De Imbituba (BRA) a Bernardo de Irigoyen (ARG)

Por Cesar Augusto Chiochetta

Mais de 800km de bicicleta atravessando o estado de Santa Catarina, do litoral a fronteira com a Argentina.

O que começou sendo brincadeira durante uma conversa se tornou uma grande aventura e mais um desafio concluído. Alexander Machado de Oliveira (@alexmaoli), de Xanxerê, Eduardo Areias Melo (@dumelodu), de Florianópolis, e eu, Cesar Augusto Chiochetta (@cesarchiochetta), de Pato Branco-PR, percorremos 812,8 Km em uma viagem que durou o total de 89 horas.  Saímos de Imbituba-SC na segunda-feira (18), atravessamos o estado e chegamos ao destino final, a cidade de Bernardo de Irygoien, cidade da Argentina que faz fronteira com o Brasil, na madrugada da sexta-feira (22).

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Alexander tem 35 anos e pedala há três. Ele participa com frequência de provas de longa distância e foi numa delas, conhecida como Audax, que ocorreu em Balneário Camboriú, que conheceu Eduardo, durante um percurso de 200 Km e, na sequência eu os conheci, em uma prova de 300 Km. Depois, nós três participamos de um desafio de 400 Km, onde pedalamos por um tempo juntos. Pronto, foi o suficiente para começarmos uma grande amizade.

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Eduardo conversando com Alexander disse que tinha a ideia de ir pedalando de Florianópolis para Xanxerê. Alexander brincou “se tu vem pra Xanxerê pedalando, eu vou pra Florianópolis e ai viemos juntos”. Passado alguns dias conversaram novamente sobre o assunto e aí o Alexander comentou “já que vamos até Xanxerê, por que não vamos até a Argentina? São só mais 200km” e ele concordou. Foi ai que eu entrei na jogada, como já nos conhecíamos, resolveram me convidar , segundo eles, já que sou tão doido quanto eles. E eu topei!

A AVENTURA

A largada do desafio foi dada na segunda feira (18). Saímos de Imbituba, no litoral catarinense, e ainda no primeiro dia subimos a incrível Serra do Rio do Rastro e encerramos o dia em São Joaquim. Na terça-feira (19) saímos de São Joaquim, passando por Lages e pegando a BR-282 até a cidade de Campos Novos. Na quarta-feira (20) Saímos de Campos Novos, almoçamos em Joaçaba e fomos até Xanxerê. A reta final ocorreu na quinta-feira (21), onde percorremos os últimos 200km, saindo de Xanxerê e chegando a Bernardo de Irigoyen, fronteira entre Brasil e Argentina, a 1h da madrugada de sexta-feira (22). No total a viagem durou 89 horas sendo que foram aproximadamente 36 horas pedalando.

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Para a logística de nossa bagagem, despachamos por ônibus todas as manhãs, antes de sair para a estrada, e retirávamos a noite, antes de ir para o hotel/pousadas.

Com exceção do ultimo dia que tivemos carro de apoio, nós evitamos pedalar muito a noite, tínhamos receito de acidente. O pior trecho que pegamos foi entre Campos Novos e Xanxerê, onde a estrada estava bastante movimentada. Foi uma semana de tempo excelente, pegamos sol todos os dias. Tivemos apenas um pneu furado, tínhamos levado mais de 10 câmeras reservas.

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Somos atletas que já estamos acostumados com desafios de longa distância, para fazer uma coisa dessas, além de um bom preparo físico, você precisa estar muito preparado psicologicamente. O apoio da família e amigos é essencial, presente ou não, com uma mensagem de apoio, querendo compartilhar do momento que estamos vivendo, são coisas que nos davam forças.

Ao chegarmos no destino final, depois de muita emoção, sorrisos, fotos e vídeos, fomos tentar descansar no hotel. No dia seguinte aproveitamos para fazer algumas compras na Argentina e voltamos cada um para sua cidade.

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E se alguém aqui acha que por um bom tempo, nada de desafios “malucos”,  como a maioria das pessoas que encontramos no caminho disseram, estão bem enganados. Nós já pensamos em fazer outra viagem, já temos várias opções. A mais desafiadora até o momento, dessa vez será partindo da fronteira, na cidade de Bernardo de Irigoyen, até Buenos Aires, capital da Argentina. Tudo bem que ainda não tem data definida, mas garantimos que não levará muito tempo.

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Esse foi, até então, o maior desafio que enfrentei de bike, tanto pela altimetria acumulada e pela distância, pelo fato de fazermos a maior parte sem carro de apoio. Foi uma experiência única, mostra que viajar pedalando, traz a sensação de que você é capaz de ir sempre mais além.

[Nota do blog:] se você vai pedalar pelas cidades desse roteiro, pode consultar campings, hostels, pousadas e hotéis nos links abaixo:

Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

Você pode reservar hotéis, pousadas, hostels e até casas de hóspedes através do Booking.com. Assim terá muitas opções para comparar e escolher a que vai te atender da melhor forma.

Suplementação alimentar e boa alimentação: uma combinação importante para o desempenho no esporte

Suplementação alimentar para atletas e boa alimentação são assuntos que caminham sempre juntos. Ou pelo menos, deveriam caminhar. A explosão da indústria de suplementos esportivos fez com que a oferta desses produtos aumentasse consideravelmente em quantidade e variedade. E com isso, muitos ciclistas amadores e profissionais procuram mais informações sobre o assunto.

Então, antes de sair tomando aquele produto que seu amigo que pedala também toma, dê uma olhada nesse post. Vamos esclarecer alguns pontos básicos sobre a suplementação alimentar para quem procura melhorar seu desempenho na bike.

1º e mais importante: a importância de uma boa alimentação

alimentação ideal para treinos
Foto: 123RF.com

Os benefícios da boa alimentação para a saúde e o rendimento esportivo já estão bem estabelecidos. Uma alimentação adequada é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o organismo, melhorando o rendimento esportivo e garantindo melhor performance e recuperação pós-treino.

Então, quando a suplementação alimentar é indicada?

Suplementação alimentar
Direitos autorais: ladyligeia / 123RF Imagens

Isso geralmente acontece quando começamos a nos exercitar em maior quantidade (volume) e com mais intensidade. No caso da bike, quando vamos aumentando o tempo de pedal, o número de treinos, e vamos exigindo cada vez mais do nosso corpo. Se esse é o seu caso, você pode querer ver dois outros artigos importantes, relacionados abaixo:

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Alimentação ideal para treinos e provas de longa duração.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] 5 dicas para pedalar longas distâncias.

Em alguns casos, o aumento considerável do nível de atividade física pode fazer com a alimentação não supra a necessidade nutricional diária do atleta, que também aumentou. Então, o uso de suplementos esportivos pode contribuir para suprir essas recomendações. Mas atenção: o objetivo do suplemento é complementar o consumo. Como o próprio nome diz, estamos falando de suplementação. Por isso deve estar associado com um plano alimentar adequado e específico.

Pessoas que se exercitem com maior intensidade e frequência podem precisar de um aporte de proteínas e carboidratos maior, nesse caso o uso de suplemento é indicado. Porém, é recomendado consultar um nutricionista para adequar a dose necessária e o período mais indicado para consumir o suplemento, pois em excesso pode causar aumento do peso (principalmente de gordura corporal) e comprometer alguns órgãos, como fígado e rins.

Atenção: existem outros casos nos quais a suplementação alimentar é indicada, como por exemplo as patologias que resultam em deficiências de certas vitaminas e/ou nutrientes em nosso organismo. Nesse artigo estamos falando apenas dos casos de suplementação alimentar para o desempenho esportivo 🙂

Uma dica final sobre suplementação alimentar

Para saber se você precisa de suplementação e como ela pode te ajudar a pedalar mais e melhor, procure um nutricionista. Ele é o profissional indicado para fazer o acompanhamento nutricional que você precisa. Nada de tomas o que o(a) amigo(a) toma porque fez bem pra ele.

acompanhamento nutricional
Procure um nutricionista para fazer o seu acompanhamento nutricional. Foto: 123RF.com

Se você quer saber um pouco mais sobre o acompanhamento nutricional, temos um artigo bem interessante aqui no blog. Ele faz parte da nossa seção especial sobre alimentação no ciclismo, que você também pode conferir clicando no link.

E se você já sabe que a suplementação alimentar é indicada para você, pode conferir nosso artigo com 5 suplementos mais indicados para ciclistas.

[Nota do blog:] No Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta incentivamos a valorizamos os profissionais da área da saúde. As informações sobre o suplementação alimentar desse artigo foram fornecidas pelos nutricionistas da Natue.

5 suplementos para ciclistas [nutrição esportiva]

Os suplementos alimentares podem ser um diferencial importante no seu desempenho na bicicleta, desde que prescritos por um nutricionista de acordo com as suas necessidades. Nesse artigo vamos apresentar 5 suplementos mais indicados para ciclistas, em uma lista elaborada pelo time de nutricionistas da Natue.

A maioria dos suplementos da lista são bem conhecidos. Entenda como funciona cada um deles e, se tiver interesse em utilizá-los, consulte um nutricionista para aproveitar o melhor da suplementação alimentar para os seus treinos.

5 suplementos para ciclistas

1 – Gel de Carboidrato

suplementos para ciclistas - Gel de carboidrato carb-up black morango
Gel de carboidrato carb-up black morango

Quando ingeridos antes do pedal, ajudam a garantir melhor manutenção de energia durante todo o treino, evitando a fadiga. Depois das pedaladas, os carboidratos potencializam a recuperação muscular. E mesmo durante os treinos ou provas muito longas, podem ser indicados para evitar fadiga e para evitar que sua performance seja prejudicada. Nesse caso são indicados os géis energéticos de carboidratos, pois são mais práticos e você pode utilizar sem parar de pedalar.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Veja aqui opções de gel de carboidratos

2 – BCAA

Suplementos para ciclistas - BCAA pro series
BCAA pro series

São aminoácidos de cadeia ramificada que ajudam na recuperação e construção da massa muscular, além de evitar o catabolismo (perda de massa muscular) em treinos mais intensos.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Veja aqui opções de BCAA

3 – Whey Protein

Suplementos para ciclistas - Whey Gold 100 chocolate
Whey Gold 100 chocolate

Fornece importantes aminoácidos que contribuem para a recuperação pós-treino, evitando a perda de massa magra (músculo).

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Veja aqui opções de Whey protein

4 – Glutamina

Suplementos para ciclistas - Glutamina IM-G
Glutamina IM-G

Em treinos ou competições intensas, é comum haver prejuízo na função do sistema imunológico. A glutamina estimula o bom funcionamento das células de defesa, prevenindo infecções.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Veja aqui opções de Glutamina

5 – Bebidas isotônicas

Suplementos para ciclistas - bebidas isotônicas
Bebidas isotônicas

São talvez as mais conhecidas e utilizadas pelos ciclistas, encontradas em qualquer padaria. São compostas por água, carboidratos e eletrólitos, como sódio, e ajudam a recuperar os sais minerais perdidos através do suor. A hidratação também é um fator essencial para garantir bom rendimento e boa recuperação de qualquer atleta, em qualquer modalidade. Fique atento!

Saiba mais sobre alimentação no ciclismo

A maioria dos suplementos para ciclistas são importantes se você pretende cada vez mais e mais longe. Aqui no blog temos um artigo com 5 dicas para pedalar longas distâncias que é um dos mais acessados.

Outra dica importante: se você quiser se informar mais sobre alimentação no ciclismo antes de pensar em suplementação (ou mesmo se decidir se você realmente precisa dela), você pode acompanhar os nossos artigos especiais sobre o tema. Basta clicar nos links abaixo:

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Suplementação alimentar e boa alimentação alimentação: nesse artigo explicamos o que é a suplementação alimentar. Se você ainda tem dúvidas sobre suplementos para ciclistas, vale a leitura.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Acompanhamento nutricional: o diferencial para você pedalar melhor: entenda como o acompanhamento nutricional pode fazer você melhorar o desempenho nos pedais.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Alimentação ideal para treinos e provas de longa duração: nesse artigo explicamos o que comer antes, durante e depois de pedais de longa duração.

[icon size=”medium” name=”e-info-circled”] Emagrecer pedalando: mais saudável, prazeroso e barato: veja como emagrecer pedalando é muito melhor – e mais barato – do que tirar peso da bicicleta com o upgrade de componentes.

Estrada Real: Ouro Preto a São Lourenço (relato)

Por Nélio Maurício Gaspar Franco

[Nota do blog]: recebi a mensagem abaixo do Nélio, que publico na íntegra aqui em nossa seção Até Onde Você Foi, junto com o vídeo e fotos da cicloviagem feita por ele. Obrigado Nélio por compartilhar conosco a sua história!

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Já pedalamos a algum tempo e surgiu a ideia  de fazermos uma viagem de bike, que a principio seria de Ouro Preto-MG a Paraty-RJ.
Como era nossa primeira experiencia no cicloturismo buscamos muita informação, e os Guias para Viajar de Bicicleta nos ajudaram muito. Obrigado mesmo!
Saímos de Ouro Preto dia 03/01, e pedalamos até São Lourenço onde chegamos dia 10/01. Depois de 2 dias parados esperando o tempo melhorar decidimos encerrar ali e retornar daqui a um tempo para concluir até Paraty.
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foto: acervo pessoal Nelio Gaspar
Foi uma experiencia maravilhosa, paisagens belíssimas, e o contato com um novo mundo foi ótimo!
Essa foi a primeira de várias outras aventuras, o cicloturismo é empolgante!
Obrigado por fazer esse trabalho, divulgando e permitindo que outras pessoas também possam sentir esse prazer que é viajar de bicicleta.

[Nota do blog:] se você vai pedalar pelas cidades desse roteiro, pode consultar campings, hostels, pousadas e hotéis nos links abaixo:

Óculos de ciclismo: saiba mais sobre eles e faça a escolha certa

Atualizado em 28/10/2019

Os óculos de ciclismo são na minha opinião um acessório indispensável para o pedal. Nesse artigo, além de explicar essa minha opinião, vou apresentar pra vocês os diferentes tipos de óculos de ciclismo, sua utilidade e as principais características de cada um.

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo no formato de vídeo (ou continuar a leitura do post)

E no final desse artigo temos uma lista onde você pode pesquisar modelos e preços atualizados de óculos de ciclismo 🙂

Geralmente descobrimos a necessidade de pedalar de óculos de uma forma muito prática: quando o primeiro inseto, galho de árvore, pedrinha, objeto voador não identificado atinge o nosso olho quando estamos pedalando. Foi exatamente o que aconteceu comigo há muitos anos atrás, quando ainda estava descobrindo o ciclismo. E é por isso que digo que os óculos são indispensáveis.

Depois disso, experimentei diversos tipos de óculos para pedalar, e a diferença na qualidade e no conforto da pedalada aumenta muito, comparado com pedalar sem o acessório ou mesmo com óculos não esportivos. Vamos então entender o que faz dos óculos para ciclismo um acessório tão diferenciado.

Principais características dos óculos de ciclismo

A principal característica dos óculos de ciclismo é que eles são “fechados”, ou bem ajustados ao rosto do ciclista. Ou seja, todo o seu conjunto (armação + lentes) possui um formato que deixa um espaço muito pequeno entre os óculos e o rosto. É claro que existem rostos nos mais diversos formatos, e justamente por isso, diferentes formatos de óculos ou sistemas de ajuste. Mas todos seguem esse objetivo principal de proteção do rosto do ciclista.

Além da proteção, você encontra modelos com características importantes, como por exemplo:

1 – Lentes intercambiáveis

óculos de ciclismo com lentes intercambiáveis

Como as lentes estão sujeitas a choques, arranhões e outras agressões, a maioria dos óculos de ciclismo possui o sistema de lentes intercambiáveis. Assim, você pode trocar de lentes de acordo com a necessidade. Mais abaixo no post temos uma seção especial falando de cada tipo de lente.

2 – Sistema de ventilação

óculos de ciclismo com sistema de ventilação
Óculos Oakley com sistema de ventilação nas lentes e nas hastes

Muitos óculos de ciclismo possuem um sistema de ventilação próximo às lentes, para reduzir os efeitos de embaçamento e da transpiração do rosto. Muitos modelos possuem também ventilação nas hastes, também com o objetivo de reduzir a transpiração (além de deixar os óculos mais leves).

3 – Sistemas de ajuste ao rosto do ciclista

Óculos de ciclismo com lentes transparentes
Sistema de ajuste do ângulo da lente (no detalhe da imagem, inscrito na haste dos óculos).

Para se adaptar aos mais diferentes formatos de rostos, os sistemas de ajuste são variados. Os principais deles são no apoio de nariz e na armação (feita de materiais maleáveis para o melhor ajuste. Existem ainda alguns modelos nos quais você também pode ajustar a posição da lente – mais aberta ou mais próxima ao rosto – o que é muito interessante dependendo da posição na qual você está pedalando (mais deitado ou mais ereto).

Os tipos de lentes

A proteção e o conforto são os principais objetivos quando falamos dos tipos de lentes de óculos. Por isso, um bom óculos de ciclismo deve ter lentes com proteção UV, para proteger dos raios solares. Devem também possuir tratamento antiembaçante e antirriscos, para dar conta da transpiração do ciclista e de eventuais arranhões. Abaixo você confere os tipos de lentes mais comuns nos óculos de ciclismo.

1 – Lentes escuras

oculos shimano s41x-c
Óculos shimano s41x-c

São ideais para pedalar em ambientes de muita claridade: durante o dia, sob sol forte, neve etc.). Podem ser também espelhadas, o que aumenta a filtragem dos raios solares.

2 – Lentes amarelas

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São utilizadas para dias nublados, mas ainda com um pouco de luz. Também são utilizadas para pedalar à noite. Isso porque as lentes amarelas não escurecem como as lentes escuras, e principalmente, diminuem o incômodo causado pela incidência dos faróis de veículos diretamente no rosto do ciclista, deixando a pedalada mais confortável.

3 – Lentes transparentes

Óculos de ciclismo com lentes transparentes
Óculos de ciclismo com lentes transparentes

São as lentes “clássicas” da maioria dos óculos não esportivos. São indicadas para tempo nublado com pouca incidência de luz. Podem também ser utilizadas à noite, mas não tem o mesmo desempenho das lentes amarelas.

4 – Lentes fotocromáticas

Óculos Shimano s61r-ph com lente fotocromática
Óculos Shimano s61r-ph com lente fotocromática

São lentes que escurecem ou clareiam de acordo com a quantidade de luz no ambiente. São uma opção interessante se você vai pedalar em condições de variação de luminosidade, pois não precisa parar para trocar lentes ou trocar óculos (por exemplo, um pedal com o sol nascendo ou se pondo).

5 dicas importantes para escolher o seu óculos de ciclismo

  1. Muitos modelos de óculos são vendidos com mais de uma lente, seja como reserva no caso de perda/estrago etc., ou mesmo combinações para tipos diferentes de luminosidade. Escolha uma combinação que lhe atenda.
  2. Se você transpira muito, prefira modelos mais ventilados.
  3. Se você utiliza óculos de grau, atenção: as lentes dos óculos de ciclismo geralmente são muito curvas, o que impede que você reproduza uma semelhante com grau em uma ótica. Alguns óculos possuem sistema onde você pode encaixar por dentro deles as suas lentes de grau. Uma outra opção são as lentes de contato.
  4. Verifique a disponibilidade de compra de lentes avulsas.
  5. Cuidado com modelos “genéricos”. As características de proteção da lente são muito importantes não só para sua segurança como para sua saúde. Compre de marcas e lojas confiáveis.

Onde comprar óculos de ciclismo

Separei abaixo links de lojas na internet que oferecem mais de 50 modelos diferentes de óculos (muitos deles mostrados aqui nesse artigo). O número de lentes, capacidade de diversos ajustes, ventilação e é claro o material influenciam diretamente no preço dos óculos. Nos links abaixo você pesquisa os modelos e confere os preços atualizados.

Espero que tenham gostado desse post especial. Em breve vou testar algum desses modelos apresentados no post e produzir um review aqui para o Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta. Se tiverem dúvidas ou dicas para melhorar esse post, é só comentar abaixo.

Dicas finais sobre óculos de ciclismo

Além das camisas de ciclismo, temos outros equipamentos que te ajudam a pedalar melhor. Se quiser saber mais, fizemos um post bem completo com 5 equipamentos de ciclismo que melhoram o seu desempenho no pedal. É só clicar e conferir.

Um pedal por Alter do Chão (PA)

Por Alexandre Ferreira Carvalho

Aproveitando uma viagem de trabalho em Santarém/PA, fui conhecer Alter do Chão. Lugar belíssimo e consegui uma bike emprestada. Lá, numa oficina de bike, me deram as dicas e um mapa para uma trilha de 40 km, parte margeando o Tapajós e parte dentro da Floresta Amazônica.

As 5:30 h do sábado me levantei e me preparei para pedalar, o sol só apareceu as 6:30, fui até a parte final da orla e entrei na floresta. Caminho inicialmente tranquilo, mas uns 2 km dentro da mata, o mapa não batia e comecei a usar meu horrível senso de direção.

Passei por uma casa e um índio local me deu umas dicas mas não sabia como eu deveria chegar, por ali, até Caranazal, meu destino.

A mata ficou mais fechada e com mais trilhas pra todo lado, os macacos que pareciam centenas começaram a fazer um barulho aterrorizante, pareciam todos a minha volta e não conseguia ver nenhum, o barulho aumentando e eu com medo de ser atacado.

Depois de algumas voltas vi uma trilha mais larga e segui. Caia no Tapajós, como tinha percebido o lado da correnteza, comecei a me guiar por ela, não dava pra seguir o rio todo tempo, mas fiquei atento ao som das águas.

Finalmente sai numa estrada de piçarra. Embora ainda fosse 08:30 h o calor dentro da mata é infernal, úmido e assustador. Era tudo que eu precisava para amar o lugar. Todos os ingredientes no ponto.

Alter do Chão (PA). Foto: Acervo pessoal Alexandre Carvalho
Alter do Chão (PA). Foto: Acervo pessoal Alexandre Carvalho

Na estrada de piçarra, outro barulho ensurdecedor era das cigarras, me bateu uma nostalgia quando elas “estouravam” nos troncos dos oitizeiros em Casa Forte, parte fundamental da minha infância. Lógico, multiplicando isso por zilhões delas.

Uma hora depois ouvi o som de uma motocicleta e me preparei para pedir ajuda. Um índio motorizado me tranquilizou, há poucos quilômetros estava um distrito chamado Pindobal, desisti de Caranazal e fui até lá, um pouco maior que uma aldeia. Comprei água e voltei pela piçarra mesmo, minha intuição dizia para me afastar da floresta.

Voltei até Alter por outro caminho e me deparei com a Pousada Beloalter e segui margeando o rio. Outras fotos incríveis e num certo ponto não deu pra pedalar, resolvi colocar a bike no ombro e passar pela água, quando um catraeiro chamado Robinho ia passando e me avisou que dali em diante o rio ficava mais fundo e se ofereceu para me levar até o porto. Contou histórias, nome de árvores e ainda paramos o barco para ver uma guerra entre um casal de gaviões com um pássaro chamado maiaqui que tentava roubar o ninho, muita gritaria, mas os gaviões fizeram o ladrão correr.

Recebi os novos amigos como um presente, do mesmo jeito que recebo um novo dia. Um presente para cuidar, curtir e aproveitar cada instante.

Alter do Chão, dos milhares que recebes mais um também.

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Dicas de Hospedagem nesse Roteiro

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