6 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta!

1
2307
ensinar seu filho a andar de bicicleta

Começar a dar as primeiras pedaladas é algo que fica marcado na memória. Afinal, para muitos, é ainda na infância que descobrimos o prazer e as delícias de pedalar. Mas, nem sempre é uma tarefa fácil ensinar seu filho a andar de bicicleta.

Os tombos são inevitáveis, porém é possível tornar esse momento mais prazeroso e seguro. Quer saber como? Então veja as dicas bem bacanas que separamos!

1- Mantenha a calma e o bom humor

A primeira dica está relacionada com quem está ensinando a criança a pedalar. Mesmo que você esteja um pouco ansioso com a “missão” é importante passar calma e tranquilidade para o seu filho. Caso contrário, ele poderá sentir medo e apreensão antes mesmo de subir na bike.

Por isso, tente ficar relaxado e passar a ideia que pedalar é algo simples, tranquilo e prazeroso, falando para a criança o quanto a atividade é legal e como ela aprenderá sem problemas, buscando sempre acalmar quem está aprendendo.

2- Escolha corretamente a bicicleta

ensinar seu filho a andar de bicicleta
Imagem: Pixabay

O modelo certo é fundamental para quem está começando a pedalar. As crianças entre 2 a 5 anos, por exemplo, precisam de um modelo menor e que esteja de acordo com as suas características físicas. Nessa idade, a bicicleta de equilíbrio é uma ótima escolha.

Nós já falamos um pouco sobre ela aqui no blog.  Esse é um modelo de bike sem pedais ou rodinhas extras e permite que a criança dirija a bicicleta com os pés apoiados no chão. Conforme eles forem aprendendo a se equilibrar, vão começar a levantar os pés. Se a brincadeira ficar muito fácil, é sinal que já está na hora de investir em uma bike tradicional.

Outra opção bem conhecida são as bicicletas com rodinhas. Nesse caso, vá acompanhando a evolução do seu filho. Comece erguendo uma rodinha e analisando o equilíbrio. Novamente, quando ficar muito fácil, é hora de tirar as duas rodinhas.

Não se esqueça ainda de medir corretamente o tamanho da bike (mesmo que seu filho já esteja pedalando sem rodinhas). É indispensável que a criança consiga apoiar os dois pés no chão, reduzindo os riscos de queda. Lembrando que os demais itens também precisam estar de acordo com o tamanho da criança, como altura do banco, distância do guidão e assim por diante.

3- Tenha paciência

ensinar seu filho a andar de bicicleta
Imagem: Pixabay

Ninguém aprendeu a pedalar da noite para o dia, por isso tenha calma. Em geral, a criança pode demorar até 1 ano para conseguir ter coragem e equilíbrio suficientes para andar sem apoio sob as duas rodas.

É claro que com incentivo e dedicação o processo fica mais fácil. Lembre-se, contudo, que cada um tem o seu tempo. Aprender a pedalar é um processo gradual e é aos poucos que a criança vai entendendo o mecanismo de funcionamento e também reunindo coragem para tentar pedalar sem as rodinhas.

4- Proteja bem a criança

ensinar seu filho a andar de bicicleta
Imagem: Pixabay

Como dissemos na introdução, os tombos de bicicleta são inevitáveis na infância. Todo mundo aqui, com certeza, tem uma história para contar de uma aventura quando era criança que não acabou assim tão bem.

Para evitar problemas, o ideal é proteger a criança com o uso de capacete, cotoveleira e joelheira. Nos dias mais frios, usar calça comprida e agasalho também ajuda a oferecer uma proteção extra.

Se o seu filho estiver protegido, ele poderá cair, mas conseguirá se levantar e recomeçar a pedalar, sem sofrer com isso.

5- Atenção aos locais onde vão pedalar

ensinar seu filho a andar de bicicleta
Imagem: Pixabay

Outro ponto importante é ficar atento a onde você leva o seu filho para pedalar. O ideal é escolher trajetos mais planos, já que as subidas e descidas podem exigir uma dose extra de equilíbrio (algo ainda difícil para quem está começando).

Além disso, busque por locais sem muitos obstáculos. Os parques são ótimas opções, já que são ambientes mais abertos e planos. No começo, uma boa ideia é que os pais segurem na parte traseira do banco, guiando a bicicleta, mas deixando a criança livre para pedalar.

Mas, cuidado. Evite soltar o banco sem avisar, mesmo que perceba que seu filho já está pedalando com bastante equilíbrio. Essa atitude pode quebrar a confiança entre pai e filho. O ideal é ir encorajando a criança a andar sozinho, até que ela se sinta confiante para dar esse passo.

Outra dica ainda é nunca deixar a criança sozinha. Mesmo depois de soltar o banco, continue correndo ao lado do seu filho, motivando-o e também oferecendo um apoio caso ele se desequilibre.

6- Vigilância constante

ensinar seu filho a andar de bicicleta
Imagem: Pixabay

Nada de deixar o seu filho pedalar sozinho enquanto ele ainda está aprendendo. Mesmo com a bicicleta com rodinhas podem existir riscos e é muito importante ter um adulto por perto.

Por isso, enquanto a criança ainda está aprendendo, o ideal é sempre acompanhar os passeios. E quando o seu filho começar a pedalar sem as rodinhas, investir nos pedais em família é uma ótima maneira de continuar de olho no equilíbrio da criança e ao mesmo tempo motivar a paixão pela magrela.

Dicas extras

ensinar seu filho a andar de bicicleta
Imagem: Pixabay

Além dessas orientações, existem algumas dicas que podem ser seguidas antes da criança começar a pedalar, que são:

  • ensine a criança a frear antes mesmo de ela subir na bike, fazendo ela segurar o guidão e caminhar ao lado da bicicleta, praticando acionar os freios, ajudando a criar o hábito de usar os dois freios;
  • abaixe os selins e remova os pedais, criando uma espécie de bicicleta de equilíbrio. Encoraje o seu filho a manter os pés longe do chão pelo maior tempo possível. A criança começará a entender o funcionamento da bicicleta e a desenvolver o equilíbrio;
  • quando a brincadeira ficar fácil, recoloque apenas um pedal no lado dominante e continue com o mesmo esquema. Isso fará com que a criança consiga alcançar distâncias maiores e comece a aprender o posicionamento correto dos pés;
  • depois que a criança estiver bem equilibrada, recoloque os dois pedais e vá segurando no selim até que seu filho esteja pronto para dar as primeiras pedaladas sozinho;
  • nesse momento, continue solicitando à criança que freie e recomece o processo, ajudando-a a encontrar o ponto de equilíbrio toda vez que tiver de recomeçar a pedalar.

Com essas dicas, já é possível ensinar o seu filho a andar de bicicleta? Aproveite e compartilhe conosco outras dicas e experiências, deixando o seu relato nos comentários!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here