Mala Bike: você sabe como escolher a sua?

3
1022
Mala Bike Travel Pro Evoc aberto
Mala Bike Travel Pro Evoc aberto

Viajar e levar a magrela junto nem sempre é uma tarefa simples. Quando essa viagem será de avião ou de ônibus, por exemplo, não tem jeito: é preciso usar uma mala bike. Mas, você sabe exatamente como esse acessório funciona e de que forma escolher o modelo mais adequado para o seu caso?

Se você também está sofrendo na hora de decidir a mala bike, continue a leitura deste post e saiba tudo sobre isso!

O que é a mala bike?

Mala Bike Round Trip Traveler Thule.
Mala Bike Round Trip Traveler Thule. Detalhe para as rodinhas para facilitar o transporte

O nome já é praticamente autoexplicativo. A mala bike é um acessório, como uma mala, mas que conta com compartimentos para abrigar a sua bicicleta. O número de compartimentos varia de acordo com o modelo da mala.

Mala Bike Round Trip Traveler Thule.
Mala Bike Round Trip Traveler Thule, com detalhe para o compartimento para as rodas

É possível, por exemplo, encontrar modelos com compartimentos maiores que permitem abrigar o quadro com o guidão virado em 90º, outros para o câmbio, espaços específicos para as rodas (algumas vezes, contudo, apenas a roda dianteira), os pedais, etc.

Mala Bike Round Trip Traveler Thule.
Mala Bike Round Trip Traveler Thule aberto.

Em geral, você encontra essas malas em cordura e em náilon, em modelos rígidos ou dobráveis, dependendo do fabricante. Os modelos rígidos, contudo, recebem um nome diferente e são conhecidos no mercado como bikes case.

Bike Case rígido Round Trip Sport, da Thule
Bike Case rígido Round Trip Sport, da Thule

Os bike cases, por serem rígidos, oferecem uma proteção maior às bicicletas e também são mais caros. Uma mala bike, por exemplo, pode ter um preço inicial de R$200, enquanto um bike case simples pode custar quase R$ 800.

Bike Case rígido Round Trip Sport, da Thule. No detalhe com a bike presa;
Bike Case rígido Round Trip Sport, da Thule. No detalhe com as rodas acomodadas

O importante, antes de escolher por um ou outro, é sempre pensar exatamente sobre a forma que você irá viajar e a companhia, já que o descaso dos funcionários e a falta de cuidado podem colocar muito mais em risco a sua bicicleta, do que a escolha de uma mala bike ou um bike case.

Quais as vantagens e as desvantagens de usar uma mala bike?

Mala Bike Travel Multicolor Evoc

Tudo depende muito dos seus objetivos e do tipo de viagem que fará. Por exemplo, se a sua viagem é internacional, não tem como fugir, a mala bike é indispensável para o transporte adequado da bicicleta.

Além disso, podemos citar outros benefícios como:

  • similaridade com uma mala, amenizando a implicância de alguns funcionários;
  • facilidade na hora de transportar, já que as malas costumam ser acopladas de rodinhas e alças;
  • as malas bike exigem espaços menores para serem armazenadas e depois de usadas elas podem ser dobradas facilmente e acomodadas em pequenos espaços.
Mala Bike Travel Evoc speed
Mala Bike Evoc Travel, aberto e com a bike no detalhe.

Contudo, vale à pena salientar que esses acessórios também possuem algumas desvantagens que precisam ser consideradas, como:

  • a maioria é fabricada em tecido, o que oferece uma proteção apenas contra arranhões, mas não contra impactos ou pesos;
  • modelos com baixa qualidade ainda são comuns no mercado, fazendo com que você apenas gaste dinheiro e não tenha proteção para a sua bicicleta;
  • durabilidade baixa, no caso de materiais como náilon. Para viagens de ônibus ou avião, prefira modelos mais resistentes, como os de lona.

Dica: se você viaja muito com a bike, prefira os modelos mais resistentes.

Mala Bike e a legislação

Mala Bike Curtlo
Mala Bike Curtlo

Além de escolher bem o seu modelo, você ainda deverá se atentar para a legislação, já que existem regras para o transporte da sua bicicleta. Veja alguns pontos importantes.

Avião

Mala Bike Thule Round Trip Transition

Para levar a bike nos aviões é preciso seguir as regras da ANAC. Nos voos nacionais, em casos de aeronaves com mais de 31 assentos, o peso máximo da bagagem é de 23 kg. Se o peso do objeto ultrapassar esse valor, o transporte dependerá da aprovação da empresa, que poderá cobrar por excesso de peso.

Muitas empresas aéreas ainda podem ter alguns pontos específicos, como a exigência da remoção e da embalagem separada dos pedais, do guidão virado em paralelo ao quadro com as extremidades embaladas e da remoção da roda dianteira (que deverá ser afixada no quadro).

Mala Bike Thule Round Trip Transition
Mala Bike Thule Round Trip Transition com detalhe para a acomodação da bike

No caso de voos internacionais, é preciso conferir as regras no país de origem e também as exigências de cada empresa.

Ônibus

Mala Bike Northpak
Mala Bike Northpak

Quem regula as viagens de ônibus no país é a ANTT e é ela que garante ao passageiro o direito de transportar bagagens de até 30kg no bagageiro do ônibus. Mas, atenção, porque o volume não pode ultrapassar 0,3m³ e nem ter mais de um metro em qualquer uma das suas direções.

As normas também podem variar de acordo com as empresas, sendo que algumas permitem o transporte da bicicleta montada (desde que com algo que as proteja) e outras exigem que a bike esteja desmontada e em embalagem apropriada (que poderá ser desde uma caixa de papelão, até uma mala bike).

Como escolher a sua mala bike?

Mala Bike Cover Evoc
Mala Bike Cover Evoc

Antes de fazer a sua compra, é muito importante que você analise o seu destino e a forma de transporte que você irá usar. Isso ajuda, por exemplo, na hora de definir entre uma mala bike de náilon, de lona ou até um bike case.

O tamanho também é um ponto importante, já que em voos longos, por exemplo, algumas empresas podem se negar a levar um mala bike enorme, que ocupe muito espaço.

Alguns modelos ainda apresentam uma espécie de bolsa inflável internamente, ajudando a aumentar a segurança no transporte e evitando danos a sua bicicleta.

Em geral, a principal dica é se atentar aos pontos sensíveis da bicicleta, garantindo que o modelo escolhido proteja muito bem essas áreas. Por isso, muitos ciclistas costumam preferir os mala bikes que unem três tipos de tecidos, ou ainda que apresentam barras internas de alumínio, oferecendo muito mais segurança.

Por último, não se esqueça de conferir o peso do mala bike, afinal se ele já for feito com produtos pesados, quando você incluir a bicicleta poderá ultrapassar o máximo permitido para voos e viagens terrestres.

Onde comprar meu mala bike?

Depois de ler este conteúdo, você já está certo de que o mala bike é o ideal para as suas necessidades? Então confira os links abaixo com diversos modelos e preços atualizados:

Você ainda tem alguma dúvida sobre o mala bike? Então deixe um comentário pra gente! E se você curte os nossos conteúdos, não se esqueça de assinar a nosso boletim mensal para receber artigos interessantes e atualizados diretamente no seu e-mail.

3 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Ariele.
    Para caráter informativo, a TAM não transporta mais a bike montada depois q foi vendida para Latam… infelizmente! Ano passado tive vários problemas ao transportar minha bike e ainda tive prejuízo na hora de embarcar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here