O Ciclismo Indoor é uma possibilidade para continuar treinando dentro de casa. A metodologia permite controlar a intensidade e criar dinâmicas de exercícios exclusivas de acordo com os seus objetivos.
Você sabia que tem como continuar pedalando, sem riscos e com a mesma intensidade, dentro de casa? O nome dessa prática é Ciclismo Indoor. É uma ótima oportunidade para permanecer praticando ciclismo mesmo durante o período de isolamento social.
Seja você um triatleta, seja você um ciclista amador ou um professor de educação física, a modalidade pode ser a solução para todos os seus problemas. Faça frio, faça calor. Estejam as ruas abertas ou fechadas para pedalar. Independente do horário, os seus treinos não serão interrompidos.
E a melhor parte, é possível utilizar a sua própria bike como equipamento. A seguir, entenda como o Ciclismo Indoor funciona e veja o que é preciso para já começar a praticar. Confira!
O que é Ciclismo Indoor
Em uma bicicleta estacionada que simula a bike de corrida, o propósito do Ciclismo Indoor é replicar um treino ao ar livre. Tudo isso dentro de casa ou de um espaço específico, sem riscos e com o mesmo grau de intensidade.
Para trazer dinâmica e ritmo às aulas, a modalidade conta com diferentes tipos de movimento. Sempre combinado com músicas estratégicas e com exercícios de mentalização. Vale mencionar que a prática possui regras, elaborações de treinos específicos e metodologias para ter resultados.
Ao longo dos últimos anos, é crescente o número de praticantes. Isso porque diferentes tipos de pessoas podem treinar e em qualquer local. É uma opção democrática. Portanto, a falta de preparo físico, o nível de conhecimento, os riscos de acidente ou assaltos ou, até mesmo, o clima não são mais impeditivos.
Tanto é que o Ciclismo Indoor foi criado por um atleta sul-africano que queria continuar treinando mesmo no inverno rigoroso dos Estados Unidos. Alguns anos após, Vânia Ballo trouxe a prática para o Brasil com o nome de Spinning.
Como praticar Ciclismo Indoor
A prática deve ser orientada por um profissional de educação física para evitar lesões e outras complicações. Ainda que os exercícios sejam feitos dentro de um cenário controlado, sem precisar fazer curvas ou mudar de marcha, o educador é essencial para garantir bons resultados.
As principais vantagens da modalidade são a possibilidade de criar treinos com diferentes níveis e intensidades. Como já dito, desde o iniciante no universo do ciclismo ao triatleta podem se beneficiar. Para quem está começando, permite criar o hábito de pedalar, desenvolver resistência cardiovascular e muscular sem riscos
Por outro lado, para os atletas, os diferentes formatos permitem intercalar dias de treino intenso com um momento para sair da rotina e se divertir. Ou seja, o competidor pode continuar treinando, ao mesmo tempo que experimenta algo novo e descansa.
Portanto, a partir dos objetivos do praticante, o especialista criará um treino direcionado, respeitando as suas limitações. Assim como um treino tradicional, o propósito é encontrar a melhor metodologia, sem comprometer a integridade ou bem-estar daquele.
Qual bike é indicada para a prática
O ciclismo indoor pode ser praticado tanto na própria bike, com o auxílio de um rolo de treino ou por meio de uma bicicleta ergométrica. Existem, também, as bicicletas inteligentes de alto desempenho, feitas, exclusivamente, para a modalidade.
No caso da própria bike, as vantagens são a economia e a praticidade. O rolo possui diferentes modelos e valores no mercado, variando entre modelos fixos ou soltos. Com um pequeno espaço, você monta toda a sua estrutura e pode começar a pedalar.
Já no caso das bicicletas ergométricas, a vantagem é que você não se preocupa com o desgaste dos seus equipamentos. Alguns tipos de rolo podem danificar o seu pneu à longo prazo ou comprometer o funcionamento de outras peças. Porém, a experiência de pedalar é completamente diferente, além de possuir mais limitações.
Por fim, a bicicleta inteligente une a experiência das bikes tradicionais com os recursos da versão ergonométrica. Mesmo que mais caras, as versões mais completas oferecem o monitoramento de potência, cadência e frequência cardíaca, entre outros.
Qual modelo é mais indicado? Depende dos seus objetivos e do que você pretende alcançar.
Quais equipamentos são necessários para praticar Ciclismo Indoor
Igual em um treino ao ar livre, no ciclismo indoor, equipamentos são necessários para trazer qualidade, segurança e conforto. Quanto aos trajes, pode ser praticado com roupa de ginástica e/ou peças confortáveis. No entanto, é recomendado uma bermuda e uma camiseta de ciclismo.
Outra recomendação é o uso de sapatilhas. Não é obrigatório, mas evita que o pé saia do pedal. Em outras palavras, traz mais segurança e estabilidade.
Com relação aos acessórios, invista em uma garrafa de água de qualidade. Como não haverá vento para mantê-lo fresco durante a prática, é comum sentir mais calor que o normal. Por isso, outro bom investimento é em um ventilador potente. É uma peça essencial para garantir o seu conforto e bons rendimentos.
Um tapete é outro investimento sensato. Por dois motivos simples. Para quem pratica com rolos, evita que a base deslize, causando acidentes e/ou arranhe o piso. Segundo, reduz vibrações e ruídos produzidos durante a prática.
Alguns últimos detalhes que são dispensáveis, contudo, contribuem para o conforto, são os fones de ouvido com bom som e uma toalha macia.
Quais são os conselhos para quem quer começar a praticar
A primeira coisa que precisa estar clara, é que não basta só ter uma bicicleta estacionária. Da mesma forma que os treinos tradicionais, o Ciclismo Indoor exige técnicas e métodos específicos. Além disso, é preciso disciplina, cuidado com o seu corpo e com os equipamentos.
Mesmo uma bike parada em casa, necessita passar por manutenções periódicas. Alguns especialistas recomendam que a cada 100 quilômetros rodados, as correntes sejam lubrificadas. Para mais, é fundamental proteger os equipamentos do suor e das condições climáticas. Após o treino, passe um pano úmido em todas as partes.
Sobre a prática, saiba que, provavelmente, as primeiras vezes serão complicadas. Até o seu corpo se acostumar, é comum sentir dores e outros incômodos. Continue mesmo assim. Mantenha-se motivado. Mais algumas dicas práticas:
- Estabeleça metas alcançáveis;
- Teste novas modalidades de treino;
- Crie uma competição com você mesmo em prol da superação constante;
- Beba água sempre;
- Escolha roupas e equipamentos adequados;
- Elabore um plano de treino;
- Nunca pedale sem carga e aumente aos poucos.
Como treinar em casa com segurança e orientação
Tenho duas indicações pra você que deseja usar o ciclismo indoor para melhorar seu desmepenho.
1 – Para ciclistas
A plataforma FlowCycle possui aulas e treinos semanais ao vivo e gravados, com orientação profissional e custo-benefício bem melhor do que as academias presenciais. Você pode escolher os treinos de acordo com seus objetivos, seja você um ciclista de MTB e Estrada, ou alguém que busca saúde e qualidade de vida através da prática do ciclismo Indoor.
Para treinadores
Para você, que é estudante ou profissional de Educação Física e quer se especializar em treinos de ciclismo, deixamos de indicação uma plataforma para treinadores de ciclismo indoor.