Atualizado em 28/10/2019
Se você acompanha o nosso blog, já deve ter notado o quanto o uso e a escolha correta dos acessórios de ciclismo pode fazer diferença na performance e no conforto do seu pedal, não é mesmo?
E, como acontece com vários itens, as meias para ciclismo também podem interferir nesse processo. Embora muitos ciclistas não deem a elas a devida atenção que merecem, as meias certas podem ajudar você a pedalar mais e melhor. Isso porque ajudam em uma recuperação mais rápida e podem até diminuir problemas após o pedal, como bolhas ou desconfortos.
Quer saber mais sobre as meias para ciclismo? Então continue a leitura!
A importância das meias para ciclismo
Muita gente não sabe, mas as meias para ciclismo não são iguais as meias tradicionais, já que normalmente elas são produzidas com tecidos e de formas diferentes, buscando potencializar o conforto do ciclista.
É importante que você se lembre que, durante um pedal, poderá ficar algumas horas realizando o mesmo movimento e na mesma posição. Assim, cuidar para que os equipamentos e acessórios sejam pensados e programados para isso é muito importante.
Uma meia desenhada e produzida para o uso durante o ciclismo é feita com um tecido diferente, capaz de absorver melhor o suor e de favorecer a transpiração, evitando que seu pé fique úmido durante longas horas – o que pode causar fungos e outros problemas. Por isso, na maior parte das vezes elas são produzidas em poliéster ou poliamida.
Outro ponto que diferencia das meias tradicionais é o seu formato, que conta com uma modelagem com cano alto, oferecendo mais proteção à perna do ciclista e um tecido diferenciado recobrindo o peito do pé, para uma absorção de suor ainda mais potente.
Meias de compressão para ciclismo
Outra possibilidade que tem sido usada por muitos ciclistas são as meias de compressão. Estas meias são produzidas com tecidos diferente das meias para ciclismo tradicionais, já que usam materiais elásticos para fazerem uma leve compressão da perna.
A ideia é que a meia consiga aplicar uma compressão gradual nas pernas do ciclista, que seja mais forte no tornozelo e mais amena na panturrilha. Isso favorece o retorno venoso, aliviando as dores e a sensação de pernas pesadas e ainda reduzindo os danos às paredes das veias.
Alguns benefícios que as meias de compressão trazem estão listados abaixo.
Melhora na performance
A melhora na performance se dá de duas maneiras: aumentando o nível de oxigenação na perna do ciclista e ainda trazendo benefícios aerodinâmicos. Alguns testes realizados em túnel de vento comprovaram que estas meias conseguem ajudar a reduzir em até 90 segundos o tempo total em uma prova de triátlon.
Prevenção de lesões
Qualquer exercício causa microlesões no tecido muscular, o que pode trazer as famosas dores musculares, inchaços e desconfortos – principalmente depois de um pedal mais longo.
As meias de compressão durante o pedal reduzem a vibração muscular em até 32%, diminuindo a fadiga e os danos a área, além de diminuir o inchaço e a dor na região da panturrilha.
Facilidade na recuperação após o treino
Depois de realizar atividades de média e alta intensidade, pode ser que uma parte do sangue fique estagnada na área da panturrilha. O uso das meias de compressão, contudo, ajuda a aumentar a circulação sanguínea na região e a oxigenação, favorecendo a eliminação de toxinas.
Tudo isso resulta em uma recuperação muscular mais rápida após o treino, com menos dores e incômodos, reduzindo, também, a fadiga muscular.
Porém, apesar destas vantagens, é preciso atenção, porque estas meias para ciclismo não podem ser usadas por pessoas com doenças arteriais obstrutivas periféricas avançadas ou com insuficiência cardíaca.
Como escolher minhas meias para ciclismo?
Em relação às meias tradicionais para ciclismo, você deverá sempre escolher aquelas que sejam do tamanho correto que você calça. Outro ponto de atenção deverá ser a altura do cano – já que as meias muito altas podem atrapalhar o pedal. O mais indicado é que elas tenham mais ou menos 15 centímetros de altura no cano.
Já as meias de compressão precisam de um pouco mais de cuidado, analisando o grau de compressão que você deseja (que pode variar de modelo para modelo), e também as medidas de circunferência das suas coxas, panturrilhas, tornozelo e quadril. Além, é claro, do conforto que a meia proporciona.
Onde comprar minhas meias para ciclismo?
Depois dessas dicas, ficou mais fácil encontrar o modelo certo de meias para você? Então navegue pelos sites que separamos para você e confira modelos e preços atualizados:
- Preços de meias para ciclismo na Netshoes
- Preços de meias para ciclismo Centauro
- Preços de meias para ciclismo na Americanas
- Preços de meias para ciclismo na Decathlon
Você gostou deste nosso conteúdo de meias para ciclistas? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!
Excelente texto bem elucidador.
Adriele, parabéns pela matéria. Permita-se sugerir-lhe uma avaliação sobre a altura do cano das meias, eu tenho procurado utilizar as de cano alto em razão de praticar Montain Bike e assim protejo as canelas de vegetação raspando e até mesmo escapadas dos pedais.
Obrigado pela dica Walter! Abraços e bons pedais