7 dicas para pedalar no frio que você precisa conferir!

0
450
Direitos autorais: maxpro / 123RF Imagens

Quando a temperatura começa a baixar, você é daqueles que guarda a bike e espera até o verão voltar para ir às ruas ou às trilhas? Pois saiba que com algumas dicas é possível pedalar no frio sem muitos transtornos.

Como essa é uma das dúvidas mais comuns de quem começa a pedalar (e até daqueles com alguns anos de experiência), montamos esse artigo bem completo com dicas importantes para você pedalar em dias com temperatura abaixo de 20ºC, sem colocar o seu conforto e a sua saúde em risco. Confira!

1- Use roupas certas para pedalar no frio

pedalar no frio
Direitos autorais: maxpro / 123RF Imagens

Há alguns anos, a única alternativa quando o frio apertava era apelar para o bom e velho jornal, que ia debaixo da roupa de ciclismo e ajudava a aquecer durante as pedaladas.

Hoje a tecnologia já evoluiu e existem possibilidades bem mais interessantes. De qualquer forma, sempre tente se lembrar que, conforme pedalamos, nosso corpo vai se aquecendo e podemos sentir calor.

Assim, é importante que você opte por roupas que sejam fáceis de tirar e de guardar, mantendo sempre a temperatura agradável.

Você poderá usar como primeira pele uma camiseta dry fit, que consegue ajudar na sua transpiração, em seguida colocar um agasalho leve de fleece (que poderá variar de espessura dependendo do frio que você enfrentará), por fim, use um colete ou uma jaqueta corta-vento e impermeável.

Se o frio estiver muito intenso, você terá de proteger outras partes do seu corpo, podendo usar balaclavas, gorros térmicos, toucas, protetores de orelhas e luvas.

O importante, contudo, é sempre se atentar para o tecido, já que hoje existem opções bem bacanas chamadas de “tecidos inteligentes” que ajudam a reduzir a perda de calor, a transpiração e o desconforto.

2- Invista em manguitos, pernitos e calças

calça de ciclismoOutra opção bem interessante é investir nos manguitos e pernitos que funcionam como espécies de “grandes meias”, sendo fáceis de vestir e de retirar, além de não ocuparem espaço.

Quando for escolher o manguito ou pernito, novamente, considere o tecido do qual ele é feito (que deve favorecer a transpiração) e também o tamanho correto para você, os ajustes que auxiliam na fixação e a facilidade em por e tirar a peça.

As calças de ciclismo também são boas opções para pedalar no frio. Porém, quando a temperatura está muito baixa, só ela poderá não lhe deixar confortável. Nessas horas, você poderá investir em uma calça do tipo segunda pele por baixo da calça de ciclismo ou em uma boa meia calça, para as mulheres.

3- Coloque as peças de acordo com as condições do tempo

pedalar no frio
Direitos autorais: blasbike / 123RF Imagens

Você poderá encontrar, quando for às compras, tanto peças de vestuário para inverno, como modelos corta vento. Cada uma possui suas próprias indicações e você deverá considerar as condições do tempo no dia do seu pedal.

Por exemplo, se o dia estiver muito frio, você poderá começar vestindo primeiro as roupas que aquecem (como camisa de ciclismo, agasalhos, manguitos, etc.) e depois finalizar com as roupas corta vento.

Veja algumas sugestões de acordo com a temperatura do dia:

  • entre 18 e 20 graus: camiseta de ciclismo, manguito, luva de dedo longo, bermuda de ciclismo e jaqueta corta vento;
  • entre 13 e 17 graus: camisa de ciclismo de manga longa, jaqueta corta vento, pernito, bermuda de ciclismo e luvas de dedo longo;
  • entre 10 e 12 graus: segunda pele térmica de manga longa, camisa de ciclismo de manga longa, jaqueta corta vento, calça térmica, bermuda de ciclismo, gorro e luvas fechadas;
  • abaixo de 10 graus: segunda pele térmica de manga longa, camisa de ciclismo de manga longa, blusa de fleece, jaqueta corta vento, calça térmica, bermuda ou calça de ciclismo, gorro, luvas térmicas e luvas fechadas de ciclismo.

Lembrando, claro, que essas são apenas sugestões e tudo dependerá da sua sensibilidade ao frio.

4- Não se esqueça do aquecimento

cadência no ciclismo
Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

As roupas e os acessórios certos são extremamente importantes para você pedalar no frio, mas também é preciso preparar o seu corpo para enfrentar essas condições, evitando lesões e outros problemas.

Nesse sentido, o aquecimento é fundamental e deverá ser mais longo do que nos dias de calor, não se esquecendo de também aquecer os pés e as mãos. Para isso, você poderá começar a sua pedalada com uma cadência elevada e uma marcha bem leve, durante 5 ou 10 minutos.

Ao final da pedalada, refaça o mesmo movimento pelo mesmo período, evitando parar bruscamente de pedalar, o que também pode causar lesões.

5- Hidrate-se e proteja os lábios

Durante o inverno, pode ser normal que fiquemos muito tempo sem beber água, já que a noção da desidratação é diferente (por transpirarmos menos). Mas, durante um pedal, é muito importante que você não se esqueça de se hidratar.

Você poderá beber água, mais ou menos, a cada meia hora, mesmo que não sinta sede, evitando ficar desidratado e sofrer com cãibras ou outros problemas mais sérios.

Outro ponto que merece atenção é em relação aos lábios, já que eles costumam ressecar com os ventos gelados. Uma boa dica é usar um protetor labial (como uma manteiga de cacau) e levá-lo junto na pedalada, para ir reaplicando de tempos em tempos.

6- Atenção às luvas

pedalar no frio
Direitos autorais: maxpro / 123RF Imagens

Pedalar no frio também pode significar problemas extras para as suas mãos, que ficam o tempo todo em contato com o vento gelado. Se a temperatura estiver muito baixa, opte pela luva de dedo longo (aquele modelo fechado).

Quem sente muito frio, poderá ainda colocar uma luva por baixo da luva de ciclismo, oferecendo mais conforto. Lembre-se que, se os seus dedos ficarem “congelados”, será difícil para você conseguir frear e isso poderá causar acidentes sérios.

7- Abra espaço na bike

Porta volume de guidão Apidura

Como você pode notar, para pedalar no frio usar roupas em camadas é fundamental, assim conforme você vai se aquecendo, pode ir retirando as peças. Porém, lembre-se de liberar espaço para guardar todos esses itens.

Você poderá levar uma mochila, deixar os bolsos da camisa livres ou até usar uma bolsa de guidão, dependendo da quantidade de peças que você está vestindo.

Além dessas dicas, não se esqueça de levar algum alimento na bagagem, já que no frio costumamos sentir mais fome e, se você não comer o suficiente, poderá se sentir fraco e não conseguir terminar o pedal.

Outra dica importante é tentar evitar o suor, já que ficar com o corpo molhado em temperaturas mais baixas pode ser prejudicial a sua saúde. Então, assim que começar a transpirar, vá retirando as peças a mais.

Não se esqueça, ainda, de planejar melhor a sua pedalada, optando por horários mais quentes do dia. E, claro, use o bom senso. Se o dia está muito frio ou o clima muito instável, troque o treino por uma sessão indoor, por exemplo.

Com essas dicas, ficou mais fácil pedalar no frio? Se você gostou deste conteúdo, compartilhe nosso post com seus amigos em suas redes sociais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here