Jaqueta corta-vento para ciclismo: pedale no frio sem problemas!

0
969
jaqueta corta vento para ciclismo
Jaqueta corta vento Shimano Windbreak

Atualizado em 08/10/2018

Na hora de pedalar em dias ou meses de temperaturas mais baixas, a jaqueta corta-vento para ciclismo é uma ótima opção, já que ajuda a proteger do frio e do vento, mantendo a temperatura corporal e oferecendo muito mais conforto ao ciclista.

Apesar de todas essas vantagens, muitos são os ciclistas que não contam com uma jaqueta corta-vento, e o motivo para isso é a dificuldade na hora de encontrar o modelo ideal.

Se esse é o seu caso, continue a leitura desse post e veja as dicas importantes que separamos!

Jaqueta corta-vento para ciclismo: qual sua importância?

jaqueta corta-vento para ciclismo
Jaqueta corta-vento 911 da Refactor modelo feminino

Como dissemos no início desse conteúdo, muitos ciclistas não usam a jaqueta corta-vento justamente por não entenderem exatamente como ela funciona (e nem os benefícios que ela pode trazer).

Ao contrário de uma jaqueta comum de tactel, as jaquetas corta-vento são projetadas exclusivamente para o uso no pedal, sendo mais compactas e aderidas ao corpo, melhorando a sua performance. Além disso, essas jaquetas contam com uma tecnologia específica, mantendo a temperatura corporal e evitando que o ciclista sinta frio ao pedalar em meses mais gelados.

Muitos modelos ainda são impermeáveis, evitando que, ao pedalar em dias de chuva, você fique muito molhado, o que pode aumentar sensação de frio e, claro, favorecer o aparecimento de doenças e de desconforto ao pedalar.

Para quem começou a pedalar agora e não quer perder o ritmo com a chegada do outono ou do inverno, a jaqueta corta-vento é uma excelente opção e com certeza melhorará muito o seu conforto durante os pedais.

Como funciona a jaqueta corta-vento para ciclismo?

jaqueta corta-vento para ciclismo
Jaqueta corta-vento Barbedo Klear

Para quem nunca viu uma jaqueta corta-vento, é possível que a primeira impressão cause certo estranhamento. Isso porque ela é uma blusa que tem basicamente somente o peito protegido por um tecido emborrachado, que pode até mesmo lembrar uma capa de chuva.

Já as laterais do corta-vento costumam se apresentar com um tecido vazado, criando áreas de respiro e evitando, por exemplo, que a sua transpiração acabe presa dentro da jaqueta, causando desconforto e incômodo.

Alguns modelos ainda podem conter outros itens além do básico, como cores que chamem atenção e forneçam mais segurança para os ciclistas que pedalam à noite, bolsos na parte traseira favorecendo na hora de levar alguns itens menores para os pedais, capuz, entre outros.

Para as épocas de outono ou de frio menos intenso, as jaquetas corta-vento são essenciais e ajudam a trazer um conforto térmico muito maior, permitindo que você continue a se dedicar ao seu pedal, mesmo em condições climáticas adversas.

Como escolher a jaqueta corta-vento para ciclismo?

jaqueta corta-vento para ciclismo
Jaqueta corta-vento 3xU da Refactor – modelo masculino

Agora que você já entendeu como funciona esse tipo de jaqueta e qual sua importância, veja algumas dicas essenciais para escolher o modelo certo.

Tecido

A primeira coisa que você deve reparar é se a jaqueta apresenta o tecido emborrachado em toda a área do peitoral e também do abdômen. Isso é muito importante porque é esse tecido o responsável por impedir o vento e por manter a sua temperatura corporal.

Zíper

Outro detalhe essencial para que a jaqueta cumpra a sua função é a presença de zíper até o pescoço. Se você não conseguir fechar a sua jaqueta adequadamente é possível que o vento acabe entrando por ela, impedindo que você fique aquecido.

Por isso, confira até onde o zíper chega, se ele possui algum sistema de travamento no pescoço e, claro, se o tamanho escolhido está adequado para você, impedindo a entrada de vento.

Áreas de respiro

jaqueta corta-vento para ciclismo
Jaqueta corta-vento 911 da Refactor. Detalhe dos respiradores nas costas

Como dissemos, as áreas de respiro nas laterais devem ser produzidas com tecido vazados. Caso contrário, ao começar a pedalar e a transpirar, todo o suor produzido pelo seu corpo ficará preso junto à jaqueta, tornando o seu pedal e o uso da peça extremamente desconfortáveis.

Formato

Colete corta-vento Gore

No mercado, é possível encontrar uma variedade de jaquetas corta-vento para ciclismo, sendo alguns modelos com ou sem mangas. Escolher o ideal dependerá muito dos seus objetivos com a peça e também do seu conforto.

Os modelos sem manga são muito indicados para àqueles dias em que o frio não está tão intenso, favorecendo a transpiração e o conforto, podendo ser usado com camisas de manga comprida ou manguitos.

Modelos impermeáveis

jaqueta corta-vento para ciclismo
Jaqueta corta-vento Gore. Detalhe para o bolso, sistemas de ajuste nas mangas e refletivos nos ombros.

Alguns modelos, além de impedirem o vento, também são impermeáveis, favorecendo o seu uso nos dias de chuva.  Se você pretende, por exemplo, usar o seu corta-vento em viagens ou em passeios mais longos, esses modelos são os mais indicados.

Uma dica extra, especialmente para os dias mais frios: ao usar o corta-vento, é sempre colocar uma segunda pele ou um manguito por baixo, evitando que jaqueta fique colada a sua pele caso você venha transpirar durante a pedalada, favorecendo o seu conforto.

Além dessas informações, sempre vale à pena experimentar a jaqueta corta-vento para ciclismo, garantindo que o modelo está confortável no seu corpo e adequado ao seu tamanho.

Confira ainda as outras facilidades que ela oferece, como fitas refletivas, capuz com regulagem, bolsos, tratamentos especiais no tecido, entre outros.

Onde comprar minha jaqueta corta-vento para ciclismo?

jaqueta corta-vento para ciclismo
Jaqueta corta-vento Shimano Windbreak

Depois de todas essas informações, você já está convencido de que a jaqueta corta-vento era o que faltava para trazer mais conforto aos seus pedais? Então veja onde encontrar os modelos mostrados aqui no post e outros bem interessantes:

Você gostou das nossas dicas de jaqueta corta-vento para ciclismo? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos de pedaladas em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here