Ciclismo Indoor: como melhorar seu desempenho pedalando em casa

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ciclismo indoor rolo de equilibro

O Ciclismo Indoor é uma possibilidade para continuar treinando dentro de casa. A metodologia permite controlar a intensidade e criar dinâmicas de exercícios exclusivas de acordo com os seus objetivos.

Você sabia que tem como continuar pedalando, sem riscos e com a mesma intensidade, dentro de casa? O nome dessa prática é Ciclismo Indoor. É uma ótima oportunidade para permanecer praticando ciclismo mesmo durante o período de isolamento social.

Seja você um triatleta, seja você um ciclista amador ou um professor de educação física, a modalidade pode ser a solução para todos os seus problemas. Faça frio, faça calor. Estejam as ruas abertas ou fechadas para pedalar. Independente do horário, os seus treinos não serão interrompidos.

E a melhor parte, é possível utilizar a sua própria bike como equipamento. A seguir, entenda como o Ciclismo Indoor funciona e veja o que é preciso para já começar a praticar. Confira!

O que é Ciclismo Indoor

homem fazendo ciclismo indoor

Em uma bicicleta estacionada que simula a bike de corrida, o propósito do Ciclismo Indoor é replicar um treino ao ar livre. Tudo isso dentro de casa ou de um espaço específico, sem riscos e com o mesmo grau de intensidade.

Para trazer dinâmica e ritmo às aulas, a modalidade conta com diferentes tipos de movimento. Sempre combinado com músicas estratégicas e com exercícios de mentalização. Vale mencionar que a prática possui regras, elaborações de treinos específicos e metodologias para ter resultados.

Ao longo dos últimos anos, é crescente o número de praticantes. Isso porque diferentes tipos de pessoas podem treinar e em qualquer local. É uma opção democrática. Portanto, a falta de preparo físico, o nível de conhecimento, os riscos de acidente ou assaltos ou, até mesmo, o clima não são mais impeditivos.

Tanto é que o Ciclismo Indoor foi criado por um atleta sul-africano que queria continuar treinando mesmo no inverno rigoroso dos Estados Unidos. Alguns anos após, Vânia Ballo trouxe a prática para o Brasil com o nome de Spinning.

Como praticar Ciclismo Indoor

mulher praticando ciclismo indoor

A prática deve ser orientada por um profissional de educação física para evitar lesões e outras complicações. Ainda que os exercícios sejam feitos dentro de um cenário controlado, sem precisar fazer curvas ou mudar de marcha, o educador é essencial para garantir bons resultados.

As principais vantagens da modalidade são a possibilidade de criar treinos com diferentes níveis e intensidades. Como já dito, desde o iniciante no universo do ciclismo ao triatleta podem se beneficiar. Para quem está começando, permite criar o hábito de pedalar, desenvolver resistência cardiovascular e muscular sem riscos

Por outro lado, para os atletas, os diferentes formatos permitem intercalar dias de treino intenso com um momento para sair da rotina e se divertir. Ou seja, o competidor pode continuar treinando, ao mesmo tempo que experimenta algo novo e descansa.

Portanto, a partir dos objetivos do praticante, o especialista criará um treino direcionado, respeitando as suas limitações. Assim como um treino tradicional, o propósito é encontrar a melhor metodologia, sem comprometer a integridade ou bem-estar daquele.

Qual bike é indicada para a prática

bicicleta estacionária

O ciclismo indoor pode ser praticado tanto na própria bike, com o auxílio de um rolo de treino ou por meio de uma bicicleta ergométrica. Existem, também, as bicicletas inteligentes de alto desempenho, feitas, exclusivamente, para a modalidade.

No caso da própria bike, as vantagens são a economia e a praticidade. O rolo possui diferentes modelos e valores no mercado, variando entre modelos fixos ou soltos. Com um pequeno espaço, você monta toda a sua estrutura e pode começar a pedalar.

Já no caso das bicicletas ergométricas, a vantagem é que você não se preocupa com o desgaste dos seus equipamentos. Alguns tipos de rolo podem danificar o seu pneu à longo prazo ou comprometer o funcionamento de outras peças. Porém, a experiência de pedalar é completamente diferente, além de possuir mais limitações.

Por fim, a bicicleta inteligente une a experiência das bikes tradicionais com os recursos da versão ergonométrica. Mesmo que mais caras, as versões mais completas oferecem o monitoramento de potência, cadência e frequência cardíaca, entre outros.

Qual modelo é mais indicado? Depende dos seus objetivos e do que você pretende alcançar.

Quais equipamentos são necessários para praticar Ciclismo Indoor

ciclismo indoor equipamentos

Igual em um treino ao ar livre, no ciclismo indoor, equipamentos são necessários para trazer qualidade, segurança e conforto. Quanto aos trajes, pode ser praticado com roupa de ginástica e/ou peças confortáveis. No entanto, é recomendado uma bermuda e uma camiseta de ciclismo.

Outra recomendação é o uso de sapatilhas. Não é obrigatório, mas evita que o pé saia do pedal. Em outras palavras, traz mais segurança e estabilidade.

Com relação aos acessórios, invista em uma garrafa de água de qualidade. Como não haverá vento para mantê-lo fresco durante a prática, é comum sentir mais calor que o normal. Por isso, outro bom investimento é em um ventilador potente. É uma peça essencial para garantir o seu conforto e bons rendimentos.

Um tapete é outro investimento sensato. Por dois motivos simples. Para quem pratica com rolos, evita que a base deslize, causando acidentes e/ou arranhe o piso. Segundo, reduz vibrações e ruídos produzidos durante a prática.

Alguns últimos detalhes que são dispensáveis, contudo, contribuem para o conforto, são os fones de ouvido com bom som e uma toalha macia.

Quais são os conselhos para quem quer começar a praticar

ciclismo indoor rolo de treino

A primeira coisa que precisa estar clara, é que não basta só ter uma bicicleta estacionária. Da mesma forma que os treinos tradicionais, o Ciclismo Indoor exige técnicas e métodos específicos. Além disso, é preciso disciplina, cuidado com o seu corpo e com os equipamentos.

Mesmo uma bike parada em casa, necessita passar por manutenções periódicas. Alguns especialistas recomendam que a cada 100 quilômetros rodados, as correntes sejam lubrificadas. Para mais, é fundamental proteger os equipamentos do suor e das condições climáticas. Após o treino, passe um pano úmido em todas as partes.

Sobre a prática, saiba que, provavelmente, as primeiras vezes serão complicadas. Até o seu corpo se acostumar, é comum sentir dores e outros incômodos. Continue mesmo assim. Mantenha-se motivado. Mais algumas dicas práticas:

  • Estabeleça metas alcançáveis;
  • Teste novas modalidades de treino;
  • Crie uma competição com você mesmo em prol da superação constante;
  • Beba água sempre;
  • Escolha roupas e equipamentos adequados;
  • Elabore um plano de treino;
  • Nunca pedale sem carga e aumente aos poucos.

Como treinar em casa com segurança e orientação

Tenho duas indicações pra você que deseja usar o ciclismo indoor para melhorar seu desmepenho.

1 – Para ciclistas

A plataforma FlowCycle possui aulas e treinos semanais ao vivo e gravados, com orientação profissional e custo-benefício bem melhor do que as academias presenciais. Você pode escolher os treinos de acordo com seus objetivos, seja você um ciclista de MTB e Estrada, ou alguém que busca saúde e qualidade de vida através da prática do ciclismo Indoor.

Para treinadores

Para você, que é estudante ou profissional de Educação Física e quer se especializar em treinos de ciclismo, deixamos de indicação uma plataforma para treinadores de ciclismo indoor.

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