8 dicas para comprar bicicleta pela internet

0
244
comprar bicicleta pela internet

Comprar bicicleta pela internet pode ser tanto um bom como um mal negócio, dependendo da sua expertise, do conhecimento que possui sobre o equipamento e, claro, do quanto determinada bicicleta é capaz de atender as suas necessidades.

Com os preços mais atrativos das lojas online, muitas pessoas querem aproveitar esses descontos, mas sem colocar em risco a sua segurança e conforto ao pedalar.

Quais as vantagens de comprar bicicleta pela internet?

Caloi Strada 2018 bicicleta speed barata
Caloi Strada 2018

Atualmente o comércio eletrônico evoluiu bastante e escolher uma bike pela internet possui muitas vantagens.

A principal delas é a variedade e modelos para a escolha. Foi o tempo em que você ficava dependendo dos modelos e marcas de alguns bikeshops, especialmente em cidades pequenas.

Além disso, geralmente existe a vantagem do preço. Comprar bicicleta pela internet costuma ser mais barato, pois pode eliminar algumas etapas que deixam o processo de venda mais caro (estoque, vendedores etc.).

E por fim as vantagens ligadas às compras online: poder comprar a qualquer hora,na comodidade de casa ou pelo celular, condições de pagamento variadas etc.

E quais as principais dificuldades em comprar bike pela internet?

Cannondale Tango 1 Feminina mountain bike intermediária
Cannondale Tango 1 Feminina

A principal dificuldade (que faz muita gente ainda procurar as lojas físicas) é que a bicicleta é um produto que deve se ajustar perfeitamente para as necessidades do ciclista.

Então, pra conferir questões como tamanho, regulagens, conforto etc., as pessoas querem (e devem!) experimentar a bike antes da compra.

Mas para das conta desse problema, separamos umas dicas bem legais que vão te permitir comprar pela internet aproveitando as melhores ofertas e ter mais segurança de estar adquirindo a bike ideal pra você.

1- Visite os bikeshops físicos

Você deve estar pensando “mas se eu quero comprar uma bicicleta online, porque devo visitar os bikeshops da minha cidade?”. A resposta é simples: para aprender um pouco mais sobre os equipamentos e entender o que é melhor para a sua realidade.

Essa dica é principalmente importante para aquelas pessoas que estão pensando adquirir a sua primeira bike, ou que ainda não têm muita familiaridade com o universo do ciclismo.

Nesses ambientes, você poderá ver algumas bicicletas montadas, analisar o tamanho de quadro mais indicado para a sua altura e preferência, os formatos do selim, o tipo de guidão, de pneu e assim por diante.

Aproveite para subir na bicicleta e “senti-la”. Se for possível, faça um “test drive” dando algumas voltinhas pelo quarteirão e analisando se o modelo e o tamanho lhe oferecem conforto suficiente.

Nos bikeshops você também encontrará uma infinidade de modelos, como híbridas, mountain bike, speed, etc. Analise qual a finalidade da sua nova aquisição e converse com os vendedores sobre as opções, definindo uma que seja realmente adequada aos seus objetivos.

2- Peça indicações para conhecidos (e se possível dê uma voltinha)

sapatilha de mountain bike
Direitos autorais: ramonespelt / 123RF Imagens

Se você conhece alguma pessoa que tem ou já teve o modelo de bike que você pretende comprar peça a opinião dela. Se possível, peça para experimentar a bike também.

Caso não tenha, os grupos nas redes sociais também são um bom lugar para encontrar pessoas que pedalam com a bike que você quer comprar. Busque o máximo de informações possíveis!

3- Fique atento ao tamanho da bicicleta

comprar bicicleta pela internetMuita gente que vai comprar a primeira bicicleta nem imagina, mas as bikes também têm tamanhos – e esse deve ser adequado à sua altura, caso contrário você correrá o risco de pedalar muito curvado ou de não alcançar o chão na hora que for parar.

Se você não tem a menor ideia do tamanho correto, poderá se orientar pela tabela abaixo que relaciona altura com o tamanho do quadro para mountain bike:

  • ciclistas que medem entre 1,65m e 1,71m podem optar por quadros de 15” ou 16” (S);
  • ciclistas com altura entre 1,72m e 1,76m podem optar por quadros entre 17” ou 18” (M);
  • ciclistas com 1,77m até 1,82m podem usar quadros de 19” (L);
  • e os ciclistas mais de 1,83m podem optar por quadros de 21” (XL).

Para aqueles que estão no extremo de cada tamanho (por exemplo 1,71m ou 1,76m), a escolha deverá ser feita considerando o estilo de pilotagem. Se você é um ciclista mais agressivo e ágil, bicicletas menores lhe darão mais controle. Já quem prefere estabilidade, rendimento e velocidade devem optar por quadros maiores.

No caso de bicicletas de speed, você pode considerar a relação abaixo:

  • ciclistas entre 1,50m e 1,60m: quadros de 46 a 50cm;
  • ciclistas entre 1,60m e 1,70m: quadros de 50 a 53 cm;
  • ciclistas entre 1,70m a 1,80m: quadros de 53 a 56cm;
  • ciclistas entre 1,80m e 1,90m: quadros de 56 a 59cm;
  • ciclistas entre 1,90m a 2m: quadros de 59 a 63cm;
  • ciclistas com 2m ou mais: quadros de 63cm ou superior.

Lembrando que essas são apenas algumas dicas e que nada substitui o bike fit. Além disso, todos os outros componentes devem ser compatíveis com o tamanho do seu quadro.

4- Faça um bike fit

bike fit dinâmico
Foto: https://www.retul.com/

Um bike fit é uma ótima oportunidade para conseguir compreender melhor o seu corpo e o tipo de bicicleta ideal para você. Um bom profissional irá lhe orientar em relação:

  • ao tamanho do quadro mais indicado para você;
  • a largura correta do selim;
  • a altura e o tipo do guidão;
  • o tipo de tanquinho das sapatilhas;
  • etc.

Além disso, você receberá orientações importantes em relação à melhor posição para pedalar e outras informações impedindo que você venha a sentir dores – e até ajudando a alcançar alguns objetivos, como melhora de rendimento, por exemplo.

5- Pense na qualidade dos componentes

comprar bicicleta pela internet
Grupo Shimano Tiagra

Os preços podem variar muito entre uma loja online e outra – e muitas vezes isso está relacionado à qualidade dos componentes usados para montar a sua bike, já que o valor será compatível com o que você está comprando.

Lembre-se que, mais do que beleza, é preciso que a sua nova bike seja confiável e segura, evitando acidentes. Por isso, fique de olho nas especificações técnicas, buscando saber o fabricante de cada peça e analisando a qualidade do que será entregue.

6- Faça uma pesquisa de preços

Emagrecer pedalando é mais barato

Aproveite o poder da internet para pesquisar e compara preços. Você verá que os valores poderão ser bem diferentes, então pesquise bastante antes de fechar negócio.

Mas, claro, faça comparações entre modelos similares e com qualidade parecida, assim ficará mais fácil encontrar a loja que tenha uma promoção mais interessante.

7- Saiba quem é o vendedor

Na hora de pesquisar os preços, tome cuidado com os valores muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre tente saber quem é o vendedor, se a marca é confiável e se existe garantia de entrega.

Novamente, use a internet a seu favor. Pesquise a reputação da loja em sites como Reclame Aqui ou navegue pelas redes sociais da marca, analisando se existem reclamações frequentes, como é a postura dos vendedores diante desses problemas, entre outras queixas que possam aparecer.

E, claro, sempre exija nota fiscal!

8- Lembre-se que a bike será entregue desmontada

Comprar bicicleta pela internet pode ter um agravante que precisa ser considerado: o produto será entregue desmontado e você mesmo terá de montá-la.

Para quem não tem muita experiência, o mais recomendado é buscar uma oficina de confiança para realizar o serviço. O preço da montagem pode variar de acordo com a marca e o modelo, com valores que podem chegar a até R$100. Assim, lembre-se de incluir essa quantia no seu orçamento.

Dicas finais: onde comprar bicicleta pela internet?

Quando vamos comprar algo pela internet buscamos acima de tudo segurança.

Por isso, o local onde você vai comprar a sua bike é muito importante.

Eu gosto de indicar duas opções diferentes de locais na internet pra você comprar sua bike:

  • Bikeshops de confiança: lojas renomadas e conhecidas com boa reputação. Muitas lojas físicas já vendem também pela internet. Uma boa dica é pesquisar o nome da loja no Google ou no site do Reclame Aqui
  • Grandes lojas/ Marketplaces: são lojas como Americanas, Decathlon, Netshoes etc. Algumas deles funcionam como marketplaces. Ou seja, um bikeshop vende seus produtos no site dessas grandes lojas, que garantem segurança na entrega ou na resolução de problemas, caso ocorram.

E como escolher a bike ideal?

Uma pergunta muuuito pessoal, mas nós temos conteúdo pra te ajudar! Confira abaixo alguns de nossos artigos:

Como você viu, não existem muitos segredos para comprar bicicleta pela internet, sendo sempre importante conhecer muito bem seus objetivos, suas preferências e as possibilidades oferecidas pelo mercado.

Quanto mais você pesquisar, mais fácil será encontrar um modelo adequado às suas necessidades e com preços mais interessantes.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite e se cadastre para receber o nosso boletim mensal com novidades exclusivas sobre o universo do ciclismo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here