Pneus para bicicleta de estrada: dicas importantes para escolher o seu

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pneus para bicicleta de estrada
Pneu Schwalbe Onde Tubeless Evo 700x25c

Atualizado em 28/10/2019

Para quem treina em rodovias, não tem nada pior do que a escolha inadequada do pneu. Afinal é ele o responsável por trazer conforto e velocidade ao seu pedal.

Apesar disso, não é muito fácil encontrar informações sobre como escolher pneus para bicicleta de estrada, o que pode deixar muitos ciclistas confusos. Se esse é o seu caso, não se preocupe, continue lendo este artigo e veja as dicas importantes que separamos.

Veja também:

Tipo de terreno

O tipo de terreno que você costuma rodar com a sua bike é algo extremamente importante na hora de definir o pneu correto.

Terrenos bastante irregulares ou com asfalto muito ruim precisam de pneus mais resistentes, de preferência mais grossos, já estradas com um bom asfalto pedem por pneus mais leves.

Largura do pneu para bicicleta de estrada

Quanto mais fino forem os pneus para bicicleta de estrada, melhor, certo? Nem sempre. Embora os pneus de 23 mm sejam os mais usuais, muitos ciclistas têm notado vantagens importantes ao fazer uso dos pneus com 25 mm e até mesmo 28mm, no caso das Gravel Bikes ou para ciclismo não competitivo de longa distância.

Alguns dos benefícios citados são:

  • maior conforto, afinal existe mais ar dentro do pneu, principalmente se ele for usado com uma pressão menor;
  • redução dos furos, pois o pneu mais alto tende a sofrer menos com as mordidas de câmara, algo bastante comum quando o ciclista acaba passando por um buraco mais profundo e a câmara fica prensada entre o aro e pneu;
  • redução da resistência à rolagem, principalmente devido ao formato da área de contato com o chão que é mais curta e larga, gerando menos deformação e reduzindo o desperdício de energia do ciclista;
  • segurança, uma vez que mais borracha em contato com o chão significa mais atrito na hora das frenagens ou de fazer as curvas. Se você usar uma pressão menor conseguirá ampliar esse efeito, principalmente em locais com asfalto ruim.

Porém, apesar de todas essas vantagens é sempre importante que você pense em qual tamanho do pneu lhe dá mais segurança no pedal, algo que é bem particular de cada ciclista.

Lembrando que essa informação pode ser lida no segundo número impresso no pneu, sendo que nas bikes de 700cc (a mais comum nos modelos de estrada) esse número está expresso em milímetros.

Tipo de pneu

pneus para bicicleta de estrada
diferença entre os pneus Clincher, Tubeless e Tubular

Tubular

pneus para bicicleta de estrada
Pneu tubular Continental Giro

É o tipo mais caro, porém também é o mais resistente a furos, além de apresentar outras vantagens como maior velocidade, maior facilidade de substituição e menor resistência à rodagem.

Contudo, eles não podem ser remendados e são mais difíceis de serem transportados do que uma simples câmara de ar.

O tubular ainda é o modelo preferido pelos ciclistas profissionais e por quem participa de competições.

Clincher

Pneus para bicicleta de estrada
Pneu Continental Grand Sport Race 700×25

É o tipo mais comum de pneu para bicicleta de estrada e apresenta algumas vantagens interessantes como preço mais acessível, são mais fáceis de serem trocados e ainda de serem transportados.

Você pode encontrar alguns modelos dobráveis desse pneu, com bordas feitas de tecido rígido e durável, que não estica, porém é maleável. Já os modelos não dobráveis contam com um fio de aço ao invés do tecido rígido e por isso não podem ser dobrados.

Os pneus dobráveis costumam ser mais caros, porém são mais rápidos e mais leves, além de terem uma aderência melhor.

Tubeless

pneus para bicicleta de estrada
Pneu Schwalbe Onde Tubeless Evo 700x25c

A palavra tubeless significa pneu que não precisa de câmara de ar. Embora ele seja mais comum nas mountain bikes, também existem pneus para bicicleta de estrada com essa tecnologia.

Dentro do pneu existe um líquido viscoso capaz de criar uma vedação quando algum furo acontece. Ou seja, ao furar o pneu, o próprio ar interno faz com que o líquido seja direcionado para o local do furo, remendando-o automaticamente.

Contudo, vale lembrar que esse tipo de pneu precisa de uma roda própria, o que pode encarecer o processo.

Escolher entre os tipos de pneus para bicicleta de estrada dependerá muito dos usos e da sua exigência. Se você vai competir, o pneu tubular é o mais indicado, já para os treinos é melhor dar preferência ao clincher, que é mais barato.

Calibragem dos pneus para bicicleta de estrada

pneus para bicicleta de estrada
Indicação para calibragem no detalhe do pneu

Este ponto não está diretamente relacionado com a escolha dos pneus para bicicleta de estrada, mas é um fator que você sempre deve se atentar e que pode variar dependendo do terreno onde você for pedalar.

Na lateral do seu pneu você pode conferir a calibragem mínima e máxima indicada pelo fabricante e é muito recomendável ficar dentro desses números.

Um pneu com uma calibragem menor consegue promover maior estabilidade, contudo você terá de fazer mais esforço. Enquanto um pneu com uma calibragem maior oferece mais velocidade, mas pode “quicar” no asfalto irregular (por isso a importância de considerar o local onde você vai pedalar).

Onde posso comprar pneus para bicicleta de estrada?

Na internet você costuma encontrar pneus para bicicleta de estrada com bom preço. Separamos alguns links onde você pode pesquisar o pneu ideal pra sua bike com preços atualizados. Basta clicar nos links abaixo:

Dicas finais

Além de todas essas dicas, sempre fique de olho na qualidade do pneu que você está comprando. Geralmente pneus muito baratos oferecem 3 problemas graves: resistência e durabilidade menor e maior arrasto.

O arrasto está relacionado ao quanto de esforço o ciclista tem de fazer para pedalar, sendo que pneus de boa qualidade cansam menos, porque exigem menos do ciclista. A resistência e a durabilidade estão diretamente relacionados ao tempo de troca, que acabam tornando os pneus baratos, opções mais caras.

E, então, gostou dessas dicas de pneus para bicicleta de estrada? Tem outras dicas para contribuir com este post? Deixe um comentário para gente e ajude mais ciclistas a encontrarem o pneu ideal!

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4 COMMENTS

  1. Olá. Eu realizei uma viagem de speed pelo Vale Europeu em Santa Catarina nos dias 21 a 23 de março. Fui sozinho. Gostaria de compartilhar com pequeno resumo e algumas imagens. Como posso fazê-lo? Atenciosamente,
    João Carlos Vechio
    e-mail joaovechio@gmail.com

  2. Bom dia André, há poucas informações sobre o assunto e tenho observado uma tendência nas bicicletas de estrada, modelos 2019 e 2020 quanto ao uso de pneus mais largos, 28 e 32, bem como o uso de freios a disco. Atualmente utilizo 25 mas vou testar o 28 limite para minha bike e analisar o que muda, conforto, arrasto, rendimento.

  3. Olá Eduardo, obrigado por seu comentário. Os freios à disco demoraram um pouquinho pra emplacar nas bikes de estrada por conta das discussões sobre segurança. Mas agora já são uma realidade e uma tendência nas bikes. Eu também utilizo pneus 25, e tive uma experiência com pneus 32 na Specialized Diverge que gostei muito. Dependendo do seu estilo como ciclista, acho que vai gostar dos pneus 28.
    Grande abraço e boas pedaladas 🙂

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