Como organizar uma cicloviagem por conta própria

4
2042
Em viagem pela Mantiqueira em 2015. Foto: Marcos Adami

Atualizado em 17/06/2019

Eu digo sempre que o cicloturismo é uma atividade acessível a todo estilo de viajante. E esse post é pra você que pensa em organizar cada passo (ou pedalada) da sua cicloviagem por conta própria.

Eu separei aqui as etapas que considero importantes, todas com explicações e materiais do blog que vão te permitir aprofundar no assunto e botar a sua bike na estrada.

E no final do post eu indico alguns pontos que considero positivos – e alguns desafios – em organizar uma cicloviagem por conta própria.

[Nota do blog]: Como cada cicloturista (ou cada cicloviagem) tem suas preferências, eu fiz também um post com 6 vantagens de fazer cicloturismo com uma agência especializada. É só clicar e conferir.

Como organizar uma cicloviagem por conta própria?

Organizar uma viagem de bike não é difícil, mas exige método. É importante separar todas as etapas e cuidar de tudo o que precisa para cada uma delas. Eu costumo fazer uma “brincadeira” (que funciona!) e dividir a palavra cicloturismo:

1 – Planejamento do CICLO (tudo relativo à bike):

em Wenceslau Braz (MG). Foto: André Schetino

Vai levar a sua bike ou alugar no seu destino? Caso a opção seja alugar uma bike, temos um post sobre aluguel de bicicletas para cicloturismo que mostra como o serviço funciona (link abaixo).

  • Qual bike levar e como levar a bike: caso opte por ir com a sua bike. Vai sair de casa pedalando ou vai transportar a bike no ônibus, trem, avião, barco, carro…
  • preparação física até a data da viagem: o condicionamento está em dia para pedalar o percurso planejado?
  • o que levar na viagem e como levar as coisas na bicicleta: alforjes, carretinhas, racks, bikepacking etc;

1.1 – Conteúdos e materiais do blog que podem te ajudar nesta etapa:

2 – Planejamento do TURISMO (tudo relativo à viagem):

  • Planejamento do roteiro: por onde você vai pedalar? Temos um post que ensina a elaborar roteiros de cicloturismo
  • Planejamento da hospedagem: depois de um dia todo pedalando, a escolha de onde vai passar a noite é muito importante.
  • Organização da documentação necessária: grande parte dos destinos (especialmente os internacionais) exigem passaporte, visto, e em alguns casos, vacinas.

2.1 – Conteúdos e materiais do blog que podem te auxiliar nessa etapa

Autonomia: a principal vantagem de organizar uma cicloviagem por conta própria

cicloturismo em estrada de terra
Eu em cicloviagem por Gonçalves (MG). Estrada de terra batida em ótimo estado. Foto: Marcos Adami.

Organizar uma cicloviagem por conta própria te permite autonomia sobre todos os processos da viagem. Para quem busca esse tipo de experiência, essa é a principal vantagem.

Lembrando que essa autonomia pode ser relativizada no caso de viagens em grupo, onde você talvez precise entrar em acordo com os companheiros de pedal sobre alguns pontos. Mas não deixa de existir uma autonomia do grupo, não é mesmo?

Uma viagem autônoma te permite:

  • Adaptar – você terá mais facilidade para adaptar o roteiro. Se quiser ficar mais alguns dias em determinado local, mudar o trajeto enfim.
  • Personalizar – você escolhe tudo: cada hospedagem, roteiro, paradas, locais de alimentação etc;

Alguns desafios em organizar uma cicloviagem por conta própria

Se você busca a máxima autônomia em suas viagens, nenhum desses pontos será problema. Mas para organizar cada detalhe da viagem você deve levar em conta alguns desafios, como por exemplo:

  • Arrumar companhia – organizar uma cicloviagem por conta própria não significa necessariamente viajar sozinho. Porém, sabemos que costuma ser um pouco mais difícil encontrar pessoas dispostas – tanto do ponto de vista do preparo físico quanto com a mesma disponibilidade de tempo – a encarar uma cicloviagem em grupo.
  • Tempo – todas essas etapas de organização acabam tomando um certo tempo. Pesquisar destinos, roteiros, locais, enfim. Isso pode ser um problema pra quem tem a vida um pouco agitada. Mas nada impossível se começar com antecedência e ir fazendo aos poucos.
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

4 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here