O que levar em uma cicloviagem vai depender do tipo de cicloturista que você é, seu destino, o percurso e o clima. Entenda a seguir e veja como se organizar.
O que levar em uma cicloviagem varia de pessoa para pessoa. Para alguns, somente o mínimo é suficiente. Para outros, artigos e ferramentas para tornar o passeio ainda mais confortável.
Independente da sua escolha, lembre-se sempre: ao viajar de bike, normalmente, nós precisamos levar o peso dos nossos excessos. Portanto, escolha com sabedoria. Evite coisas demais ou itens desnecessários. Priorize o que é essencial e que faça sentido para a sua viagem.
Pensando naqueles que vão se aventurar pela primeira vez e não sabem o que levar, preparei um guia para guiar você ao montar a sua bagagem. Confira a seguir! Caso prefira assistir este conteúdo em vídeo, é só clicar no botão abaixo.
Quais fatores influenciam no que levar em uma cicloviagem
Costumo dizer que o que você vai levar na sua cicloviagem depende de quatro fatores: estilo de viagem; percurso; condições climáticas e destino. Se você quer uma aventura mais minimalista, levará o mínimo possível, sendo os itens descartáveis a sua prioridade.
Se você busca conforto, alguns artigos podem fazer toda diferença, ainda que não seja essencial. Além desses estilos, existe o ciclistas autossuficiente. Para economizar e não depender de nada e nem ninguém, ele ou ela leva tudo o que é indispensável. Em contraponto, o peso da carga é maior.
Depois disso, vem a questão do percurso e das condições climáticas. Para algumas rotas, é preciso levar equipamentos. Se for um local sem estrutura, é fundamental levar o básico, como barracas, itens de cozinha etc.
Da mesma forma, o seu vestuário vai depender do clima. Não tem como fugir das roupas de frio e das de calor caso seja necessário. Por fim, o destino. Cada destino exigirá de você um tipo de roupa e determinados itens. Não se submeta a uma situação desconfortável sem necessidade!
Como separar os itens por categoria
A melhor forma de garantir que você vai levar tudo o que é preciso para a sua cicloviagem, é se organizando. Crie listas e planeje-se. Ainda que alguns ciclistas não deem o devido valor, é um passo importante para levar tudo o que é essencial e não deixar nada importante para trás.
Como forma de me organizar antes de viajar, ao longo dos anos, desenvolvi uma metodologia própria. Separei tudo o que levo em quatro categorias básicas, que vou apresentar a seguir.
Categoria 1 – O Peso da Segurança
O Peso da Segurança são os itens que a gente espera não usar, mas precisa levar por segurança. São itens de primeiros socorros, kit de manutenção, entre outros. No meu check-list, separo:
- Farol dianteiro e pisca traseiro (para pedalar de noite);
- Kit remendo / camara de ar (para remendar o pneu caso necessário);
- Bomba de ar ou de CO² (para encher o pneu remendado);
- Kit básico de ferramentas (para fazer manutenções de urgência);
- Extrato de corrente (*depende da região onde você vai pedalar);
- Kit básico de primeiros socorros (considere um kit para situações de urgência. Não se esqueça dos remédios de uso recorrente).
Categoria 2 – O Peso da Necessidade
O Peso da Necessidade é tudo aquilo que você vai levar e vai usar. São as suas roupas, seus equipamentos e seus documentos. Vale mencionar que no kit de higiene, separo todos os itens de higiene básica. Uma dica é transportar os produtos em potes menores.
Para vestuário, mesmo que você não utilize roupas de ciclismo, é interessante separar roupas para o pedal, pós pedal e para uso comum. Eu costumo separar duas roupas para pedal. Utilizo uma enquanto a outra está para lavar. Porém, já vi casos de pessoas que levam só uma. Desde que coloque para secar assim que você chegar, é possível.
Ao separar as suas roupas, não se esqueça de conferir as condições climáticas e os dias de viagem. Resumidamente, na Categoria 2, eu levo:
- Kit de Higiene (shampoo, sabonete, escova, pasta-de-dente, papel higiênico etc);
- Vestuário (roupas de pedal, pós-pedal e uso diário);
- Kit de proteção (protetor solar, labial, repelente e óculos escuro);
- Telefone e documentos de identificação;
- Dinheiro (espécie, cartão, entre outros);
- Sandálias ou chinelos.
Categoria 3 – O Peso da Diversão
O Peso da Diversão são os itens que não são necessários, contudo, conferem maior diversão e conforto à nossa viagem. No meu caso, gosto de levar eletrônicos para produzir conteúdo e documentar a minha rota.
Aqui, tudo vai depender do seu gosto. Nesta categoria, você pode colocar tudo o que não é essencial, todavia, faz sentido para você. Na minha lista está:
- Máquina fotográfica e aparelhos eletrônicos;
- Pilhas, baterias e carregadores;
- Bloco de anotação e lápis;
- Livro.
Novamente, só tome cuidado com o excesso de bagagem. Evite levar coisas que você não vai utilizar. Para os cicloturistas minimalistas, que querem levar somente o básico, esta categoria é dispensável.
Categoria 4 – O Peso da Economia
O Peso da Economia é para quem quer economizar e levar para a cicloviagem tudo o que é necessário para ser autossuficiente. Ou seja, você leva para o passeio tudo o que será preciso durante a sua viagem, desde a alimentação até os itens de sobrevivência.
Na minha lista está:
- Barraca;
- Isolante térmico;
- Saco de dormir (depende do clima da região);
- Alimentação;
- Equipamentos para cozinhar;
- Talheres;
- Entre outros
O que levar em uma cicloviagem
Nos tópicos anteriores, trouxe para você uma base com tudo aquilo que considero necessário. É interessante que você adapte os tópicos conforme os seus objetivos e os seus interesses.
Eu, André, já fiz uma viagem mais confortável, como também, autossuficiente. Hoje em dia, gosto de levar o mínimo necessário, com o adicional dos meus eletrônicos para produzir conteúdo.
Como vimos ao longo deste artigo, o que levar em uma cicloviagem vai depender de três fatores. O tipo de cicloturista que você é, o percurso e as condições climáticas e o destino. As três variáveis afetam a quantidade da carga e o tipo de bagagem.
Para facilitar o processo, você pode seguir as minhas quatro categorias de separação de itens.
Como forma de deixar a sua viagem ainda melhor e facilitar na sua organização, convido você a baixar o meu Checklist do Cicloturismo. Espero que ajude!