levar ferramentas, barrinhas de cereal, celular, máquina fotográfica pequena, etc. Uma das vantagens da bolsa de quadro é a praticidade. Como fica embaixo do quadro, tem acesso fácil, inclusive quando se está pedalando.

Outra vantagem é que o sistema de fixação é com velcro, e pode ser retirada e colocada facilmente se o ciclista precisar. Para pesquisar os diferentes modelos e preços atualizados, é só clicar nos links abaixo:

7 – Bolsa de Selim

A bolsa de selim é um produto que me acompanha em todas as pedaladas, pois gosto de combinar com a bolsa de quadro.

Sua capacidade também é reduzida, mas ideal para levar ferramentas, câmara de ar reserva, kit remendo etc. Ou seja, coisas que você precisa levar para uma pedalada, mas não precisa ter acesso imediato (podendo inclusive nem precisar usar).

Para pesquisar os diferentes modelos e preços atualizados, é só clicar nos links abaixo:

8 – Bolsa de Guidão

Porta volume de guidão Apidura

Ótima alternativa à cestinha, com a vantagem de que pode ser retirada pelo ciclista e vira uma ótima bolsa. Ideal pela praticidade.

Muitas são desenvolvidas pensadas para trilhas e cicloturismo: além de compartimentos acolchoados para colocar a câmera fotográfica, a parte de cima possui plástico, ideal para colocar a planilha da trilha, ou o mapa da cicloviagem. Tem boa capacidade de armazenamento

9 – Pasta de quadro

Pasta para quadro. Via juliapetit.com.br

Um modelo mais urbano, pra quem gosta de praticidade e mantém o estilo no trabalho. Uma das vantagens que a pasta de quadro tem em relação às outras é poder levar de forma mais cuidadosa folhas de papel e documentos que não podem ser dobrados.

10 – Bicicleta de carga

Bicicletas de carga da Puma

Uma alternativa definitiva pra quem precisa carregar peso diariamente. Antes apenas voltadas para supermercados e outras lojas do comércio, hoje existem bicicletas de carga voltadas para os mais diversos públicos, com bagageiros de vários tamanhos e capacidade.

Para saber mais basta conferir nosso Post Especial sobre Bicicletas de Carga.

Dicas Finais para pedalar sem mochila

Pronto! Agora você já pode escolher uma alternativa para pedalar sem mochila e tirar o peso das costas. Pense no uso que você faz da bicicleta, escolha uma ou combine alternativas, e boas pedaladas!

11 COMENTÁRIOS

  1. Ola, qual vocês me indicam para transportar notebook? Utilizo ele no trabalho e na faculdade e acho que mochila me atrapalha muito.

  2. Ei Iuri, obrigado por sua mensagem!
    Na verdade, depende do tamanho do notebook. A bolsa de bagageiro da Deuter que eu uso cabe um com a tela tamanho 10.1.
    É so comparar o tamanho do seu note com as dimensões da bolsa ok!
    Um grande abraço e boas pedaladas!

    André Schetino

  3. Olá,

    Parabéns pelo belo site! Gostei dessa postagem. Estou planejando adotar a bicicleta no meu deslocamento para o trabalho. Há dois inconvenientes principais. Primeiro, o clima. Aqui no sul a inconstância é comum, com dias em que todas as estações parecem estar presentes! Segundo, a carga. Sou professor e, eventualmente, tenho considerável material para transportar.

    Uma alternativa que estudo para a carga são os baús da Kalf. E queria te perguntar se tu conheces o produto. Gostaria de uma avaliação.

    Muito obrigado!

  4. Olá Marcelo. Muito obrigado por seu comentário. Também sou professor e corrego um bocado de coisas. O que me ajuda é que tenho um escaninho no trabalho, então deixo muita coisa por lá.
    Eu nunca experimentei os baús da KALF. Mas tenho colegas que utilizam baús (de outras marcas) e gostam. Eu gosto da opção do Top Rack Deuter, que eu uso já fazem uns bons anos, pois eu posso tirar e colocar ele na bicicleta com facilidade. Além de tudo, vira uma bolsa. Você pode ver o meu post com avaliação sobre o Top Rack aqui – http://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/rack-top-pack-deuter/
    Um abraço e boas pedaladas!

DEIXE UMA RESPOSTA