Potência no ciclismo: usando a força para melhorar seu desempenho nos pedais

0
1146
Potência no ciclismo
Dados de potência no ciclismo em um ciclocomputador Garmin

A potência no ciclismo é uma das valências centrais para se pensar o treinamento da modalidade. Afinal, estamos falando da força que fazemos para pedalar, transformando isso em velocidade e desempenho!

Nesse artigo eu vou falar um pouco sobre a potência no ciclismo e as formas de treinamento e mensuração através dos medidores de potência, que pouco a pouco vão se diversificando no mercado das bikes.

Esse post faz parte de uma série onde explico sobre as 3 principais formas de se monitorar e orientar o seu desempenho no ciclismo. Se quiser conhecer as outras duas, basta clicar no link.

Potência e Potência no Ciclismo

Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

Lembrando das nossas aulas de física nos tempos de escola, temos o conceito de potência como uma grandeza que determina a quantidade de energia aplicada por uma fonte a cada unidade de tempo.

De uma maneira geral, associamos a potência à força. Então podemos dizer que a Potência no Ciclismo é a força que aplicamos nos pedais e que é transformada em velocidade.

Sua unidade de medida é o Watt (w). E no ciclismo relacionamos a potência com o peso do atleta, e temos como medida a proporção Watt por quilograma (w/Kg).

O que você precisa para medir a sua potência no ciclismo

Pedais com medidor de potência Look Keo
Pedais Look Keo com medidor de potência

Para medir a potência e utilizá-la como parâmetro em seus treinos de bike você vai precisar de um medidor de potência instalado na sua bike. Eles começaram como produtos muito caros, mas pouco a pouco vem se difundindo no mercado. Podemos dizer que ainda é um produto pra quem realmente quer investir nos treinos de bike.

Existem modelos variados, com aplicações diferentes na bike: modelos acoplados no pé de vela, nos pedais. 

Medidor de Potência Dura Ace

Por hora vale saber o medidor de potência vai te permitir uma série de análises sobre o seu desempenho no ciclismo, que podem te ajudar nos seus treinamentos e nos seus objetivos com o esporte.

Como utilizar a potência no ciclismo como orientação para os seus treinos.

Exemplo de gráfico com demonstrativo de potência

Ao começar a pedalar com um medidor de potência, você terá acesso a dados que são compilados por aplicativos e irão mostrar o seu desenvolvimento. Alguns modelos mostram inclusive o percentual de força aplicado por cada perna no pedal, identificando diferenças entre a perna direita e esquerda. Uma ótima ferramenta para a técnica da pedalada.

A dica inicial é fazer os pedais que você faz normalmente e perceber como a potência se comporta. Mas você pode também fazer da potência uma variável central dos seus treinos.

Primeiramente você deverá fazer um teste para determinar o seu limiar de potência funcional (FTP, na sigla em inglês). O FTP é a potência mais alta que você consegue sustentar durante 60 minutos.

Para ciclismo existem alguns testes para determinar o seu FTP. Eles geralmente são feitos em bicicletas estacionárias com medidores de potência, em locais especializados.

Assim que definimos o FTP podem ser calculadas as zonas de treinamento de potência, para que sejam definidas de maneira mais exata a carga de cada treinamento.

Dica: como obter o melhor do seu treinamento de potência no ciclismo

Direitos autorais: auremar / 123RF Imagens

Seguindo essas orientações você vai conseguir acompanhar os dados sobre a sua potência nos pedais.

Mas é importante destacar que um profissional de Educação especializado em ciclismo poderá utilizar esses dados para ajustar de forma ótima o volume e a intensidade dos seus treinos, de acordo com seus objetivos com a modalidade.

Treine da maneira correta e aproveite o melhor do ciclismo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here