4 dicas imperdíveis sobre rodas para bicicleta de estrada!

0
49
rodas para bicicleta de estrada
Rodas Clincher Shimano Dura Ace 9100 C40 Carbon

As rodas para bicicleta de estrada são muito importantes para o desempenho e o conforto no esporte.  Elas são responsáveis pela rodagem e também por pontos importantes como: a capacidade de segurar o pneu, o acionamento dos freios e a garantia de que você poderá pedalar em terrenos variados sem que a sua bicicleta sofra nenhum dano.

Porém, quem já se aventurou comprando rodas para bicicleta de estrada deve ter notado que existe uma infinidade de itens e possibilidades. Isso tudo torna a “missão” de comprar um pneu algo muito complicado e difícil para quem não está acostumado com todos esses termos.

Esse é o seu caso? Então continue lendo este post e veja as dicas importantes que separamos sobre rodas para bicicleta de estrada!

1- Entenda a “anatomia” das rodas para bicicleta de estrada

Rodas para bicicleta de estrada Vzan Concept Clincher
Rodas para bicicleta de estrada Vzan Concept Clincher

As rodas de estrada são formadas, basicamente, por algumas partes:

  • eixos: são os componentes centrais das estruturas das rodas.As rodas sempre giram nos eixos, que por sua vez passam por dentro dos cubos, servindo como apoio para os rolamentos. É possível encontrar eixos com diâmetro e largura variados, já que eles se relacionam com o garfo, a suspensão e o quadro em que serão montados;
  • cubos: como dissemos é por onde passam os eixos e também é onde os raios são fixados. É muito importante sempre considerar o tipo de rolamento que o cubo possui. Rolamentos de qualidade oferecem menor necessidade de manutenção e uma rolagem mais “solta”. No cubo traseiro, se atente ao mecanismo de engate – quanto mais pontos de engate, menos rotação da pedivela para começar a tracionar a roda;
  • raios: ficam presos aos cubos e aos aros e podem ser de titânio, carbono, alumínio ou aço. Os de melhor qualidade são mais leves e têm menos risco de falhas. Também existem diferentes tipos de enraiamento que variam de acordo com quantas vezes o raio cruza com os vizinhos. Quanto mais cruzamentos, mais forte é a roda e também mais pesada;
  • nipples: os raios passam por uma porca especial chamada de “nipples”, que permite o ajuste da tensão do raio;
  • aro: nas bikes de estrada o mais comum são aros de 700C que equivale ao diâmetro de 29” nas mountain bikes. A largura do aro é algo importante porque existem pneus que apenas podem ser usados em determinadas faixas de largura. É o aro que segura o pneu e que fornece uma superfície de frenagem para as bikes.

2- Entenda o seu tipo de pedal e as características das rodas

As rodas para bicicleta de estrada podem variar de acordo com o tipo de pedal que você realiza com mais frequência e por isso é importante saber o que cada uma pode oferecer de vantagem e desvantagem.

rodas para bicicleta de estrada Boyd Clincher Carbon
Rodas de carbono Boyd 60mm. Detalhe para o perfil de parede alta

As rodas para bicicleta de estrada podem ser classificadas de acordo com o tamanho da parede do aro.

Os tipos mais comuns são:

  • Shallow Section (aros de secção rasa): são os modelos mais comuns e fornecem um bom nível de força, dando ao ciclista uma rodagem agradável e confortável. Essas são rodas versáteis e que podem ser usada para quase todas as necessidades. Os preços podem variar dependendo do material, sendo as de fibra de carbono as mais caras;
  • Mid Section (aro de secção intermediária): não são muito populares, mas combinam aro leve e ganhos aerodinâmicos, assim são rodas leves para fazer subidas e rápidas o suficiente para as estradas mais planas;
  • Deep Section (aro de perfil alto): são as que produzem maior velocidade para pedalar na estrada porque cortam o vento com facilidade. Elas são mais indicadas para pedais em áreas planas que é onde a aerodinâmica funciona melhor, mas graças à evolução da sua tecnologia podem também ser usadas em terrenos mais acidentados.

Todas essas são rodas aerodinâmicas, ou seja, que oferecem benefícios aerodinâmicos em velocidades um pouco mais altas. Outra possibilidade é investir em uma roda de treinamento que é mais durável, mais barata e uma escolha interessante para usar no dia a dia, sem ter que fazer um grande investimento.

3- Saiba quais tipos de pneus as suas rodas suportam

Existem basicamente 3 tipos de pneus para bicicletas de estrada e cada um deles precisa de uma roda específica. Assim, temos as seguintes opções:

Rodas Clincher

rodas para bicicleta de estrada
Rodas Clincher Shimano Dura Ace 9100 C40 Carbon

São indicadas para os pneus clincher que usam câmaras internas para funcionar corretamente. De longe são os pneus mais usados nas bikes de estrada. Oferecem fácil manutenção e instalação. O pneu é mantido na posição devido a presença de uma pequena borda no aro e também a alta pressão da câmara de ar;

Rodas para pneus tubulares

Rodas para bicicleta de estrada Vzan Concept Carbon 50
Rodas tubular Vzan Concept Carbon 50

As rodas para bicicleta de estrada tubulares mais leves e rápidas que as rodas de clincher porque o pneu é “colado” diretamente na roda, dispensando a borda. Outra diferença é que existem versões de rodas tubulares feitas em carbono (até com aros em carbono), diferente das clincher que são, geralmente, em alumínio;

Rodas para pneus Tubeless

rodas para bicicleta de estrada tubeless
Roda compatível com pneu tubeless Zipp 404 Carbon

São rodas são compatíveis com os pneus tubeless – pneus sem câmaras de ar. Em geral são um pouco mais pesadas porque o aro conta com um material extra para fornecer uma vedação hermética para os pneus tubless. A vantagem é que as chances de furo são muito menores.

4- Entenda a diferença entre os materiais usados nas rodas

rodas para bicicleta de estrada Vzan Futura
Roda Vzan Futura em alumínio

Você poderá encontrar rodas para bicicleta de estrada em fibra de carbono ou em alumínio. Esse último está presente na maior parte das rodas, principalmente aquelas com valores mais acessíveis. Já as rodas de fibra de carbono são usadas por quem precisa de alto desempenho e leveza, algo fundamental nas corridas e competições.

Rodas Cannondale Hollowgram Si Carbon
Rodas Cannondale Hollowgram Si Carbon

Além de todas essas dicas, é importante ainda que você considere o tipo de freio que está usando. Atualmente encontramos tanto o sistema de pastilhas quanto o freio à disco nas bicicletas de estrada. Na hora da compra você deve buscar uma roda compatível com o seu sistema de freios.

Onde posso comprar rodas para bicicleta de estrada?

Com o crescimento dos marketplaces você já consegue encontrar rodas com bons preços pela internet. Separamos alguns links onde você pode pesquisar a roda ideal pra sua bike com preços atualizados. Basta clicar nos links abaixo:

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado a saber mais sobre as rodas para bicicleta de estrada.

Fique ligado também no nosso Canal do YouTube. Lá temos uma playlist chamada Guia de Produtos para Ciclistas com muita informação e dicas sobre produtos e acessórios para bike, além de muito conteúdo sobre treinamento!

Espero vocês por lá!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here