5 livros sobre cicloturismo imperdíveis!

0
580
livros sobre cicloturismo

Quem ama viajar com a magrela, ou vive planejando a sua primeira viagem de bicicleta, adora ler relatos de outros ciclistas que já tiveram essa experiência. É por isso que os livros sobre cicloturismo fazem tanto sucesso.

Se você vive sonhando com esse momento, mas ainda precisa daquele “empurrãozinho” para torná-lo realidade, ou ainda se está ansioso pela sua cicloviagem, continue a leitura deste post e veja as sugestões de livros que separamos para a sua coleção!

1- 300 dias de bicicleta: 22 mil km de emoções pelas Américas

livros sobre cicloturismo

O autor deste relato é Sven Schmid, um ciclista que coleciona histórias intrigantes e surpreendentes das suas viagens de bicicleta pelas Américas.

Quando se vê obrigado a deixar o Brasil, Sven começa a colocar em prática uma antiga ideia: viajar de bicicleta rumo ao desconhecido. Por quase 10 meses, ele pedala sozinho por mais de 20 mil km indo da Argentina até o Canadá.

É claro que um projeto desses conta com várias histórias incríveis, e são elas que você encontra nesse livro. Além de um ótimo diário de viagem, Sven compartilha com seus leitores suas vivências, desafios, encontros, momentos de solidão e de medo e a gratidão por ter vivenciado uma experiência tão transformadora e mágica como essa.

O livro ainda traz uma série de fotografias de viagem que ajudam a recriar esse cenário e transportar os leitores para o mundo sob duas rodas de Sven.

2- O mundo ao lado: uma volta ao mundo de bicicleta

livros sobre cicloturismo

Viajar pelas Américas de bicicleta é um feito e tanto, mas você já imaginou dar a volta ao mundo em uma magrela? Pois foi exatamente isso que Arthur Simões Cardoso fez ao longo de mais de 3 anos pedalando.

Nesse livro, ele relata suas memórias, reflexões e trechos do diário de viagem, buscando conduzir o leitor pelo mesmo roteiro dessa longa jornada que mistura solidão e silêncio, com acampamentos em locais desérticos, dúvidas e incertezas quanto ao próximo dia e muitas dificuldades.

Uma leitura empolgante e que certamente fará você refletir não apenas sobre as dificuldades de uma viagem sob uma bicicleta, mas também sobre as peculiaridades do nosso mundo e dos sentimentos.

3- Trilhando sonhos: 365 dias de bicicleta pela América do Sul

livros sobre cicloturismo

Outro que sonhava em conhecer as Américas de bicicleta era Thiago Fantinatti, mas o ciclista não ficou apenas no sonho e ao longo de um ano percorreu mais de 15 mil quilômetros cruzando do Atlântico ao Pacífico, dos Pampas ao Atacama e dos Andes à Amazônia.

No livro, Thiago recorda a sua aventura e compartilha mais do que suas experiências com os desafios típicos de uma viagem de bicicleta, mas também reflete sobre vários momentos, lugares e sentimentos, além de dialogar sobre as pessoas que encontrou pelo caminho e que tornaram essa experiência tão mágica.

Se você pretende se aventurar pela América do Sul com a sua bike, esse livro com certeza poderá lhe ajudar a planejar melhor seus roteiros e, claro, a se animar ainda mais com o projeto.

4- Homem livre: ao redor do mundo sobre uma bicicleta

livros sobre cicloturismo

3 anos, 3 meses e 3 dias. Esse foi o tempo exato que Danilo Perrotti Machado levou para cruzar o mundo de bicicleta. Partindo de Belo Horizonte, o ciclista passou por 59 países e percorreu mais de 50 mil km.

O resultado está compilado em Homem Livre, uma história empolgante capaz de mostrar que o prazer de pedalar e a vontade de conhecer o mundo podem mover uma pessoa.

Reflita e se emocione com o relato do ciclista mineiro que desvendou a Europa, o Oriente Médio, o norte da África, a Ásia, a Oceania e as Américas.

5- O mundo sem anéis: 100 dias em bicicleta

livros sobre cicloturismo

Diferentemente dos livros tradicionais de viagem, este não conta com casos anedóticos e nem com descrições de paisagens. Nele, você encontrará as reflexões da autora Maria Bertol Carpanezzi – uma ciclista que pedalou sozinha durante 100 dias pela França, Espanha e Portugal.

Textos, ilustrações, diários, memórias, prosa e poesia se misturam ao longo dos cem capítulos que formam o livro, discorrendo sobre temas como a descoberta do feminino dentro do universo tipicamente masculino do cicloturismo, desejo de transformação, reconhecimento do sublime e muito mais.

Com certeza, depois de ler esses livros sobre cicloturismo você se sentirá muito mais empolgado para começar a planejar a sua viagem de bicicleta.

Quer mais dicas de livros?

Temos outros artigos aqui no site com ótimas sugestões pra você. É só conferir nos links abaixo:

E, então, gostou das nossas dicas? Já conhecia algum desses títulos? Aproveite e nos ajude a deixar essa lista ainda mais rica recomendando alguns livros sobre cicloturismo nos comentários!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here