Espelho retrovisor para bike: tire todas as suas dúvidas!

0
288
espelho retrovisor para bike zefal spin
Espelho retrovisor para bike Zefal Spin

O espelho retrovisor para bike é um item indispensável para quem usa a bicicleta para trafegar na cidade, garantindo muito mais segurança e ajudando a evitar acidentes.

Mas, apesar disso, nem todo mundo se lembra dele na hora de equipar a sua bike e outros ainda têm várias dúvidas em relação aos modelos disponíveis no mercado.

Se você também não sabe como escolher o seu espelho retrovisor para bike e nem qual a sua importância, continue a leitura!

Espelho retrovisor para bike: por que usar?

espelho retrovisor para bike
Espelho Retrovisor Zefal Spy

Desde 2013, o Código Brasileiro de Trânsito não lista mais o espelho retrovisor para bike como uma exigência. Porém, isso não significa que esse acessório não seja importante para garantir a segurança do ciclista e de todos os envolvidos no trânsito.

Embora em algumas situações o retrovisor possa ser dispensado, já que apenas uma “olhadinha” para trás já garante a segurança, em muitas outras ele é indispensável.

Alguns exemplos são: quando estamos em uma descida em alta velocidade e o barulho do vento torna imperceptível ouvir o barulho de um carro ou de uma moto se aproximando, para quem pedala nas estradas e tem de conviver com as irregularidades do asfalto impedindo virar a cabeça de tempos em tempos, ou ainda quando dois carros em ultrapassagem estão no sentido contrário.

Essas são apenas algumas das muitas situações em que um espelho retrovisor pode dar muito mais segurança ao ciclista. Quem vai fazer uma viagem, por exemplo, poderá notar até menos cansaço e fadiga ao fim de um longo dia de pedal, por não ter de ficar virando a cabeça toda hora.

Muitas pessoas dispensam o uso do espelho retrovisor porque acreditam que ele acaba deixando a bicicleta feia e até “poluída”. Mas, é importante lembrar que estamos falando sobre segurança e para evitar acidentes deixar a bike um pouco mais feia pode ser um preço pequeno a se pagar.

Espelho retrovisor para bike: quais os modelos e opções?

No mercado, é possível encontrar alguns tipos de modelos de espelhos retrovisores para bicicletas, e o ideal é que você busque aquele que mais se enquadra nas suas necessidades.

Porém, vale lembrar que o mais indicado é sempre optar por um espelho plano comum. Afinal, o espelho convexo (capaz de diminuir as imagens dos objetos) apenas permitirá ver um carro quando ele já estiver muito próximo, comprometendo a sua segurança.

Veja algumas opções.

Espelho retrovisor para antebraço

espelho retrovisor para bike
Espelho retrovisor de pulso

Essa é uma novidade do setor. O espelho é colocado no braço do ciclista, como se fosse um bracelete e é possível abrir ou fechar o espelho dependendo da sua necessidade.

Além disso, alguns modelos ainda permitem a regulagem para evitar os reflexos solares. Como ele fica localizado no antebraço, o ciclista consegue ter uma visão mais ampla (já que o movimento do braço permite aumentar o campo de visão), além disso não causa um impacto estético ruim na bicicleta.

É possível encontrar modelos resistentes à água e com tratamentos especiais evitando a quebra em casos de quedas.

Luva com espelho retrovisor

Seguindo uma linha semelhante, é possível encontrar uma luva que já conta com um espelho acoplado. O equipamento permite inclinação em ângulos de 30º a 80º.

Assim como o modelo de antebraço, o ciclista pode posicionar o espelho da forma que preferir, favorecendo o seu campo de visão. Também possui tratamento especial para evitar a quebra em casos de quedas.

Capacete com retrovisor

Espelho retrovisor para bike
Retrovisor para bike Zefal Z-Eye – modelo para Capacete

Outra inovação que busca dar mais tranquilidade ao ciclista é o retrovisor que pode ser acoplado ao capacete. O equipamento é feito em alumínio usinado e funciona na grande maioria dos modelos de capacetes.

Quando você não estiver usando o retrovisor poderá virá-lo para trás ou para baixo.

Modelos tradicionais

Espelho retrovisor para bike Cateye Convexo BM-500G
Retrovisor para bike Cateye Convexo BM-500G

Além das opções mais “inovadoras”, existem também os retrovisores tradicionais que podem ser encaixados na ponta do guidão ou ainda no guidão propriamente dito.

Os modelos que vão na ponta, encaixados por dentro, costumam ser mais eficientes na hora de promover um campo de visão mais favorável, já que podem ser movimentados para cima ou para baixo.

Contudo, vale lembrar que as quedas podem acabar quebrando esses equipamentos e que a trepidação da bike pode não permitir uma imagem muito nítida, como no caso dos carros.

Dicas gerais sobre o espelho retrovisor para bike

Independentemente do modelo, algumas dicas são essenciais, como:

  • para os modelos que encaixam no tubo de guidão: atenção para a largura do encaixe. Confira se ele cabe no seu modelo de guidão.
  • regule sempre a posição dos espelhos, evitando pontos cegos;
  • os espelhos para bicicleta são pequenos (alguns bem pequenos), mas é algo que você se acostuma rapidamente. Atenção especial para a regulagem ideal: coloque-o de modo que você não veja muito o céu, os seus braços ou o chão. Foco na estrada!
  • sempre mantenha o retrovisor bem apertado, evitando que os ventos tire-o da posição correta.

Onde comprar meu espelho retrovisor para bike?

Depois dessas dicas, você já está convencido de que um espelho retrovisor para bike é importante? No link abaixo você encontra modelos e preços atualizados:

E, então, ainda tem alguma dúvida sobre espelho retrovisor para bike? Deixe um comentário pra gente! Aproveite e assine o nosso boletim para receber sempre dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail!

DEIXE UMA RESPOSTA