Pneu para mountain bike: aprenda a escolher o seu

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pneus para mountain bike

Atualizado em 28/10/2019

As mountain bikes são, de longe, as bicicletas mais usadas por quem começa a pedalar. E isso não é por acaso, afinal elas são extremamente versáteis e podem ser usadas tanto no asfalto como na terra, além de enfrentarem sem problemas terrenos acidentados, com lama e com todos os obstáculos que a natureza pode oferecer.

Para conseguir ter um desempenho ainda melhor é essencial pensar corretamente na escolha do pneu para mountain bike. Mas nem todo mundo sabe corretamente o que considerar nesse momento. É o seu caso? Então continue lendo este post!

Diâmetro

pneus para mountain bike
arte: Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta

Esse é o primeiro passo para escolher o pneu para mountain bike, afinal ele depende do tamanho do aro da sua bicicleta. Se você não sabe qual é esse tamanho, basta olhar na lateral dos pneus já instalados. O primeiro número da inscrição é o tamanho do aro.

A grande maioria das mountain bikes e bicicletas de lazer têm o aro 26, porém, nos últimos anos, os aros 29 e 27.5 têm ganhado a preferência de algumas pessoas.

Largura

pneus para mountain bike
Pneu Vee Rubber Katana Premium 29×2.10

Está bastante relacionado ao uso que você fará do pneu para mountain bike. De uma forma simples, podemos resumir:

  • uso no asfalto: pneus de 1.0″ a 1.6″;
  • uso em trilhas: pneus entre 1.8″ e 2.4″;
  • para corridas: prefira pneus mais estreitos, com menos que 2.0″;
  • uso em downhill: pneus acima de 2.1″;
  • uso em cross-country: pneus de 1.7″ a 2.0″.

Além disso outros fatores poderão ser levados em consideração, como o tipo do terreno onde você vai pedalar.

E isso não é por acaso, afinal cada modalidade tem as suas próprias condições. Por exemplo, no downhill ou freeride é necessário ter mais resistência e aderência, assim o ideal é buscar por pneus que sejam mais largos e com uma borracha mais macia, garantindo maior tração nas curvas e também em terrenos acidentados.

pneus para mountain bike
Pneu CST Hawk Downhill 2.35

Agora, se você está em busca de um pneu para mountain bike para realizar pedais com distâncias maiores e com um ritmo moderado, a recomendação é preferir por pneus com borracha mais dura e proteção antifuro, aumentando a durabilidade.

É a largura que define alguns pontos importantes do pneu para mountain bike como maciez, robustez, aderência e resistência ao rolamento.

pneus para mountain bike
Pneu Schwalbe Racing Ralph Snakeskin 29×2.25

Um pneu mais estreito, por exemplo, é mais leve e consegue deslizar com mais facilidade, contudo também é mais frágil e pode ser mais suscetível a furos, comprometendo a tração e a aderência nas curvas, dependendo do terreno onde você for pedalar.

Como ele tem um peso reduzido, também favorece o seu uso em locais com muitas subidas, além de auxiliar no aumento da velocidade em acelerações, mudanças de direções e frenagens.

pneu para mountain bike
Pneu Continental Trail King Performance 27.5×2.20 com tecnologia antifuro

Agora, um pneu mais largo consegue oferecer mais aderência nas curvas e estabilidade, além de garantir maior tração e ter mais resistência, porém ele é bem mais pesado e, em alguns casos, pode comprometer a rolagem, uma vez que tem uma área de contato com o solo maior.

Alguns ciclistas, contudo, preferem os pneus mais largos sobretudo pelo conforto que eles oferecem, já que possuem uma quantidade maior de ar no interior.

Pressão dos pneus para mountain bike

pneu para mountain bike
Pneu Continental Mountain King 29×3.20

Outra dúvida muito comum é em relação à calibragem dos pneus para mountain bike. Em geral, a pressão pode ser de 30 a 65 libras, variando de acordo com o peso do ciclista, do piso, do uso do pneu e das condições atmosféricas.

A indicação sobre a quantidade de pressão do pneu está indicada nas suas laterais. Lembre-se que a pressão poderá variar dependendo do terreno onde você for pedalar – claro que sempre dentro do limite estabelecido pelo fabricante.

Assim, por exemplo, se você quer ter mais velocidade e irá pedalar em trilhas de terra batida, de terra mais lisa ou até no asfalto, o recomendável é aumentar a pressão do pneu.

Agora, se você precisa ter mais aderência, porque vai pedalar em trilhas com obstáculos, escorregadias ou em local de asfalto com muito buraco, é preciso reduzir a pressão do pneu.

Banda de rodagem

pneu para mountain bike

A banda de rodagem se refere ao “desenho” do pneu que fica em contato com o asfalto. Ela pode variar de acordo com o uso que será dado ao pneu.

É possível encontrar pneus para rodar no asfalto (slicks), para trilhas mais batidas (semi-slick), para trilhas com barro (mud), para trilhas com obstáculos (cross-country), para downhill e ainda modelos mistos, que funcionam tanto para asfalto como para terra.

Os pneus com gomos grandes e um pouco distantes e pontiagudos são indicados para quem vai pedalar na lama e precisa de maior tração.

Já os pneus largos, com gomos baixos e próximos são indicados para pedalar na areia, dando ainda mais velocidade nesse tipo de terreno. Enquanto os pneus com gomos bem pequenos e próximos são recomendados para terrenos compactos e mais duros.

Se você usa a sua mountain bike apenas para pedalar em ciclovias, parques e áreas de asfalto considere o uso do pneu slick, que aumentará o seu rendimento. Outra opção bacana é investir em um pneu misto, dando ainda mais versatilidade aos seus pedais.

Armação

pneu para mountain bike
Pneu Continental Race King 2.2 Kevlar dobrável

Outro ponto a se atentar na escolha do pneu para mountain bike é em relação à armação que pode ser de arame ou de Kevlar.

Os pneus com armação em arame são os mais usuais e estão presentes na maior parte das bikes graças ao valor mais acessível. O inconveniente é que eles pesam mais.

Já os com armação de Kevlar são mais leves, mais fáceis de serem montados e desmontados do aro e ainda são dobráveis, facilitando o armazenamento e o transporte. Porém, também custam mais caro.

Tecnologia do pneu para mountain bike

pneu para mountain bike
Pneu Schwalbe Marathon Plus MTB 26×2.10 com tecnologia Smartguard

Não tem nada pior do que um furo no pneu durante uma trilha, um passeio, uma viagem ou uma competição. Para evitar esse inconveniente, algumas empresas de pneus para bikes estão investindo em tecnologia antifuro.

Vale lembrar que esse sistema não elimina totalmente o problema, mas evita a maior parte das situações que poderiam gerar um furo no pneu.

Normalmente, esse sistema consiste em uma câmara mais resistente a perfurações embutida na banda de rodagem. Os nomes podem variar de acordo com o fabricante, como SmartGuard, Protek ou DuraSkin.

Outra possibilidade para quem não quer sofrer com os furos mas não deseja pagar muito a mais por isso é o uso da fita protetora instalada entre a câmara de ar e o pneu e que pode ser usada em uma variedade de tipos de bicicleta, inclusive nas mountain bikes.

Fita antifuro Zefal mtb

Embora essas fitas adicionem um pouco de peso extra ao pneu, elas minimizam muito a ocorrência de furos, são bem fáceis de instalar e têm um preço mais atrativo.

Porém, hoje a tecnologia mais recente antifuro são os pneus sem câmara (chamados de tubeless). Mas, para usar essa inovação é preciso um aro diferente e específico para esse pneu.

O pneu tubeless usa no seu interior um líquido auto-selante. Assim se o pneu for perfurado, a pressão empurra o líquido para o furo, reparando-o automaticamente.

Onde posso comprar pneu para mountain bike?

Atualmente podemos encontrar pneus para mountain bike na internet com um bom preço. Separamos alguns links onde você pode pesquisar o pneu ideal pra sua bike com preços atualizados. Basta clicar nos links abaixo:

E, então, gostou das nossas dicas para escolher o pneu para mountain bike? Se mesmo depois de ler este post você ainda tiver dúvidas, a dica é conversar com seus amigos ciclistas ou, claro, deixar um comentário pra gente!

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3 COMMENTS

  1. Excelente matéria! Como quem compra pneu pela internet precisa providenciar a troca, seria interessante uma matéria ensinando a respeito.

  2. O meu é o quinto da esquerda para a direita, original que veio na Caloi. Segura demais na rua, muito mesmo.

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