Review Pedal Shimano M530

6
936

Atualizado em 18/03/2016

Nesse artigo vamos apresentar o review do Pedal Shimano M530. O pedal faz parte da linha de mountain bike da Shimano. Confira os nossos testes e a nota do produto no final do post. Se você ainda está pensando em começar pedalar clipado, pode dar uma olhada nos artigos abaixo:

 Sapatilha de Ciclismo: um guia completo pra você escolher a sua

 Pedalar de sapatilha: 5 dicas para iniciantes

Você pode também conferir o review da Sapatilha Shimano MT23, que comprei para usar junto com o pedal. Basta clicar aqui.

O Pedal Shimano M530

Pedal Shimano M530. Foto: André Schetino
Pedal Shimano M530. Foto: André Schetino

O Pedal Shimano M530 faz parte da linha de Mountain Bike da marca. É um modelo acima do M520 (modelo de entrada da linha). Possui o sistema de clip SPD (com dois pontos de fixação), próprio dos modelos de MTB, e pesa 455 gramas.

O pedal possui um sistema de controle de ajuste da tensão para desclipagem. Basta utilizar uma chave allen para ajustar a força (detalhe na foto). Isso é muito bom especialmente para os iniciantes, que costumam encontrar alguma dificuldade no movimento de girar o pé lateralmente para desclipar o pedal.

Detalhe do sistema de ajuste de tensão. Foto: André Schetino
Detalhe do sistema de ajuste de tensão. Foto: André Schetino

Além disso, o seu design arredondado permite o melhor ecoamento de lama e detritos encontrados nas trilhas. Possui também uma plataforma acoplada, que dá maior estabilidade quando você não estiver clipado, além de proteger o sistema de clipagem do pedal contra impactos.

Porque escolhi o Pedal Shimano M530

No ciclismo a escolha de um produto está sempre relacionada ao uso que fará dele. Eu pedalo com uma bicicleta híbrida, basicamente por asfalto, mas também em minhas viagens de cicloturismo e pedaladas de fim de semana, encarando estradões de terra e trilhas.

O principal fator para a escolha do M530 foi a plataforma. Com ela tenho mais estabilidade na pedalada, posso eventualmente ficar desclipado quando utilizar a bike no trânsito (no caso de sinais fechados ou imprevistos), e não perco o desempenho quando for encarar uma estrada de terra, lama, trilhas leves etc. Consultei também alguns amigos que utilizam o modelo e ele me foi bem recomendado.

O teste do Pedal Shimano M530

Para produzir esse review eu pedalei cerca de 500km com o pedal. Experimentei um pouco de tudo: deslocamentos no trânsito, treinos longos no asfalto, e coloquei a bike em algumas condições mais “extremas” como trilhas e estradas de terra. Utilizei também na minha última cicloviagem, onde percorri 220km de terra, lama e asfalto entre Caxambu (MG) e São Bento do Sapucaí (SP). Confira imagens e detalhes do teste no vídeo abaixo.

Como se trata de um produto que escolhi pra minha bike, vou continuar pedalando com ele, e se tiver alguma atualização eu posto aqui.

Minha opinião sobre o Pedal Shimano M530

O Pedal Shimano M530 é um pedal de ótimo desempenho e bem versátil. Apesar de compor a linha de mountain bike da marca, é indicado não só para as trilhas, mas também para uso urbano e no cicloturismo.

Digo isso porque, ao testar o pedal, vi que sua plataforma mais larga faz com que ele seja ideal para situações que exigem agilidade do ciclista, que pode desclipar o pedal e continuar com os pés bem apoiados. Isso acontece frequentemente em situações no trânsito, como um sinal vermelho ou surgimento inesperado de um pedestre, obstáculos etc.

DADOS TÉCNICOS:

Produto: Pedal Shimano M530

Fabricante: Shimano (http://bike.shimano.com.br/)

Peso: 455 gr

Preço: R$ 150,00 (em março de 2015).

Confira o preço atualizado clicando aqui

Quer saber mais sobre sapatilhas?

Agora que você já viu nossas dicas técnicas, pode tirar suas dúvidas nobre modelos nos artigos abaixo:

 Sapatilha de Ciclismo: um guia completo pra você escolher a sua.

Pedalar de Sapatilha: 5 dicas para iniciantes

 Sapatilha de Mountain Bike: 3 modelos pra você mandar bem nas trilhas

Review da Sapatilha Shimano MT23


Esse produto foi comprado pela equipe do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta para uso pessoal e avaliado de forma gratuita. Esse review representa a opinião da equipe do Até Onde Deu pra Ir de Bicicleta. Entenda como compramos/recebemos e avaliamos os produtos em nossa Política de Reviews


6 COMENTÁRIOS

  1. O M530 é muito bom custo benefício. Depois de alguns anos usando os pedais da Crank Bros (Eggbeater Candy e Smart), voltei ao Shimano com o M530 nas duas bicicletas. Versátil, confortável e durável. Vai ver que eles são quase eternos.
    O Candy e o Smart, são mais leves e também agarram ainda menos lama. Mas não são duráveis, todo ano precisa de reparo nos rolamentos e depois de 2 a 3 anos os encaixes podem quebrar. Valem também o investimento, mas para quem não gosta de colocar a mão na massa (como eu) fazendo a manutenção, o M530 e o M540 são o ideal.

  2. André, como é esse pedal se você por acaso andar sem sapatilha, com uma tênis por exemplo? Dá estabilidade?
    Estou em dúvida entre esse M530 ou o M520 com plataforma. Uso a bike para MTB mas também em trajetos curtos (5km) na cidade, onde não usaria sapatilha. Acha que rola o M530?

  3. Olá Renan, obrigado por seu comentário.
    Olha é possível usar o pedal com tênis normal, mas não aconselhável. Ele aumenta a superfície de contato, mas não fica tão aderente como um pedal de plataforma que tem aqueles dentes que ajudam na aderência. Eu já usei em situações bem improvisadas. Para o seu caso, existem outros modelos de pedal, que tem o clip de um lado e a plataforma do outro.
    Um abraço e boas pedaladas

DEIXE UMA RESPOSTA