Rolo de liberação miofascial: o que é e qual sua importância?

0
22
rolo de liberação miofascial
rolo de liberação miofascial Proaction

Depois de um treino mais puxado, ou de um dia de percurso mais longo em uma cicloviagem, recuperar a musculatura é fundamental, evitando lesões e melhorando o seu desempenho.

Uma das possibilidades é o uso do rolo de liberação miofascial, capaz de ajudar você a fazer uma automassagem, aplicando pressão em determinados pontos e trazendo muitas vantagens a sua musculatura.

Ficou interessado? Continue lendo este post e saiba mais sobre o assunto!

O que é e qual a importância da liberação miofascial?

Direitos autorais: magemasher / 123RF Imagens

Antes de qualquer coisa é preciso entender ao que se refere o termo “miofascial”. A palavra mio está relacionada aos músculos, enquanto fáscia é o tecido que recobre esse músculo composto por gordura,vasos sanguíneos e nervos.

Assim, os movimentos musculares não são isolados, ao contrário, estão sempre relacionados à fascia, que também age na musculatura, com funções como fixação, tensão e estabilidade.

É devido a essa anatomia que às vezes podemos sentir dor em uma parte do corpo bem distante da fonte original do problema, dificultando o diagnóstico e até o tratamento.

Se houver uma restrição fascial é possível que você sofra com desidratação no tecido afetado e perda de elasticidade. Além disso, ligações cruzadas e anormais entre as fáscias e os músculos podem causar vários desconfortos, como dores, perda de amplitude de movimentos, redução da força, má postura, falta de coordenação, etc.

A liberação miofascial age justamente nesses pontos, reduzindo a adesão fibrosa e as barreiras restritivas, melhorando todos os problemas citados acima, reduzindo o tempo de recuperação muscular e até ajudando a prevenir e a recuperar lesões.

Mas, é preciso atenção, porque nem todo mundo pode usar a técnica, já que ela é contraindicada para pessoas com problemas de circulação, dores crônicas (como a fibromialgia), em áreas feridas e em pontos de proeminência óssea.

Rolo de liberação miofascial: onde e como usar?

Existem muitas técnicas de liberação miofascial, e o rolo é uma das possibilidades que torna mais simples o processo, permitindo que você mesmo possa aplicá-lo.

O rolo de liberação miofascial é indicado para ser usado em várias partes do corpo, como nas coxas, no quadríceps, nas panturrilhas, no glúteo, nos braços, no tronco e no pescoço.

Só é preciso ter cuidado com as articulações, já que essas partes mais duras podem trazer desconforto.

Você pode usar o rolo de liberação miofascial tanto antes do treino, dando uma atenção especial aos músculos que serão mais usados na atividade, como imediatamente depois do exercício ou entre 24-48 horas após o término da atividade.

Lembrando que, para ser efetiva, não é preciso que a massagem ofereça dor insuportável. É importante colocar pressão no músculo que será massageado, garantindo uma liberação mais efetiva. Claro que, cada pessoa tem uma sensibilidade diferente e esse limiar de dor deverá ser respeitado.

Você deve permanecer realizando o movimento até sentir que a tensão e a dor diminuíram, o que pode ser em torno de 30 a 60 segundos. Na hora de usar o rolo, não é preciso colocar muita tensão, já que o peso do próprio corpo ajuda com a sobrecarga.

O vídeo abaixo (em inglês) traz boas demonstrações para o uso:

Como escolher o rolo de liberação miofascial?

Rolo de liberação miofascial ACTE Sports
Rolo de liberação miofascial ACTE Sports

Existem muitos produtos disponíveis do mercado e escolher o ideal dependerá muito dos seus objetivos. É importante, contudo, que o rolo seja rígido suficiente para garantir um toque forte no corpo e que faça efeito.

Algumas dicas podem ajudar:

  • se for possível, tente experimentar os modelos nas lojas de materiais esportivos;
  • pense na consistência do rolo que deverá estar de acordo com a experiência que você tem usando o equipamento. Em geral, as cores estão relacionadas aos níveis de consistência;
  • se você pretende usar o rolo com frequência, prefira os modelos mais densos, porque duram mais;
  • os comprimentos podem variar entre 30 e 90 cm, os maiores são indicados para serem usados nas costas. Os menores, contudo, são mais fáceis de transportar.

Onde comprar meu rolo de liberação miofascial?

rolo de liberação miofascial
rolo de liberação miofascial Mormaii

Você gostou de saber mais sobre o rolo de liberação miofascial? Veja algumas opções que separamos:

E então, depois de ler este conteúdo, você acredita que o rolo de liberação miofascial pode ajudá-lo a ter ainda mais resultados nos seus treinos? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA