Overtraining no ciclismo: saiba como evitar um dos principais vilões do seu desempenho

0
59
overtrainning no ciclismo
Direitos autorais: magryt / 123RF Imagens

Você já ouviu falar sobre overtraining? Infelizmente muitos ciclistas descobrem o seu significado depois de sofrerem os seus sintomas. E foi pensando nisso que resolvi abordar neste artigo o overtraining no ciclismo.

Vou explicar o que é e como evitar esse que é um dos principais vilões do seu desempenho no ciclismo.

Quem é ciclista sabe que os treinos precisam ser intensos e, muitas vezes, bastante duros para que os resultados em provas e competições sejam satisfatórios.

Mas, se erramos na medida de volume e intensidade, o corpo passa a ficar cansado demais e perde performance.

Quando isso acontece, estamos falando de overtraining.

Afinal, o que é overtraining?

overtrainning no ciclismo
Direitos autorais: kgtoh / 123RF Imagens

Chamado também de síndrome do super treinamento, o overtraining é quando o atleta se submete a uma carga excessiva de treino, não dando o tempo necessário de descanso para que seu corpo possa ter uma recuperação assertiva.

Muitos atletas acham que esse tipo de ação é um sinal de fraqueza ou de baixo rendimento, mas, não, é apenas um sinal do organismo de que as coisas não vão bem.

Se você parasse para perceber, veria que o seu corpo dá alguns sinais bastantes sutis de que está em overtraining, o problema é que muitos atletas não se atentam a isso.

Para que você esteja preparado, caso isso venha a acontecer, preparamos uma lista com os principais sintomas do overtraining.

Overtraining no ciclismo – 6 sinais de que você pode estar treinando em excesso

O corpo dá sinais claros de que está fadigado e precisa de descanso, confira…

1˚ – Grande dificuldade de pegar no sono

Direitos autorais: fxquadro / 123RF Imagens

Chega a ser estranho você pensar que um corpo que está muito cansado, está enfrentando dificuldades para dormir. No entanto, é a mais pura verdade e um dos principais sintomas do overtraining.

Atletas costumam achar que sinais de insônia e problemas para pegar no sono são causados pela ansiedade, mas não é verdade. Pode acontecer de, depois de um treino muito duro, seu corpo ficar tão exausto ao ponto de suas funções serem alteradas.

2˚ – Batimentos cardíacos alterados

frequência cardíaca no ciclismoDiversos estudos já comprovaram que o processo de overtraining causa uma alteração na frequência cardíaca.

Aí, você pode achar que os batimentos ficam acelerados, não é mesmo? Nesse caso, eles ficam abaixo do normal pra você.

O melhor que você tem a fazer é acompanhar os seus batimentos através de um monitor cardíaco. Isso para que você conheça os parâmetros de sua frequência em repouso e em movimento.

Se você perceber que há alterações – seja durante o pedal ou em repouso – é preciso buscar orientação médica.

3˚ – Dificuldade em enfrentar circuitos comuns

Direitos autorais: gilitukha / 123RF Imagens

Imagine que é o primeiro treino da semana, em um trajeto de rotina que você faz com frequência.

Pois bem, se você começar a perceber que ele ficou difícil de ser completado ou que está tendo que fazer muito mais esforço do que está acostumado, provavelmente seu corpo está fadigado e você precisa de um descanso.

4˚ – Por mais que descanse, não se sente bem!

Direitos autorais: 36clicks / 123RF Imagens

Esse é mais um sinal bem comum de overtraining no ciclismo. Por mais que você repouse, nunca acha que está pronto ou descansado o suficiente, seu corpo está dando sinais de que precisa de mais tempo de recuperação.

Talvez, seja necessário avaliar na sua rotina e os seus treinos, para pensar melhor na recuperação entre as pedaladas.

5˚ – Você adoece com muita frequência

Direitos autorais: vadimgozhda / 123RF Imagens

Se você estiver em período de overtraining, vai perceber que sempre ficará resfriado ou que não consegue superar as lesões da forma que deseja. Mesmo se estiver se alimentando bem. Isso acontece porque seu sistema imunológico está em baixa.

6˚ – Apetite diferente

emagrecer pedalando
Direitos autorais: gloffs / 123RF Imagens

Por fim, um dos últimos sinais de overtraining é em relação a alimentação. Como ciclistas, nós sabemos que ao final dos treinos a fome está em alta.

Se você perceber que após treinos que demandam muita energia você não está com fome, é bom ficar ligado, pois esse também é um dos sinais de overtraining no ciclismo.

Agora que você já sabe quais são os principais sinais que o corpo dá em relação ao overtraining, veja como evitar!

Estou em overtraining. E agora?

overtraining no ciclismo
Direitos autorais: magryt / 123RF Imagens

Se você foi diagnosticado por um profissional de Educação Física como estando em overtraining, a palavra chave é paciência.

Você deverá descansar. E normalmente por um período bem maior do que o descanso normal entre uma sessão de treino bem orientado e outra.

No caso de lesões, você deverá passar pelo processo padrão de recuperação, passando pela etapa de tratamento médico (se necessário), depois a reabilitação com um fisioterapeuta e o retorno gradual aos treinos com o auxílio de um profissional de Educação Física.

E é aí que está a chave para minhas dicas finais desse artigo.

Como evitar o overtraining no ciclismo

Direitos autorais: auremar / 123RF Imagens

A melhor forma de evitar o overtraining é contar com a ajuda de profissionais especializados que vão montar a sua rotina de treinos na medida certa.

Sabemos que é muito fácil encontrar rotinas de treinos prontas e até mesmo grupos nas redes sociais onde são trocadas dicas e informações. No entanto, isso nunca poderá ser comparado com um atendimento personalizado.

Overtraining é algo sério, que pode prejudicar bastante o seu desempenho, e em casos extremos até ocasionar lesões.

Para evitar o overtraining no ciclismo e ter seus treinos elaborados de acordo com seu condicionamento físico e seus objetivos na modalidade eu indico sempre a procura por uma assessoria esportiva para ciclistas, que vai desenvolver planilhas de treino personalizadas pra você.

Quer saber mais sobre treinamento para ciclismo?

Vamos lançar ainda esse ano nosso serviço de planilhas de treinamento e assessoria para ciclistas. Para não perder essa e outras novidades, basta se inscrever em nossa Lista VIP de Treinamento para ciclismo. Te espero por lá!

DEIXE UMA RESPOSTA