6 benefícios do ciclismo indoor que o tornam a solução perfeita para o cenário atual

0
3
beneficios-ciclismo-indoor

Os benefícios do ciclismo indoor vão além do ganho de condicionamento físico. A modalidade oferece uma maneira divertida e intensa de se exercitar, sem sair de casa. Entenda!

Para quem ama pedalar e busca uma forma de treinar em casa, sem riscos, o ciclismo indoor é a opção perfeita. A modalidade une ambas as características em uma solução dinâmica, divertida e que entrega ótimos resultados.

Por causa disso, é crescente o número de praticantes no Brasil e no mundo, principalmente durante a pandemia. Você pode fazer as aulas em uma academia ou mesmo em casa, e a prática traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. A seguir, confira alguns desses benefícios. Acompanhe!

Condicionamento Físico

ciclismo indoor equipamentos

Engana-se quem pensa que devido ao fato da bicicleta ser estacionária, o ciclismo indoor oferece menor grau de intensidade. Pelo contrário, quando orientado por um profissional qualificado, traz os mesmos resultados (ou até superiores) de um treino ao ar livre.

Isso porque podem ser utilizados pesos, variações nos movimentos e diferentes formatos de treino para simular o percurso e os desafios encontrados. Assim como outras atividades físicas, melhora o condicionamento físico e a resistência.

Além disso, por mesclar um exercício aeróbico de média-alta intensidade, auxilia na circulação sanguínea e na respiração. No primeiro caso, durante a prática, os esforços para realizar os movimentos promovem melhor circulação do sangue pelo corpo.

Como resultado, no segundo caso, o pulmão funciona de forma mais eficiente e distribui oxigênio com mais velocidade para o resto do corpo. O coração bombeia o sangue no ritmo correto, reduzindo as chances de um ataque cardíaco. A distribuição de nutrientes pelas células acontece de forma mais assertiva, melhorando o funcionamento do corpo como um todo,  entre outras vantagens.

Neste momento, é fundamental estar vestido com roupas confortáveis, ideais para a prática, para evitar o superaquecimento do corpo e aproveitar ao máximo o seu treino.

Emagrecimento

Crédito | Globo Esporte

Por ser um exercício de alta intensidade, o ciclismo indoor favorece a queima de gorduras. Quando executado de forma correta e com uma dieta balanceada, a queima se torna um déficit calórico que causa o emagrecimento.

Segundo Charlie Seltzer, médico da obesidade e especialista em exercícios, além dos ganhos/perdas em medidas, a prática auxilia no controle da pressão, dos níveis de insulina e da frequência cardíaca.

Para mais, acelera as funções metabólicas, o que por si só, já auxilia no processo de emagrecimento. No entanto, uma coisa precisa ficar clara. No ciclismo indoor, a perda de peso acontece de forma gradual, perdendo gordura de todo o corpo.

Logo, para quem busca, por exemplo, reduzir gordura localizada, pode não ser a melhor das opções. Por outro lado, para quem quer melhorar a resistência e tonificar os músculos da parte inferior, como a panturrilha, os glúteos e a coxa, a modalidade será uma ótima escolha.

Praticidade e segurança

ciclismo indoor rolo de treino

Em qualquer lugar, desde que com os equipamentos corretos, é possível praticar o ciclismo indoor. Faça dia, faça sol. Independente da temperatura, nada impedirá você de treinar. Somente a sua vontade.

Uma das maiores vantagens da modalidade é justamente a praticidade. Você pode se exercitar com o auxílio de uma bicicleta ergométrica (as tradicionais de academia), com uma bike inteligente ou com a sua própria bicicleta. No último caso em específico, é preciso apenas investir em um modelo de rolo que se enquadre aos seus objetivos.

Além do mais, se você já tem a sua bike, os custos reduzem drasticamente. Caso opte por esse formato, uma recomendação é investir em uma sapatilha para ciclismo para evitar acidentes.

Paralelamente, outro ponto que chama atenção é a questão da segurança. Tanto fatores externos, risco de furto, colisões etc, como internos, chances de cair, de se machucar, entre outros. Tudo isso pode ser evitado.

No cenário da pandemia, de isolamento social, ambos os fatores, praticidade e segurança, se unem em uma solução ideal para o bem-estar físico e emocional. Com o ciclismo indoor, você pode continuar pedalando, sem se pôr em risco. 

Aulas animadas

Crédito | Gira Junto

Para deixar tudo ainda mais divertido, é muito comum que o ciclismo indoor seja combinado com músicas animadas e dinâmicas envolventes. O objetivo é trabalhar a mentalidade para auxiliar no melhor desempenho durante a prática.

Em virtude disso, a modalidade é uma das favoritas para ciclistas profissionais e triatletas que querem continuar treinando, ao mesmo tempo em que descansam e tentam coisas novas. Mas nada impede, também, que um ciclista amador ou só alguém que queira praticar exercícios, opte pelo ciclismo indoor.

Como vimos até aqui, a prática entrega ótimos resultados. E a melhor parte, qualquer pessoa pode participar e sentir os benefícios.

Sensação de bem-estar e felicidade

trabalhar-com-ciclismo-indoor

Quando nos exercitamos, liberamos hormônios na corrente sanguínea responsáveis pela sensação de bem-estar físico e mental. Hormônios aos quais podem auxiliar no combate a depressão, a insônia, crises de pânico, ansiedade, entre outros distúrbios da mente.

Para além, já existem pesquisas que apontam que a prática constante pode ajudar a:

  • melhorar a memória e a concentração;
  • aumentar a disposição física e mental;
  • fortalecer o sistema imunológico;
  • aliviar dores e tensões emocionais;
  • elevar o humor.

Com o ciclismo indoor você faz tudo isso sem riscos e de onde você quiser. Tudo isso com poucos equipamentos.

Ser orientado(a) por um profissional qualificado

O ciclismo indoor deve ser orientado por um profissional qualificado. Ou seja, alguém formado em educação física, com expertise na área. Mesmo para quem treina por conta própria ou em uma academia, é fundamental o acompanhamento para evitar o risco de lesões.

Além do mais, somente o profissional é capaz de montar uma ficha de treino que respeita a sua individualidade, ao mesmo tempo em que traz resultados. É muito comum que as pessoas busquem por vídeos prontos na internet, totalmente genéricos, que mais trazem problemas do que ajudam.

Como vimos ao longo deste artigo, os benefícios do ciclismo indoor contribuem tanto para a saúde física quanto mental. Melhoria no condicionamento físico, emagrecimento, praticidade e segurança e aulas animadas são algumas das suas principais vantagens. Isso sem falar na sensação de bem-estar e felicidade após a prática, juntamente a ser orientado(a) por um profissional qualificado.
Se você quiser treinar ciclismo indoor seja na academia ou em casa, com orientação profissional e aulas ao vivo e gravadas, te convido a conhecer a plataforma Flow Cycle. Acesse!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here