Bicicleta dobrável vale à pena? 8 razões para investir em uma!

1
1044
review bicicleta dobrável two dogs pliage alloy
Bicicleta Two Dogs Pliage Alloy. Foto: André Schetino

Será que a bicicleta dobrável vale a pena? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, já que ainda existe um certo mistério sobre elas.

Não é de hoje que as bikes ganharam às ruas das cidades, funcionando como um ótimo meio de transporte, capaz de oferecer mais mobilidade no trânsito caótico e ainda ser uma opção ecologicamente correta.

Justamente por isso, o mercado começou a se adaptar e uma das novidades foram as bicicletas dobráveis. Embora lá fora elas façam bastante sucesso, por aqui muitas pessoas ainda têm receio em optar ou não por esses itens.

Você também tem dúvidas se a bicicleta dobrável vale a pena? Então continue a leitura e veja as razões que separamos para você começar a procurar pelo seu modelo hoje mesmo!

1- São fáceis de transportar

bicicleta dobrável vale a pena
Bicicleta dobrável Brompton. Foto: Pixabay

A principal vantagem da bicicleta dobrável é que ela pode ser levada para qualquer lugar. É possível usá-la para o dia a dia nas cidades, incluí-la na bagagem para as férias e assim por diante. Com uma bike assim você não precisa mais se preocupar em ter de deixar a sua magrela acorrentada no lado de fora do serviço, por exemplo, já que ela poderá caber embaixo da sua mesa de trabalho.

E não tem nada melhor do que poder levar a sua bike em uma viagem, para explorar novos cenários, sem ter a dor de cabeça de ter de desmontá-la, comprar uma mala-bike ou ainda lidar com toda a burocracia para viajar de ônibus ou avião e despachar a magrela.

2- Podem ser usadas por pessoas de qualquer tamanho

Bicicleta dobrável Dahon Eco

Versatilidade também é uma palavra que combina muito bem com a bicicleta dobrável. Como ela tem uma ampla envergadura, ciclistas de qualquer tamanho podem usá-la de forma confortável.

Ou seja, com uma bike dessa toda a sua família poderá aproveitar o mesmo equipamento, independentemente de um medir 1,5m e outro 1,80m. Para melhorar o seu uso, você apenas terá de regular a altura do selim e do guidão. Fácil, não é mesmo?

3- São ótimas para o meio urbano

review bicicleta dobrável two dogs pliage alloy
Bicicleta Two Dogs Pliage Alloy. Foto: André Schetino

Se você está pensando em aposentar o seu carro ou moto, ou diminuir o uso deles, a bicicleta dobrável vale a pena. Isso porque a maior parte dos modelos é pensada justamente para o uso urbano, contando com itens como bagageiro, paralamas e cobre corrente (pontos que nem sempre são fáceis de encontrar nas nossas bikes convencionais).

Além disso, elas podem facilmente ser transportadas nos ônibus e em metrôs, porque são dobráveis e fáceis de carregar para cá e para lá, facilitando a vida de quem vive em cidades maiores.

4- Existe uma grande variedade de estilos

Bicicleta dobrável Dahon Curve aro 16

Não importa muito a sua preferência, sempre existirá uma bicicleta dobrável de acordo com o seu gosto. É possível encontrar modelos com uma grande variedade de acabamentos, cores, desenhos e estilos – algumas até com uma pegada mais retro, que são super charmosas.

Ou seja, além de confortável e versátil, essa bicicleta ainda é bastante estilosa para fazer com que você se mova com tranquilidade em qualquer ambiente.

5- São fáceis de usar

Bicicleta dobrável Caloi Urbe aro 20 – o tamanho mais popular entre as dobráveis. Foto: arquivo do blog

Você é um pouco desastrado ou tem medo de não conseguir abrir e fechar a sua bicicleta dobrável? Não precisa se preocupar, porque a maior parte dos modelos são bem fáceis de operar, levando apenas alguns segundos para “dobrar” ou “desdobrar”.

A dica é apenas para que você treine abrir e fechar antes de dar o primeiro passeio, entendendo como o seu modelo funciona e evitando ficar em pânico no meio da rua.

6- São rápidas

review bicicleta dobrável two dogs pliage alloy
Visitando os grafites de Belo Horizonte. Foto: André Schetino

Quem olha para o seu design, não costuma pensar que as bicicletas dobráveis podem oferecer um boa performance – mas a realidade é bem diferente. O principal motivo são as suas rodas menores e consequentemente uma área de contato menor, fazendo com que a bicicleta acelere bem rápido.

Além disso, as rodas pequenas pesam menos, ou seja, elas possuem um momento de inércia menor. O resultado é que você consegue chegar a velocidade desejada mais rápido – algo interessante no “para e anda” do trânsito.

7- São fáceis de manobrar

bicicleta dobrável vale a pena
Calma! Você não precisa fazer isso!

As rodas pequenas ainda possuem outra vantagem: ajudam na hora de mudar rapidamente a direção, já que possuem um pneu com maior conformidade com a superfície da estrada.

Isso oferece uma dirigibilidade mais tranquila, algo importante também em dias de chuva com o asfalto molhado. Fazer curvas também se torna mais fácil com essas bikes.

As rodas menores ainda costumam ser mais resistentes à empenos e outros problemas.

8- Possuem uma alta resistência

bicicleta dobrável para cicloturismo
Bicicleta dobrável usada para cicloturismo. Foto: Pixabay

Muitas pessoas que ainda se questionam se a bicicleta dobrável vale a pena têm receio quanto a fragilidade desses equipamentos. Mas, a verdade é que essas bicicletas já evoluíram muito e hoje contam com peças de qualidade superior, que tornam essas bikes tão ou mais resistentes que as demais.

O que fará com que a sua bicicleta dobrável seja ou não interessante é a qualidade e a marca que você está comprando. Em geral, as bicicletas de entrada podem ter uma qualidade um pouco menor, por isso vale a pena dar uma boa pesquisada antes de comprar – garantindo um equipamento que terá uma alta durabilidade.

Outra informação interessante é que, em geral, as bicicletas dobráveis conseguem suportar um peso de até 105kg. Pesos acima disso podem levar ao desgaste mais rápido da estrutura, fazendo com que exista uma necessidade maior de manutenção.

Como escolher minha bicicleta dobrável?

Bicicleta dobrável Montague aro 26

Agora que você já viu as vantagens e está convencido de que a bicicleta dobrável vale a pena, que tal algumas dicas para escolher o modelo certo para você? Confira:

  • entenda qual é o mecanismo de dobramento da bicicleta, que em geral poderá ser com dobras horizontais, verticais ou giratórias, com quadros que podem ser mais ou menos pesados;
  • saiba qual é o peso da bicicleta, garantindo que será fácil transportá-la e também pedalar com a sua dobrável;
  • entenda como é o transporte dela, ou seja, a compactação da bicicleta após ela ter sido dobrada, já que isso poderá influenciar diretamente em onde e como você poderá usá-la;
  • busque saber mais sobre a marca e a qualidade do equipamento, já que essas informações estão diretamente relacionadas ao custo-benefício e a uma durabilidade maior;
  • analise o tamanho da roda (rodas menores são mais fáceis de oferecer uma dobra compacta, mas também é preciso considerar as suas preferências na hora de pedalar);
  • saiba se existe algum tipo de suspensão na bicicleta, o que pode ser indicado dependendo do terreno no qual você pretende pedalar. Para uso urbano, algum tipo de suspensão pode ser necessário, tornando mais fácil a absorção de choques em buracos, terrenos mais acidentados, etc.

Além desses pontos, claro, considere as suas preferências pessoais e os motivos que estão levando você a optar por uma bicicleta nesse estilo.

Onde comprar bicicleta dobrável por um bom preço?

Espero que esse post tenha te ajudado a definir se uma bicicleta dobrável vale a pena pra você. Nos links abaixo você pode pesquisar vários modelos com preços atualizados:

Depois de ler este conteúdo, já está claro que a bicicleta dobrável vale a pena? Compartilhe a sua opinião com a gente, deixando um comentário neste post!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá a todos!
    Bem, não é tão simples assim usar uma dobrável no dia a dia.
    Digo isso por que faço uso de uma dobrável como parte de multimodal de transporte, faço de bike 8km até uma estação da cptm e por final mais 1,5km até meu trabalho.
    Dito isso vamos aos “probleminhas que enfrento e enfrentei e enfrentarei “.
    Inicialmente fiz uma pesquisa completa quanto a aceitação dela pela cptm já que divulgam que pode usar bike num certo horário e bla bla bla; Primeiro o horário dito aceitar bikes não enquadra a necessidade diaria de uma pessoa que faz uso da bici pra trabalhar a não ser que seja “plantonista nortuno”.
    Segundo após dobrada, só embalada pra seguir como bolsa do contrário esqueça entrar em transporte público.
    Terceiro a lotação dos trens, metrôs e ônibus torna carregá-la uma verdadeira batalha, a bolsa é de certa forma pesada, desengonçada e cheia de cantos vivos, bateu em alguém, algum desavisado tasca a canela prepara que vêm briga.
    Quanto a guardar ao chegar bo trabalho, no meu caso foi um fiasco, dobrei e guardei por uns 4 dias até o gestor da empresa ver e começar uma festinha contra a magrela, por fim fica trancada no bicicletário da empresa com 6 trancas, visto que tudo nela desencaixa, ou seja pra estar lá quando eu voltar, acorrento tudo que se solta fácil, banco, quidão, rodas, e o quadro dela fora debulhar todos acessórios lanterna, farol, buzina e por aí vai.
    Como podem ver não é tão simples assim, ainda exiate muuuuuuita resiatência pra esse tipo de uso no dia a dia.
    Agora pra guardar em casa uma beleza, pra viajar uma beleza, pra trabalhar mais ou menos, só quem usa como eu sabe a batalha pra entrar e sair do metrô, trem ou afins, com a enchorrada de pessoas entrando e saindo simultâneamente da mesma porta e vovê com uma bolsa enorme, pesada no meio disso, muitas vezes simplesmente não desci na estação desejada porque não consegui me deslocar no meio do povo.
    Então analise bem suas possibilidades e condições boa sorte e bora pedalar!!!!
    Vlwwwwww

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here