Calça de ciclismo: dicas importantes para escolher o modelo certo!

1
3044
calça de ciclismo

Atualizado em 28/10/2019

Todos os esportes possuem roupas mais ou menos indicadas para a sua prática, e com o ciclismo isso não é diferente. Quem já está pedalando há um tempo sabe o quanto uma boa bermuda de ciclismo pode fazer diferença no conforto e, claro, na qualidade do seu pedal.

Outro item importante é a calça de ciclismo. Apesar disso, nem todos os ciclistas pensam nela com o mesmo cuidado das bermudas. Sendo que muitos sequer têm essa peça no seu guarda-roupa.

Se esse é o seu caso, está na hora de repensar. Continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos para você encontrar a calça de ciclismo certa.

Se preferir, assiste a esse conteúdo em vídeo:

E no final do artigo temos links onde você pesquisa modelos e preços atualizados de calça de ciclismo

Por que investir na calça de ciclismo?

Calça de ciclismo ERT unissex Dual Pro
Calça de ciclismo ERT unissex Dual Pro

Como dissemos, nem todos os ciclistas investem na calça de ciclismo, preferindo apenas a bermuda ou até o bretelle. Porém, essa é uma peça bem importante e que precisa fazer parte dos seus acessórios de pedalada.

Engana-se quem pensa que as calças apenas podem ser usadas no frio. Na verdade, para quem pedala debaixo do sol, as marcas causadas pelo uso das bermudas podem ser bem inconvenientes. Nesse sentido, a calça de ciclismo é uma aliada.

Já para quem pedala à noite ou pretende viajar, por exemplo, o frio pode ser uma companhia constante, ainda mais naquelas épocas de ventos fortes e gelados. Nessas horas, não tem o que fazer, já que a calça de ciclismo é a única que conseguirá lhe proteger e oferecer mais conforto.

Como escolher corretamente a calça de ciclismo?

Calça de ciclismo Barbedo Feminina
Calça de ciclismo Barbedo Feminina

Todas as vantagens que citamos acima não serão conseguidas se você não se atentar para a escolha do modelo ideal. Veja dicas importantes.

Composição do tecido

Como dissemos, existem vários modelos de calças de ciclismo voltados para objetivos diferentes. Se você quer um modelo que lhe ajude a se proteger do frio, o recomendado é optar por tecidos mais grossos ou até com forros especiais.

Já para quem não quer ganhar algumas marcas de sol, o melhor é optar pelas calças com composto em poliamida, que oferecem um toque agradável e maior sensação de frescor.

Também confira a porcentagem de elastano ou de lycra na calça. Esses são tecidos que garantem que a calça ficará bem moldada ao seu corpo e terá elasticidade suficiente para os seus movimentos.

Algumas marcas ainda possuem uma cobertura antibacteriana, indicando até mesmo a quantidade correta de lavagens do produto. Essa proteção evita que a umidade e o sol quente contribuam para que você desenvolva algum problema de pele, por exemplo.

Zíper na extremidade

Calça de Ciclismo Refactor Max Gel Flex
Calça de Ciclismo Refactor Max Gel Flex – detalhe para o zíper na parte inferior

Alguns modelos de calças para ciclistas possuem zíperes nas extremidades, ajudando a deixar mais confortável o seu uso (normalmente próximo ao tornozelo ou a canela). Esse pode parecer um detalhe, mas na hora de vestir um modelo mais justo, eles ajudam bastante e também contribuem para manter a calça presa ao corpo, evitando o atrito.

Acolchoamento

Detalhe do acolchoamento da marca Aerotech – modelo feminino

Esse é um dos pontos que você mais deverá prestar atenção, afinal é ele que garantirá conforto, mesmo passando horas pedalando sobre o selim. Antes de comprar a sua calça de ciclismo, converse com o vendedor e tente saber para qual distância é indicada o acolchoamento.

Isso porque existem várias versões para distâncias mais curtas e distâncias maiores, inclusive com tecnologia diferenciada. Via de regra, quanto mais variedade na composição do material, maior a proteção. Normalmente os modelos em gel costumam ser mais pesados, e os de espuma, mais leves.

Mulheres, atenção: sempre busquem por modelos femininos de calça. A diferença básica é que, a maioria dos modelos para elas apresenta a parte acolchoada em menor comprimento e mais larga na parte de trás.

Acabamentos

Calça de ciclismo Curtlo Vertigo masculina
Calça de ciclismo Curtlo Vertigo masculina

Um ponto fundamental e capaz de indicar a qualidade da calça de ciclismo é o acabamento. Verifique, por exemplo, se a costura que liga o acolchoado à bermuda é mais fina ou mais grossa, se existem fios sobrando ou ainda pequenas dobras de tecido.

O ideal é que o acabamento seja rente ao acolchoado, com uma costura limpa e bem feita, garantindo durabilidade à peça.

Tamanho

Por último, mas não menos importante, é essencial escolher corretamente o tamanho da sua calça de ciclismo, afinal, se ela ficar larga demais, ou apertada demais você terá dificuldades em pedalar e acabará se sentindo bastante desconfortável.

Se você está em dúvida entre dois tamanhos, a dica é sempre optar pelo menor, garantindo maior aderência. Você deve considerar, ao experimentar um modelo, pontos como: firmeza, sustentação e, claro, conforto, evitando a compressão excessiva.

Onde encontrar a minha calça de ciclismo?

Como você viu, não existe fórmula mágica na hora de encontrar a melhor calça de ciclismo. A dica é entender as suas necessidades e experimentar alguns modelos, encontrando aquele que lhe ofereça conforto e proteção na medida certa para o seu caso.

Que tal começar a colocar as dicas que demos em prática? Os modelos mostrados aqui no post (e muitos outros) você encontra nos links abaixo. Só clicar pra conferir os preços atualizados:

Dicas finais

Aqui no blog temos dois posts bem completos como esse. Um sobre bermuda de ciclismo, e outro sobre bretelles. Vale a pena conferir se você deseja saber mais sobre essas outras peças.

Com esse conteúdo, ficou mais fácil escolher a calça de ciclismo? Se você tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado
ad-planilhas-250x250-dark-animado

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here