Pedal na Estrada da Mina Lamego – Sabará (MG)

2
516

O último domingo foi um dia especial, em um pedal que fizemos na Estrada da Mina LamegoJoelma completou 2000km rodados e Clementina 1000. Combinei com o Barba de fazermos um pequeno passeio/cicloviagem até Morro Vermelho, mas com um detalhe: pra variar, não sabíamos ao certo o caminho, e nem buscamos nos informar muito sobre. Queríamos na verdade era experimentar a estrada de terra que margeia o lado direito da estrada para Caeté, na saída de Sabará (que fizemos no último relato, da subida da Serra da Piedade).

Saímos de casa no horário habitual, por volta das 5:30 da manhã. A parte inicial, até a saída de Sabará, já é conhecida do relato anterior. Estamos explorando as estradas da região e pretendemos umas cicloviagens mais longas por ali. O trecho pedalado tem mais ou menos 25 km de estradão (ida e volta), com uma ou outra subida mais forte (como mostra minha respiração ofegante no vídeo), mas nenhum trecho muito técnico.

Estrada da Mina Lamego
A entrada da estrada: a direita na saída de Sabará pela estrada velha

Durante o percurso encontramos muita neblina, e alguns postes também indicando que o trecho faz parte do Caminho do Sabarabuçu, trecho do roteiro turístico da Estrada Real. Além disso, belas paisagens com pontilhões (utilizados pelas mineradoras) e as montanhas de Minas.

Estrada da Mina Lamego
Clementina e Joelma em dia de celebrar: 1000 e 2000
Estrada da Mina Lamego
A neblina se dissipa e a estrada se mostra
Estrada da Mina Lamego
Barba na estrada: pedalando muito!

O passeio foi importante pra percebermos uma coisa. Essa história de viajar rumo ao desconhecido, sem conhecer bem o caminho, de saber “até onde deu pra ir de bicicleta” pode parecer – e é – muito legal, mas também paga-se o preço. E o do último domingo foi o de não chegar a lugar algum. Erramos a entrada para Morro Vermelho, e continuamos por mais uns 8km até o “fim da linha”: um barranco que parecia a continuação da estrada que tinha desabado e continuava do outro lado, mas que era impossível de ser transposto.

o inesperado fim da linha: a estrada acaba nessa cratera
o inesperado fim da linha: a estrada acaba nessa cratera

Apesar de não chegarmos a Morro Vermelho, aprendemos o caminho correto para fazermos na próxima. E já pesquisamos uns bons sites para quando quisermos pedalar com um roteiro mais específico. Recomendo o pedal para quem curte um estradão, como eu. Achei demais. Após 80 km de pedal (dos quais 32 de estrada de terra) em 5 horas, voltamos satisfeitos pra casa, especialmente pelas marcas significativas de nossas magrelas.

Analisando o resultado (ir até o fim da linha e voltar) e os acontecimentos do pedal, decidi nomear o passeio de Pedal na Estrada do Jegue. O vídeo abaixo resume tudo.

Até a próxima…

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Mais um passeio bacana, hein? Adorei as fotos e os vídeos.
    And the Oscar goes to… Jegue!

  2. Moro na região da primeira foto(mina Lamego-7,5km) e da última vez que fui em Morro Vermelho também me deparei com essa cratera e deu um trabalho danado para atravessá-la.Fui informado de que uma nova ponte foi erguida.O principal caminho para Morro Vermelho é este mesmo,o outro,conhecido como estrada velha para Morro Vermelho,é menos utilizado(muitas subidas) e você sai próximo ao entroncamento cachoeira de Sto Antônio-Sabará-Raposos.Para ir pela rota “estrada velha”é simples:basta seguir o mesmo itinerário observando o pontilhão(estrada de ferro),quando você estiver prestes a cruzá-lo por baixo(é claro)vire á direita,subindo uma estrada também de terra e larga.Após poucos metros a estrada ficará no nível da linha férrea e você continuará subindo.Depois é só seguir reto.Outra opção é logo na entrada da cidade,onde o Ribeirão Sabará se encontra com o Rio das Velhas.Você entra à direita numa pequena ponte,passando em frente a um clube conhecido como Praça de Esportes e suba sentido bairro Adelmolândia.Não siga todos os marcos da Estrada Real neste trecho,pois eles te levarão ao bairro Arraial Velho.Continue subindo o asfalto e lá no final do bairro você também acessa a estrada velha.À sua direita estará Raposos e à sua esquerda Sabará.Caso você não tenha visitado,visite a cachoeira de Santo Antônio,distante a 10km do povoado de Morro Vermelho,porém belíssima.

DEIXE UMA RESPOSTA