Mochila de hidratação: o guia completo para tirar todas as suas dúvidas!

0
253
mochila de hidratação

Na hora de encarar aquele pedal um pouco mais longo, quem nunca ficou na dúvida se as famosas caramanholas “dariam conta do recado”? Embora elas sejam as opções mais comuns, não são as únicas no mercado. Para quem deseja fazer pedais com mais conforto, a mochila de hidratação pode ser uma ótima escolha.

Fácil de carregar, com capacidade bem maior e utilidade até mesmo em outros esportes, a mochila de hidratação tem conquistado cada vez mais adeptos – e também criado uma série de dúvidas em quem pretende adquirir esse item.

Esse é o seu caso? Então esse post vai te ajudar. Continue a leitura e veja as informações bem bacanas que separamos!

O que é a mochila de hidratação e como ela funciona?

Mochila de Hidratação Curtlo Hydra 2L
Mochila de Hidratação Curtlo Hydra 2L

A mochila de hidratação, embora esteja “na moda”, não é um item recente. Ela foi criada na década de 80 por Roger Fawcett. Na época, ele notou que o cantil que usava era insuficiente para mantê-lo hidratado debaixo do sol fortíssimo do Texas.

Pensando em uma solução mais eficiente, ele desenvolveu uma mochila feita com um tecido impermeável e que ainda conseguia manter a água mais fresca do que o antigo cantil. A ideia fez sucesso e com o tempo foi evoluindo até os modelos que temos hoje.

Atualmente, é possível encontrar uma variedade imensa de modelos de mochilas de hidratação, algumas com capacidades para mais de 30 litros (conjunto mochila + reservatório). É claro que essa variedade de modelos também acaba fazendo com que os valores sejam diversos.

Apesar dos inúmeros tipos de mochilas, basicamente podemos dizer que todos funcionam de modo semelhante. Elas são quase todas produzidas com um tecido especial, um reservatório de água e uma mangueirinha que facilita o uso enquanto você pedala.

reservatório 2l mochila de hidratação Camelbak
Detalhe do conjunto reservatório de água + mangueira

Muitos modelos contam com uma construção diferenciada para a parte das costas. Isso evita que o ciclista transpire muito por usar a mochila e também que o calor do corpo acabe aquecendo a água.

Detalhe do tecido respirável nas costas da Mochila Camelbak Circuit Vest 1,5L
Detalhe do tecido respirável nas costas da Mochila Camelbak Circuit Vest 1,5L

Ainda é possível encontrar modelos com vários compartimentos. Estes são opções interessantes para quem quer levar algumas coisas no pedal além do reservatório para hidratação.

E a variedade não para por aí. Nas lojas, você pode encontrar versões com presilhas nas alças que fazem com que a mochila de hidratação se mantenha no lugar durante toda a pedalada, oferecendo mais conforto ao ciclista.

O compartimento interno (onde a água é reservada) também pode variar. O modelo mais comum tem uma abertura feita em rosca ou com uma trava deslizante (parecida com um zíper).

A mangueira pela qual você bebe a água também conta com um dispositivo interno, evitando respingos e vazamentos. Na maioria dos modelos o ciclista precisa morder a mangueirinha para liberar o líquido.

Quais as vantagens da mochila de hidratação?

Mochila de Hidratação Curtlo Rox 2 litros
Mochila de Hidratação Curtlo Rox 2 litros

Agora que você já compreendeu um pouco mais sobre como a mochila de hidratação funciona pode estar se questionando se ela é realmente vantajosa, ou se contar apenas com a caramanhola já é suficiente.

Responder a essa questão dependerá muito das suas preferências pessoais. Por exemplo, do quanto você se dedica aos pedais, se costuma fazer passeios mais longos, se pretende viajar com a bike e muitas outras variáveis. Veja alguns pontos positivos da mochila de hidratação.

Água sempre fresca

Mesmo para quem faz passeios menores ou está iniciando no mundo do pedal, a mochila de hidratação pode ser vantajosa. Isso porque ela permite ter muito mais conforto (evitando o problema da água quente, algo comum em muitas caramanholas, principalmente nos dias de verão intenso).

Mais quantidade

Em relação à quantidade de água armazenada também é mais vantajoso optar pela mochila, pois ela consegue armazenar entre 1,5 a até 3 litros de água, enquanto as caramanholas não costumam passar dos 750 ml.

Transporte de outros itens

Mochila de Hidratação Camelbak Lobo 3L
Mochila de Hidratação Camelbak Lobo 3L.

Porém, uma das grandes vantagens da mochila de hidratação é a facilidade que ela oferece ao ciclista. Com ela, você poderá levar para o seu pedal muitos itens além da água, como ferramentas, alimentos, kit remendo, telefone celular, entre outros.

Como a mochila de hidratação é produzida com um design especial, não incomoda durante a pedalada e interfere menos no seu desempenho, quando comparada às mochilas tradicionais.

Porém, é claro, que a mochila de hidratação também pode apresentar algumas desvantagens, como:

  • modelos sem preocupação com o costado, que podem fazer o ciclista sentir mais calor na parte das costas pela falta de ventilação;
  • modelos que podem aquecer ou esfriar as costas, deixando a pedalada desconfortável;
  • manutenção que exige mais cuidados do que as caramanholas, com limpezas frequentes;
  • valor mais alto do que as caramanholas.

Como escolher a mochila de hidratação?

Mochila de Hidratação Camelbak Hidrobak 1,5L
Mochila de Hidratação Camelbak Hydrobak 1,5L

Depois de analisar os últimos tópicos, a vontade de levar a primeira mochila de hidratação para casa está grande? Então confira alguns pontos importantes que separamos e que podem ajudar a tornar a sua escolha mais fácil.

Tamanho da mochila de hidratação

Mochilas de hidratação High Sierra
Mochilas de hidratação High Sierra

Antes de sair às compras, pense exatamente qual será o uso que a mochila terá.

Você pretende usá-la apenas para passeios eventuais com os amigos, ou daqui um tempo ela será aproveitada em pedais mais longos e até viagens? Você costuma fazer trilhas longas em locais sem água à disposição? Você quer uma mochila apenas para se hidratar, ou também deseja transportar itens nela?

Esses dados ajudam a definir o tamanho ideal da mochila de hidratação e do reservatório de água. Na maior parte das vezes, trilhas de curta duração comportam muito bem mochilas com capacidade entre 1,5L a 2L.

Conforto do modelo

mochila de hidratação probike titanium
mochila de hidratação Probike titanium

Como dissemos nos tópicos anteriores, o costado é um ponto importante na construção da mochila e por isso vale à pena se atentar a esse detalhe. Se for possível, tente experimentar a mochila antes da compra (nem que seja apenas vestir uma mochila em uma loja física para depois garantir descontos em compras virtuais).

Analise o tipo de tecido usado, se ele se preocupa em gerar uma ventilação para as costas do ciclista, se consegue manter a água em temperatura agradável, se as alças possuem ou não presilhas e também se são confortáveis e se ajustam as suas costas.

Mulheres, atenção: a dica especial é dar preferência aos modelos com alças curvas ou até triangulares, que ajudam a distribuir melhor o peso.

Outra dica valiosa é sempre preferir pelos modelos com faixa peitoral e abdominal. Essas faixas deixam a mochila mais presa ao corpo, evitando o desequilíbrio.

Reservatório e mangueira

reservatório mochila de hidratação
Detalhe de reservatório de 2 litros e mangueira

Os modelos de mochila de hidratação também podem contar com vários tipos de reservatórios. É importante ficar atento ao tipo de abertura e fechamento, que deve ser simples e facilitar a limpeza, melhorando a conservação do item. As que têm bocas maiores são mais fáceis de serem higienizadas.

Outro ponto que merece cuidado é o tipo de válvula. As mais indicadas são as que possuem uma espécie de torneira, evitando vazamentos indesejados que podem comprometer o seu pedal.

A direção da mangueira também merece cuidado. Os modelos mais simples costumam ter mangueiras que passam apenas por um lado do ombro. O melhor são os que permitem rotear pelos dois lados, favorecendo o conforto e o uso.

Mochila de hidratação: dicas extras e importantes!

Mochila Camelbak Circuit Vest 1,5L
Mochila Camelbak Circuit Vest 1,5L

1) Preste atenção ao interior da mochila

Além de todos esses itens, você ainda pode conferir como é o espaço interno da mochila de hidratação. Note se ela possui bolsos e divisórias, prendedores de chave, porta celular e suporte para bomba, por exemplo. Esses detalhes facilitam a organização e deixam os itens mais importantes sempre à mão.

2) Use corretamente

A forma de usar a mochila de hidratação precisa ser considerada, evitando desconfortos. A dica é colocar os itens mais pesados na parte debaixo, e os mais leves em cima, favorecendo a distribuição do peso nas costas.

A altura também conta na hora de oferecer conforto. O indicado é deixá-la sempre no meio das costas, de maneira centralizada. Para saber se ela está adequada, basta verificar se o tamanho que sobra das alças está semelhante.

Para quem vai fazer passeios ou viagens mais longas, pode ser recomendado aliar o uso da mochila de hidratação com caramanholas com isotônicos ou até maltodextrina. Essa prática evita a desidratação e oferece mais conforto.

Já para quem tem o hábito de pedalar à noite, a dica é preferir pelos modelos de mochila com tecidos e materiais refletivos, que aumentam a segurança.

3) Peça por dicas de amigos

Se, mesmo depois de experimentar e ler sobre alguns modelos, você ainda tiver dúvidas, converse com outras pessoas que pedalam e usam a mochila de hidratação. Analise  as marcas que eles preferem, os modelos, os tamanhos e outras informações.

Onde posso comprar a minha mochila de hidratação?

Mochila de hidratação Northpak Hidro Ocean
Mochila de hidratação Northpak Hidro Ocean

Se você leu esse post Guia e viu que a mochila de hidratação pode deixar os seus pedais mais confortáveis, é hora de escolher o modelo ideal pra você. Os modelos mostrados nesse post (e muitos outros) podem ser pesquisados nos links abaixo, com preços atualizados:

Espero que esse post tenha te ajudado com dicas e informações sobre mochila de hidratação. Se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário pra gente! E para não perder nenhuma das nossas postagens, com dicas bem legais como essa, é só se cadastrar no nosso boletim mensal – e receber conteúdos diretamente no seu e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA