Balanço ciclístico de 2014

0
293
Foto: Felipe Baenninger - Projeto Transite

Mais um ano vai chegando ao fim, e com ele, chega o nosso tradicional “balanço ciclístico”. 2014 foi o ano em que o blog completou 5 anos! É hora de avaliar tudo o que fizemos ao longo desse ano de pedaladas aqui no Até Onde Deu pra ir de Bicicleta.

O blog em números e de cara nova

Faltando 8 dias para o final do ano, os números ainda podem crescer um pouco, mas vamos lá: foram 178.318 visitantes, cerca de 71 % a mais que o ano de 2013, que fechou com 104.323 visitantes! Essa turma toda visualizou 374.572 páginas aqui no blog. Assim como os outros anos, os posts mais visitados foram as nossas dicas para pedalar, que tem feito bastante sucesso.

Além disso o blog passou por uma grande reformulação de layout: o conteúdo agora é dividido em 6 páginas principais, com cores diferentes: dicas para pedalar, bicicletas, cicloturismo, ciclismo (onde ficam as modalidades mountain bike, downhill, estrada, pista etc.), bike no trânsito e bike e arte. Conteúdo melhor organizado e específico para cada tipo de ciclista.

Você em 1º lugar

Lançamos esse ano o projeto Até Onde VOCÊ Foi, nosso banco de histórias e experiências sobre a bicicleta e o ciclismo. Recebemos muitas histórias de ciclistas de todo o país (e alguns de fora do Brasil também!), e estamos realizando o sonho de nos tornarmos o maior acervo de histórias sobre a bicicleta e o ciclismo da internet brasileira. É um espaço feito por ciclistas e para ciclistas. Fiquei impressionado com o tanto de histórias legais que recebi. Convido você a conhecer o projeto, enviar a sua história, ou então a compartilhar essa ideia tão legal com outros ciclistas. Sua história com a bike pode incentivar e inspirar outras pessoas, e de quebra, levar um dos prêmios que sorteamos mensalmente. Fecharemos o ano com 120 histórias publicadas, e para 2015 temos a meta audaciosa de chegar a 500 histórias! Com o tanto que essa galera está pedalando, eu acho que podemos conseguir!

Conteúdo de Qualidade e Gratuito

 

Guia para Viajar de Bicicleta volume 1
Guia para Viajar de Bicicleta – volume 1

O segundo projeto também fez bastante sucesso: o Guia para Viajar de Bicicleta – Volume 1 foi o primeiro ebook lançado pelo blog. Até a publicação desse post ele já tinha alcançado 1753 downloads. Tomara que todas essas pessoas coloquem suas bikes na estrada em 2015, aproveitando tudo de bom que o cicloturismo pode oferecer pra gente. Vale lembrar que o download é gratuito e que vem aí o volume 2 (previsão pra final de janeiro/início de fevereiro de 2015).

Parcerias: Bicicletas e algo mais

Banner RBO3

Outra novidade marcante de 2015 foi o surgimento da Rede de Blogs Outdoor. A RBO é uma organização que reúne proprietários, editores e administrador de sites e blogs com a temática Outdoor. O Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta acreditou nessa ideia e é um dos 16 blogs (até o momento) que integra a Rede. Acreditamos que o cicloturismo e a bicicleta podem se integrar muito bem com outras atividades ao ar livre e com estilos de vida saudáveis. Celebrando a parceria com a RBO, o blog escreveu as dicas de bicicleta do Ebook 50 Dicas para suas Aventuras de Verão, que também pode ser baixado gratuitamente nesse link: http://blogsoutdoor.com.br/ebook-50-dicas-para-suas-aventuras-de-verao/

Um time de primeira

Por mais um ano pude contar com a contribuição de duas pessoas fantásticas: os colunistas Kiko Molinari e Gil Sotero colaboraram com ótimos textos para o blog. Veja os textos do Kiko nesse link. E aqui você confere os textos do Gil Sotero. Um agradecimento especial a vocês cumpadres!

Eventos

Esse ano estive em Curitiba para o Fórum Mundial da Bicicleta. Lá fiz uma apresentação sobre a bicicleta e as mídias digitais, falando um pouco sobre minha experiência com o blog e outros movimentos ciclísticos nas redes sociais. Passei também  por São Paulo na Adventure Sports Fair, pra ver o que a feira reservava para as bicicletas e as atividades outdoor em geral. Duas experiências muito legais.

Tive a oportunidade de cobrir por mais um ano o Bike Cana, um evento de Cicloturismo e Mountain Bike que reúne mais de 150 ciclistas em um pedal muito bacana na região da Zona da Mata Mineira

Além disso o blog registrou algumas ações da BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte – da qual sou associado e me orgulho de fazer parte. Abaixo uma foto da Oficina de Ciclo Rotas.

Foto: André Schetino
Foto: André Schetino

 

E as pedaladas?…

Digo sempre que são as pedaladas que movem o blog, e esse ano não poderia ser diferente. Infelizmente elas ficaram restritas aos deslocamentos para o trabalho (muitos não sabem, mas o blog não é minha principal ocupação), e a passeios próximos a Belo Horizonte, cidade onde vivo.

Pela primeira vez desde 2009 não fiz uma viagem maior de bicicleta, pois estive muito ocupado para encerrar um projeto que se iniciou 4 anos atrás: concluí um doutorado em História! Estou extremamente satisfeito, pois minha formação “acadêmica” e “bicicleteira” se misturam e fazem parte do meu modo de escrever e do que apresento aqui no Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta.

Projetos para 2015

Então pra compensar, tenho algumas cicloviagens programadas para 2015! Além disso, você verá por aqui muitas histórias de ciclistas, textos de qualidade e mais material especialmente feito pra você, como ebooks, palestras e muito mais!

Em 2014 o blog completou 5 anos de vida, e como parte desse “balanço”, fiz um plano pros próximos 5. Se conseguir fazer apenas uma parte de tudo o que planejo, vem coisa boa por aí. Me alegra muito tocar esse site e trocar experiências com vocês. Muito obrigado a cada um dos mais de 178 mil visitantes que passaram por aqui em 2014.

Desejo a vocês um Feliz Natal e um 2015 com muita saúde, paz e pedaladas!

Foto: Felipe Baenninger - Projeto Transite
Foto: Felipe Baenninger – Projeto Transite

André Schetino

Criador e Editor do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta

P.S. – Apesar da mensagem de final de ano, o blog continua com suas publicações normalmente durante dezembro e janeiro

P.S. 2 – Que ver como foram os balanços ciclísticos dos anos anteriores? É só clicar:

Balanço ciclístico de 2013

Balanço ciclístico de 2012

Balanço ciclístico de 2011

Balanço ciclístico de 2010

DEIXE UMA RESPOSTA