Mountain Bike barata: 4 modelos de entrada para você comprar sua primeira bike

0
1008
Audax ADX 100 mountain bike barata
Audax ADX 100

Para quem está pensando em começar a pedalar, uma das principais dúvidas é sobre qual bicicleta comprar. Encontrar uma mountain bike barata e que também ofereça boas condições de dirigibilidade e de segurança pode ser um verdadeiro desafio.

Mas, isso não significa que você não possa encontrar no mercado boas opções de entrada. Tudo dependerá das suas necessidades e objetivos. E, em longo prazo conforme você for evoluindo no pedal, é só ir trocando as peças e ajustando a sua magrela.

Ficou interessado? Veja as dicas que separamos e que podem lhe ajudar!

Veja também – Mountain Bike intermediária: como escolher o modelo ideal para quem quer investir um pouco mais

Mountain bike barata: o que saber antes de comprar uma bicicleta de entrada?

Bicicleta Reid Women’s Escape 1.0. Detalhe para o guidão e manetes de freio

Se você já decidiu que a mountain bike é a mais adequada para as suas necessidades e objetivos, pode ter notado que é possível encontrar uma infinidade de opções tanto nas lojas de rede como nas bicicletarias, com valores bem diferentes.

Porém, é preciso entender alguns pontos essenciais antes de optar por alguma dessas bicicletas – e que, em longo prazo, podem lhe poupar bastante dor de cabeça e dinheiro.

Componentes podem ser com especificações inferiores

Grupo Shimano Tourney, utilizado em algumas bikes de entrada

Para uma bicicleta de entrada talvez você não necessite de componentes com uma altíssima tecnologia, principalmente se a sua ideia é usar a mountain bike para passeios curtos.

Nas lojas de departamento é muito comum encontrar bicicletas que contam com freio à disco, marchas Shimano e outros itens de marcas conhecidas no meio. Mas, isso não significa necessariamente que esses itens sejam os mais modernos ou os melhores que as marcas oferecem. Afinal, a ideia é tornar a bike mais barata.

Outro ponto importante, é que algumas mountain bike baratas podem apresentar configurações mais básicas e até componentes como guidão, canote e selim de qualidade inferior (já que esses itens não costumam “chamar tanta atenção” dos consumidores como os freios, a relação e a suspensão).

Nem sempre você terá assistência nos ajustes

Direitos autorais: nmcandre / 123RF Imagens

Se você estiver pensando em comprar a sua bike em uma loja de rede, pode ser que ela não venha montada ou ainda que você tenha de levá-la até uma oficina para conseguir fazer os ajustes – e todos esses custos não estão incluídos no valor que você pagou pela bicicleta.

Em geral, ao comprar em um bom bike shop, muitos vendedores já oferecem o bike fit, garantindo que a sua bicicleta estará preparada para as suas características e necessidades. Mas, é claro, que isso pode aumentar o preço.

Algumas marcas, como é o caso da Caloi, oferecem assistência técnica em praticamente todo o país e é possível comprar a sua bike pela internet e montá-la em uma loja credenciada – mas nem sempre isso será assim tão fácil. Por isso, vale à pena ficar atento a esse ponto.

A mountain bike barata poderá ser pesada

Uma mountain bike barata nem sempre apresentará itens de ótima qualidade ou de grande tecnologia. Quando todas as partes são somadas, é possível que você tenha uma bicicleta um pouco mais pesada do que um modelo intermediário ou avançado.

E isso pode ou não ser um problema. Se você for usar a sua bicicleta de entrada apenas para passeios curtos e trilhas mais simples, o peso extra pode não interferir muito nas suas pedaladas. Mas conforme você for se desafiando é possível ficar mais difícil melhorar sua performance.

Um dos principais motivos para esse peso extra é o quadro, que costuma ser um dos pontos mais caros de uma MTB – e que nas bikes baratas costumam ser de linhas bem básicas. Isso significa um quadro de geometria mais tradicional, com peso mais elevado e com pouca absorção de impacto.

Saiba o que avaliar em uma mountain bike barata

sapatilha de mountain bike
Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

Apesar de todos esses pontos, é possível encontrar uma boa mountain bike barata. Alguns pontos que você precisa considerar são:

  • selim precisa oferecer conforto, por isso teste-o antes de comprar a bike;
  • os freios obrigatoriamente devem ter qualidade para garantir a sua segurança (assim opte por marcas conhecidas como Fórmula, Shimano, Tektro, Avid, Rotor, etc.);
  • os pneus devem ser de qualidade e de boas marcas como Levorin, Continental, Pirelli, Kenda, Maxxis, etc.;
  • a relação deverá estar em sintonia com o uso que você fará da sua bicicleta.

Dicas de modelos de mountain bikes baratas

Agora que você já entendeu alguns pontos fundamentais sobre as bicicletas de entrada, separamos alguns modelos de mountain bike barata que você poderá se interessar, confira:

Audax Havok NX:

Audax Havok NX mountain bike barata
Audax Havok NX

O modelo de entrada da Audax possui aro 29, transmissão de 21 velocidades e freio à disco mecânico.

Para pesquisar preços atualizados dessa bike basta clicar nos links abaixo:

Audax ADX 100

Audax ADX 100 mountain bike barata
Audax ADX 100

Este outro modelo da Audax vem com aro 29, transmissão de 27 velocidades e freio à disco hidráulico. É uma ótima bicicleta de entrada e com custo-benefício bem interessante, já que das opções que apresentamos é a mais completa.

Para pesquisar preços atualizados dessa bike basta clicar nos links abaixo:

Groove Zouk

Groove Zouk mountain bike barata
Groove Zouk

Vem com aro 29, transmissão de 21 velocidades, freio à disco e garantia do quadro vitalícia oferecida pela Groove (nessa linha também é possível encontrar modelos femininos);

Para pesquisar preços atualizados dessa bike basta clicar nos links abaixo:

Groove Hype

Groove Hype 50 mountain bike barata
Groove Hype 50

Outro modelo de entrada da marca. Ttanto a Hype 30 como a Hype 50 podem ser considerados modelos de entrada. Ambas contam com aro 29, a diferença está na transmissão, a Hype 30 apresenta 21 velocidades e a Hype 50 24 velocidades;

Para pesquisar preços atualizados dessa bike basta clicar nos links abaixo:

Além dessas, outra possibilidade é buscar uma bike usada, que pode ter um valor mais acessível e componentes de maior qualidade. Porém, sempre vale à pena levá-la antes da compra para um mecânico de confiança.

Como você viu, comprar uma mountain bike barata não é uma das tarefas mais fáceis, porém é possível encontrar boas marcas, com um custo-benefício interessante. E não se esqueça: o mais importante de tudo é começar a pedalar!

Ainda tem dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA