Alforjes para cicloturismo: dicas importantes para não errar na escolha!

0
88
alforjes para cicloturismo
Alforje Pack and Pedal Shield Pannier da Thule

Para quem está planejando viajar com a bicicleta, um dos pontos importantes a ser considerado é a escolha dos alforjes para cicloturismo. Se a sua viagem for de longa distância, esta escolha é ainda mais importante, afinal um alforje pouco adequado poderá dificultar o seu pedal e ainda tornar o seu passeio bem desagradável.

Justamente devido ao grande número de dúvidas, é que resolvemos abordar este assunto aqui no blog. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre alforjes para cicloturismo.

Alforjes para cicloturismo: os pontos mais importantes para uma boa escolha

alforjes para cicloturismo
Alforje Rack Pack UNI Deuter

Na hora de optar pelo alforje adequado existem muitos pontos que você precisa pensar, como o tipo de viagem que irá fazer, a distância que percorrerá, as condições do pavimento que passará e o tipo de bagagem que terá de levar.

Uma dica importante, contudo, é nunca ultrapassar os 20 ou 25 kg de equipamento, porque esse peso extra poderá dificultar bastante o seu passeio – lembrando que, dependendo da viagem, você terá de pedalar por terrenos mais íngremes e fazer travessias complicadas, e o peso extra não ajudará.

Além disso, dependendo da viagem e da quantidade de dias, você terá que combinar alforjes e bolsas de guidão, ou dividir o peso da bagagem em dois alforjes, por exemplo. Dito isto, veja alguns pontos que você precisa considerar antes de optar pelo seu alforje para bicicleta.

Fixação

alforjes para cicloturismo
Alforje Curtlo Ciclotour 70L

O principal segredo de um bom alforje é a forma como ele é fixado na bicicleta e claro o seu peso. O ideal é que a peça fique firme o suficiente para aguentar passar por buracos e outras situações mais complicadas, sem cair, virar ou ter outros problemas.

Se o modelo escolhido tiver muitas amarrações também pode complicar o seu uso, tornando complicado acessar os itens e até mudar a posição do alforje no caso de alguma dificuldade durante a viagem.

Também vale à pena conferir se o alforje que você está escolhendo pode ser fixado na sua bicicleta, já que algumas marcas apenas funcionam em determinados modelos e marcas de bike.

Proteção contra chuva

alforjes para cicloturismo
Alforje Thule Pedal and Pack Shield Pannier

Vamos ser sinceros, ninguém deseja tomar uma chuva no meio do caminho e ver suas roupas e acessórios ficarem úmidos ou encharcados, não é mesmo? Por isso é essencial procurar por um alforje que já tenha esse tipo de proteção.

Alguns modelos, inclusive, já contam com uma capa extra de proteção e alguns (um pouco mais caros) têm costuras seladas, dispensando o uso da capa de chuva.

Tecido

Alforje Ararauna 25L com capa

Aqui, é possível encontrar algumas variações – e tudo dependerá das suas necessidades e do tempo da sua viagem. Os tecidos mais usados são:

  • Cordura: é uma marca de tecido registrada, produzida a partir do náilon ou do poliéster e que é bastante conhecido pela sua resistência (sendo usado nas roupas de guerra dos soldados americanos). Esta resistência acontece devido a densidade dos fios, tornando o tecido mais rígido e pesado. Ele pode ou não ter tratamento de impermeabilização;
  • Ripstop: não é um tipo específico de tecido, mas sim uma técnica de tecelagem que evita a propagação de rasgos. Esta técnica pode ser usada em diversos tipos de tecidos, como o náilon, o algodão e o poliéster;
  • Tecidos em PVC: também chamados de lona ou de vinil, são opções resistentes e que ainda podem ter tratamento antifúngico, antichamas e proteção UV. Nos alforjes, é muito comum encontrar tecidos em PVC 100% impermeáveis.

Capacidade

alforjes para cicloturismo
Alforje Pack and Pedal Shield Pannier da Thule

Outro ponto fundamental, claro, é a capacidade do alforje que deve estar de acordo com as suas necessidades. Por exemplo, para viagens pequenas ou uso urbano, é possível contar com alforjes menores, de 10 a 12 litros.

Já para viagens com mais de 3 dias, o ideal é contar com alforjes com mais de 20 litros, sendo possível encontrar versões com até 60 litros. Se mesmo assim estes não forem suficientes, você poderá ainda optar por complementar com as versões de guidão, com capacidades que variam de 2 a 8 litros.

Onde encontrar alforjes para cicloturismo?

Depois de ler nossas explicações, você já se sente mais confiante para escolher corretamente os seus alforjes para cicloturismo? Então veja alguns modelos que selecionamos:

Lembrando sempre que o melhor alforje é aquele que oferece tranquilidade para o seu pedal e que está de acordo com as suas necessidades, garantindo facilidade e segurança para os seus pertences.

Você gostou deste nosso conteúdo? Então aproveite e baixe o nosso guia completo para viajar de bike e planeje corretamente a sua viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA