Como treinar ciclismo indoor: escolha o treinamento ideal para você

0
4

Você sabe quais são os principais formatos para treinar ciclismo indoor? Veja o que é preciso para começar a treinar e aproveitar os benefícios da modalidade. Confira!

Treinar ciclismo indoor é uma oportunidade tanto para atletas quanto para iniciantes de continuar pedalando, à medida que encontram uma forma segura de se exercitar. A modalidade pode ser executada em casa, sem riscos e de forma prática.

Por isso, é crescente o número de praticantes nos últimos meses. Ainda mais em um cenário de tantas restrições e limitações. Com a sua bicicleta e um rolo de treino, já é possível se exercitar e sentir seus benefícios.

Pensando nisso, falaremos a seguir quais são os equipamentos necessários para treinar ciclismo indoor, quais são as principais vantagens e como treinar. Acompanhe!

O que é o ciclismo indoor

beneficios-ciclismo-indoor

O ciclismo indoor é a modalidade de treino realizada com uma bicicleta estacionária ou rolo de treino. Com o uso de carga na bicicleta e diferentes tipos de movimentos, o objetivo da prática é simular os mesmos desafios de um treino ao ar livre.

Devido à pandemia, da necessidade de isolamento social, aumentaram o número de praticantes. Isso porque o treino de ciclismo indoor une o amor por pedalar a uma modalidade que traz ótimos resultados.

Tanto para a saúde, já que a prática confere resistência e melhora o funcionamento do sistema cardiorrespiratório. Quanto à rotina de treino, visto que pode trazer os mesmos resultados de um treino ao ar livre e ser customizado para cumprir determinadas necessidades.

A melhor parte, qualquer um pode praticar. Desde quem está começando a pedalar agora a um triatleta. Cabe ao educador físico prescrever uma rotina de treinos ideal para cada um deles.

Quais são os equipamentos necessários para treinar ciclismo indoor

ciclismo indoor rolo de treino
Rolo de treino para praticar ciclismo indoor – Créditos | Cia do Pedal

Uma das maiores vantagens de treinar ciclismo indoor é a praticidade. Não é preciso muitos equipamentos para começar a praticar. Basta uma bicicleta ergométrica ou um rolo de treino para adaptar a sua própria bike.

Quanto aos acessórios, a maior parte deles serve para aumentar o desempenho. Por exemplo, a sapatilha de ciclismo evita que o pé derrape. Já as roupas especiais de ciclismo, como a bermuda de ciclismo, trazem maior conforto para a prática. 

O mesmo vale para o ventilador. Não é necessário, mas pode ajudar. Para evitar o superaquecimento do corpo e melhorar o aproveitamento do treino, o equipamento pode ser um ótimo aliado. Ainda mais para quem pratica em casa, onde a circulação de ar normalmente deixa a desejar.

Quais são as principais vantagens de treinar ciclismo indoor

bicicleta estacionária

Como dito anteriormente, nos últimos meses, aumentou o número dos praticantes de ciclismo indoor. Indicado para quem quer melhorar a sua capacidade cardiovascular enquanto faz um exercício dinâmico, a modalidade é uma das opções favoritas.

Devido à alta carga de intensidade, quando executado corretamente, o praticante consegue perceber os resultados em pouco tempo. A seguir, separamos as principais vantagens de treinar ciclismo indoor para que você compreenda de vez como a modalidade pode ser uma aliada na sua rotina de treinos.

Otimizar o tempo

Tem somente alguns minutos disponíveis por dia ou, até mesmo, um horário que não é muito bom para treinar? Está tudo bem! No ciclismo indoor, você pode se exercitar dentro da sua casa, da forma que for melhor para você. O clima não é um problema, a intensidade do circuito, nem nada parecido.

Quando orientado por um profissional qualificado, os exercícios podem ser combinados de modo a otimizar seu tempo. Não se preocupe, seus resultados não serão prejudicados por causa disso!

Sentir seguro

Segurança para não se machucar, segurança contra perigos naturais e segurança contra perigos humanos. Com o ciclismo indoor, você pode se exercitar sem riscos.

Para quem está começando, não corre o risco de desequilibrar ou causar quaisquer outros tipos de acidente. Antes de ir aos desafios do treino ao ar livre, você pode se acostumar com a bicicleta e entender como funciona.

Além disso, você treina de onde quiser, quando quiser, sem ter que se preocupar se a iluminação está suficiente, com cascalho no chão, entre outras problemáticas que comprometem o seu desempenho.

Isso sem falar que você não corre o risco de sofrer/causar um acidente de trânsito, ser furtado ou, até mesmo, assediado ou assediada pela roupa que você escolheu para treinar. Existem também as questões referentes à pandemia. Você pode praticar sozinho, em casa, sem precisar se expor e expor quem você ama.

Combinar com o treino outdoor

Quer potencializar ainda mais os seus resultados? Que tal aumentar o volume do seu treino ou combinar com outras modalidades fora da bicicleta?

Com uma música animada, alterne o ritmo dos seus exercícios. Use os pesos da bicicleta ergométrica ou das marchas a seu favor. Teste diferentes tipos de rolo de treino que permitem a você trabalhar com inclinações variadas ou, até mesmo, só aumente o seu tempo de dedicação diária.

Já no segundo caso, outra opção é, após a prática, combinar com uma rotina de exercícios. Com a orientação de um personal trainer, para evitar lesões, prepare um treino em casa para complementar o que você já fez. Use halteres, o peso do seu próprio corpo ou adaptações simples com itens do cotidiano.

Como treinar ciclismo indoor

Créditos | LG

O objetivo do treino indoor é simular as mesmas condições de um treino ao ar livre. Para isso, adapte a sua rotina de exercícios para simular morros, condições climáticas, dias quentes e outros desafios que você pode encontrar. Assim como no treino tradicional, na modalidade, também existem diferentes formatos de treino.

Treino prescrito pelo seu treinador

A partir dos seus objetivos e do que você pretende alcançar, o seu treinador criará uma rotina de exercícios adequada. Com uma planilha de treinos pronta, você se exercita quando quer, mas com as recomendações e indicações de quem entende do assunto.

Neste sentido, é fundamental procurar um educador físico, com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e com conhecimento na área. Um profissional capacitado é garantia de bons resultados, sem risco de lesões.

É o melhor formato para quem tem objetivos esportivos. Seja para treinar para provas de ciclismo ou Mountain Bike (outdoor). Seja para complementar a rotina de treinos, tudo pode ser adaptado. Você é o único responsável pelo seu sucesso.

Aulas ao vivo ou gravadas

Exemplo de aula Gravada disponível na plataforma Flow Cycle

Para quem quer emagrecer, ganhar condicionamento físico ou só fazer uma aula mais divertida, as aulas ao vivo ou gravadas são uma ótima opção. Com um treino igual para todos que assistem e ministrada por um profissional na área, o formato lembra as aulas de academia.

Até mesmo para quem está treinando profissionalmente, é uma ótima opção. Isso porque permite descansar, à medida que os treinos continuam.

Como vimos ao longo deste artigo, treinar ciclismo indoor permite unir o amor por pedalar a uma modalidade repleta de benefícios. Entre as principais vantagens, está a otimização do tempo, maior segurança e a possibilidade de combinar com o treino outdoor para potencializar os resultados. Para isso, existem dois formatos mais comuns, os treinos prescritos pelos treinadores ou as aulas ao vivo.
Para você que quer começar a treinar em casa, mas ainda não sabe por onde começar, deixamos de indicação a nossa Planilha de Treinos para Mountain Bike, Ciclismo de Estrada ou Indoor. Confira!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here