O que levar em uma cicloviagem

0
6
o-que-levar-em-uma-cicloviagem

O que levar em uma cicloviagem vai depender do tipo de cicloturista que você é, seu destino, o percurso e o clima. Entenda a seguir e veja como se organizar.

O que levar em uma cicloviagem varia de pessoa para pessoa. Para alguns, somente o mínimo é suficiente. Para outros, artigos e ferramentas para tornar o passeio ainda mais confortável.

Independente da sua escolha, lembre-se sempre: ao viajar de bike, normalmente, nós precisamos levar o peso dos nossos excessos. Portanto, escolha com sabedoria. Evite coisas demais ou itens desnecessários. Priorize o que é essencial e que faça sentido para a sua viagem.

Pensando naqueles que vão se aventurar pela primeira vez e não sabem o que levar, preparei um guia para guiar você ao montar a sua bagagem. Confira a seguir! Caso prefira assistir este conteúdo em vídeo, é só clicar no botão abaixo.

Quais fatores influenciam no que levar em uma cicloviagem

Costumo dizer que o que você vai levar na sua cicloviagem depende de quatro fatores: estilo de viagem; percurso; condições climáticas e destino. Se você quer uma aventura mais minimalista, levará o mínimo possível, sendo os itens descartáveis a sua prioridade.

Se você busca conforto, alguns artigos podem fazer toda diferença, ainda que não seja essencial. Além desses estilos, existe o ciclistas autossuficiente. Para economizar e não depender de nada e nem ninguém, ele ou ela leva tudo o que é indispensável. Em contraponto, o peso da carga é maior.

Depois disso, vem a questão do percurso e das condições climáticas. Para algumas rotas, é preciso levar equipamentos. Se for um local sem estrutura, é fundamental levar o básico, como barracas, itens de cozinha etc. 

Da mesma forma, o seu vestuário vai depender do clima. Não tem como fugir das roupas de frio e das de calor caso seja necessário. Por fim, o destino. Cada destino exigirá de você um tipo de roupa e determinados itens. Não se submeta a uma situação desconfortável sem necessidade!

Como separar os itens por categoria

Créditos | Velosurance

A melhor forma de garantir que você vai levar tudo o que é preciso para a sua cicloviagem, é se organizando. Crie listas e planeje-se. Ainda que alguns ciclistas não deem o devido valor, é um passo importante para levar tudo o que é essencial e não deixar nada importante para trás.

Como forma de me organizar antes de viajar, ao longo dos anos, desenvolvi uma metodologia própria. Separei tudo o que levo em quatro categorias básicas, que vou apresentar a seguir.

Categoria 1 – O Peso da Segurança

O Peso da Segurança são os itens que a gente espera não usar, mas precisa levar por segurança. São itens de primeiros socorros, kit de manutenção, entre outros. No meu check-list, separo:

  • Farol dianteiro e pisca traseiro (para pedalar de noite);
  • Kit remendo / camara de ar (para remendar o pneu caso necessário);
  • Bomba de ar ou de CO² (para encher o pneu remendado);
  • Kit básico de ferramentas (para fazer manutenções de urgência);
  • Extrato de corrente (*depende da região onde você vai pedalar);
  • Kit básico de primeiros socorros (considere um kit para situações de urgência. Não se esqueça dos remédios de uso recorrente).

Categoria 2 – O Peso da Necessidade

cicloturismo

O Peso da Necessidade é tudo aquilo que você vai levar e vai usar. São as suas roupas, seus equipamentos e seus documentos. Vale mencionar que no kit de higiene, separo todos os itens de higiene básica. Uma dica é transportar os produtos em potes menores.

Para vestuário, mesmo que você não utilize roupas de ciclismo, é interessante separar roupas para o pedal, pós pedal e para uso comum. Eu costumo separar duas roupas para pedal. Utilizo uma enquanto a outra está para lavar. Porém, já vi casos de pessoas que levam só uma. Desde que coloque para secar assim que você chegar, é possível.

Ao separar as suas roupas, não se esqueça de conferir as condições climáticas e os dias de viagem. Resumidamente, na Categoria 2, eu levo:

  • Kit de Higiene (shampoo, sabonete, escova, pasta-de-dente, papel higiênico etc);
  • Vestuário (roupas de pedal, pós-pedal e uso diário);
  • Kit de proteção (protetor solar, labial, repelente e óculos escuro);
  • Telefone e documentos de identificação;
  • Dinheiro (espécie, cartão, entre outros);
  • Sandálias ou chinelos.

Categoria 3 – O Peso da Diversão

Livro de catedral a catedral - caminho da fe

O Peso da Diversão são os itens que não são necessários, contudo, conferem maior diversão e conforto à nossa viagem. No meu caso, gosto de levar eletrônicos para produzir conteúdo e documentar a minha rota. 

Aqui, tudo vai depender do seu gosto. Nesta categoria, você pode colocar tudo o que não é essencial, todavia, faz sentido para você. Na minha lista está:

  • Máquina fotográfica e aparelhos eletrônicos;
  • Pilhas, baterias e carregadores;
  • Bloco de anotação e lápis;
  • Livro.

Novamente, só tome cuidado com o excesso de bagagem. Evite levar coisas que você não vai utilizar. Para os cicloturistas minimalistas, que querem levar somente o básico, esta categoria é dispensável.

Categoria 4 – O Peso da Economia

bikepacking

O Peso da Economia é para quem quer economizar e levar para a cicloviagem tudo o que é necessário para ser autossuficiente. Ou seja, você leva para o passeio tudo o que será preciso durante a sua viagem, desde a alimentação até os itens de sobrevivência.

Na minha lista está:

  • Barraca;
  • Isolante térmico;
  • Saco de dormir (depende do clima da região);
  • Alimentação;
  • Equipamentos para cozinhar;
  • Talheres;
  • Entre outros

O que levar em uma cicloviagem

Crédito | ISPO

Nos tópicos anteriores, trouxe para você uma base com tudo aquilo que considero necessário. É interessante que você adapte os tópicos conforme os seus objetivos e os seus interesses

Eu, André, já fiz uma viagem mais confortável, como também, autossuficiente. Hoje em dia, gosto de levar o mínimo necessário, com o adicional dos meus eletrônicos para produzir conteúdo.

Como vimos ao longo deste artigo, o que levar em uma cicloviagem vai depender de três fatores. O tipo de cicloturista que você é, o percurso e as condições climáticas e o destino. As três variáveis afetam a quantidade da carga e o tipo de bagagem.

Para facilitar o processo, você pode seguir as minhas quatro categorias de separação de itens.
Como forma de deixar a sua viagem ainda melhor e facilitar na sua organização, convido você a baixar o meu Checklist do Cicloturismo. Espero que ajude!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here