Como trabalhar com ciclismo: descubra o que é preciso para começar

0
4
como-trabalhar-com-ciclismo

Você sabe o que é preciso para trabalhar com ciclismo? Veja as principais vantagens da modalidade, como começar e porque vale a pena investir. Confira a seguir!

Trabalhar com ciclismo é o sonho de muitos profissionais. Une o amor por pedalar a uma das modalidades que mais cresce no Brasil. Seja como carreira ou como hobby, gera inúmeras oportunidades de atuação e desenvolvimento pessoal

Para os educadores físicos, é uma opção a mais no mercado. Desde treinadores profissionais a assessoria esportiva, possibilidades não faltam. É fundamental pesquisar antes e buscar referências. 

Isso porque é um segmento novo, ainda em fase de consolidação. Para evitar arrependimentos futuros e pequenos erros que podem comprometer a sua carreira, é preciso entender a área que você pretende se inserir.

Além de tudo, da mesma forma que acontece nos outros setores, trabalhar com ciclismo envolve estudo, investimento em capacitação e aprimoramento constante. Pensando nisso, reunimos as principais dicas para quem quer começar a trabalhar na área. Acompanhe! 

O que é preciso para trabalhar com Ciclismo

Para trabalhar com ciclismo, é preciso ser formado em Educação Física com registro no Conselho Federal de Educação Física (CREF). Além de claro, ter conhecimento na modalidade e compreender como funciona.

Com a popularização do ciclismo, as pessoas passaram a acreditar que para trabalhar na área, basta apenas ter uma bicicleta e gostar de pedalar. É aí que está o problema. Da mesma forma que outras profissões, existem regras, requisitos e normas a serem seguidas.

Quando falamos de exercício físico, é ainda mais delicado. A execução de um movimento errado ou a prática de modo incorreto pode causar problemas posturais e outras complicações para toda a vida.

Complicações as quais podem gerar dores, problemas estéticos e/ou sequelas. Por isso a formação é tão importante. Garante ao profissional conhecimento e expertise para adaptar o treino conforme a demanda de seu aluno. Assim, evita lesões à medida que realmente explora ao máximo o potencial do assistido.

Por que o ciclismo é o esporte que mais cresce no Brasil

Crédito | Fabrício Macedo

No Brasil, são inúmeros os motivos que fazem com que o ciclismo cresça ano a ano. A própria topografia do nosso país é uma das razões. Belas paisagens e trilhas de diferentes graus de intensidade são comuns. Dessa maneira, atraí pessoas de várias idades e localidades.

Existe também a questão cultural e social. Andar de bicicleta tornou-se um hábito dos brasileiros. Por isso, cada dia mais, surgem novos mercados associados à prática. Um exemplo disso são os próprios torneios. Os números de campeonatos por ano mais do que dobraram.

Outro exemplo são as rotas de cicloturismo. O setor de hotelaria e de produção de eventos vê no movimento uma possibilidade de atrair novos públicos. Como resultado, investe em estruturas que auxiliam neste crescimento e promovem a profissionalização da prática.

Todos os anos, as estatísticas surpreendem. Andar de bicicleta se tornou um estilo de vida.  Mais que isso, as pessoas se uniram e criaram uma comunidade. Quando falamos de ciclismo, agora, falamos sobre amizades, cicloviagens em conjunto, torneios em grupo, entre outras atividades.

Por que cresceu o número de pessoas que pedalam mesmo na crise

mountain bike

Enquanto pedalamos, fugimos dos problemas. A liberação de serotonina, conhecida como hormônio da felicidade, provoca a sensação de bem-estar. Por um momento, nos sentimos realmente felizes.

A crise do Covid-19 é o melhor exemplo que temos para explicar como o ciclismo pode ajudar. Quando tudo começou, ainda em 2020, aconteceu mais um salto no número de praticantes

De acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, as vendas de bike aumentaram 50% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Segundo outros dados obtidos pela Aliança Bike, em julho de 2020, as vendas de acessórios para pedalar subiram mais de 118%. Em uma época de tantas restrições, as pessoas veem o ciclismo como uma alternativa para ser livre e viver emoções.

Além do mais, é uma atividade extremamente prazerosa e relaxante, feita ao ar livre. Portanto, é uma forma de desestressar, sem ter que correr riscos. E o melhor, você pode pedalar sozinho, que a emoção permanece.

Quais as principais vantagens de trabalhar com ciclismo

Como já dito, trabalhar com ciclismo é uma oportunidade de unir o amor por pedalar a uma das modalidades que mais cresce. São inúmeras possibilidades de atuação dentro do setor. Ciclista profissional, treinador de ciclocross, professor de ciclismo indoor, entre outras.

Para mais, é uma das tendências para os próximos anos. Para você que é um profissional de educação física, além de permitir expandir a sua área de atuação, ainda cria novos segmentos de mercado.

Existe público e existe demanda. A participação de um especialista no setor das bikes pode trazer ainda mais profissionalismo para o campo e melhorar a satisfação dos praticantes. Afinal, nada melhor do que um expert para orientar e tirar dúvidas.

Como trabalhar com ciclismo

Gary West, técnico de ciclista de pista, com a campeã olímpica Anna Meares – Créditos | Clearinghouse for Sport, Australian Sports Commission

Infelizmente, são pouquíssimas as universidades que possuem o ciclismo na grade curricular. Para as que têm, normalmente, é ministrado de uma forma superficial, sem aprofundamento. Logo, o futuro profissional saí da faculdade somente com o básico.

Neste sentido, para quem quer atuar na área, é necessário buscar uma forma de se especializar e criar um diferencial competitivo. Uma boa alternativa para isso é investir em um curso de capacitação para complementar a sua formação.

Como vimos ao longo deste artigo, o mercado de ciclismo é um dos que mais cresce. Para trabalhar na área, é necessário ser um educador físico e possuir experiência na modalidade. Experiência ao qual pode ser obtida por meio de cursos, participação em eventos e palestras.

Deixamos de indicação o nosso próprio curso: Treinador de Ciclismo. É totalmente online, com bônus de aulas ao vivo e modelos de planilha para facilitar a sua rotina.

As aulas são ministradas pelo André. Com mais de 20 anos de experiência e uma certificação concedida pela USA Cycling, federação de ciclismo norte-americana, ele é um especialista no assunto.

É uma ótima oportunidade tanto para quem está começando, quanto para quem já conhece mais do segmento. Confira!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here